A mãe quis Cristiano por gostar do nome, o pai escolheu Ronaldo em tributo a Reagan, então presidente dos Estados Unidos da América, decidiram-se por Cristiano Ronaldo, após o nascimento do filho a 5 de Fevereiro de 1985. Vinte e três Invernos depois existem, pelo menos, mais «20 assentos de nascimento com o nome próprio Cristiano Ronaldo», de acordo com o Instituto dos Registos e do Notariado, que se reporta apenas aos últimos dois anos.
O Ministério da Justiça não conseguiu confirmar ao Maisfutebol quantos terão nascido antes de 2005, já que só a partir desta data teve «início a informatização», não sendo possível «obter dados fidedignos relativamente a anos anteriores».
Não será, por isso, errado concluir que os Cristianos Ronaldos do presente foram buscar a inspiração ao Cristiano Ronaldo do passado. Uma jovem estrela em ascensão, numa modalidade que apaixona o país, o orgulho na ponta da língua, a fé em tempos de descrença. Se são concorrentes ao original só o momento dirá.
Cristiano tem origem no latim Christus, que significa cristão; Ronaldo provém do Ronald de Reagan, 40º presidente dos Estados Unidos da América, reeleito para o segundo mandato no ano em que Cristiano deu de caras com o mundo, 1985, então com 74 anos e mais um dia que o madeirense (o político nasceu a 6 de Fevereiro). Mas Reagan foi também actor, profissão que o internacional português admira. Para já, é na publicidade que simula estar no grande ecrã, caminho que o republicano, falecido em 2004, trilhou, com a participação em muitas séries televisivas, a par de filmes, e que lhe valeram uma estrela no «Passeio da Fama», na famosa Cidade dos Anjos, na Califórnia.
Mais estrelas em Fevereiro
Fevereiro de 1985 testemunhou, essencialmente, o nascimento de duas estrelas: Cristiano Ronaldo, a 5, e Jelena Jankovic, a 28 Fevereiro, tenista sérvia, número quatro do ranking WTA.
Nomes que sobressaem no desporto mundial tal como outros nascidos a dia 5 de Fevereiro, mas de outros anos: o mais novo é Manuel Fernandes (1986), actualmente no Everton, adversário e compatriota de Cristiano Ronaldo na liga inglesa; também o argentino Carlos Tévez, colega do madeirense no Manchester United celebra o aniversário na mesma data, apesar de ter nascido um ano antes (1984). Recuadas algumas décadas, encontramos o romeno Hagi (1965) e Sven-Goran Eriksson, o sueco treinador do Manchester City.