Luidi Di Biago, selecionador interino da seleção italiana, revelou esta quarta-feira que tem em casa uma verdadeira relíquia: a camisola que Cristiano Ronaldo utilizou no primeiro jogo realizado como profissional.

Aconteceu em 2002, quando o Sporting defrontou o Inter Milão, em jogo da pré-eliminatória da Liga dos Campeões: uma partida em que Ronaldo (com 17 anos) começou no banco, mas entrou aos 58 minutos para o lugar de Toñito.

«Quando joguei no Inter, denfrontámos o Sporting e havia lá um jovem que tinha o nome Ronaldo escrito na camisola. Perguntámo-nos quem ele era. É o atual Bola de Ouro. No fim do jogo veio pedir-me para trocar a camisola com ele. Eu tinha previsto trocar com o Pedro Barbosa, que era o capitão da equipa, mas não podia dizer que não a uma criança», sorriu.

«Hoje tenho uma relíquia em casa, a camisola com a qual Cristiano Ronaldo jogou o único jogo que fez na Liga dos Campeões pelo Sporting. E curiosamente há dois anos encontrámo-nos numa cerimónia de futebol, ele reconheceu-me e apontou para mim a sorrir, lembrando daquele momento. Eu recordo esta história com um sorriso nos lábios.»

O Sporting foi nessa altura eliminado pelo Inter Milão, tendo empatado este jogo em que Ronaldo jogou (0-0) e mais tarde perdido em Milão por 2-0: curiosamente com um golo de Di Biagio e outro de Recoba.

Nesse jogo em Lisboa, as equipas jogaram com:

Sporting: Tiago; César Prates, Beto, Quiroga, Contreras (Ricardo Fernandes, 76m) e Rui Jorge; Rui Bento e Tonito (Cristiano Ronaldo, 58m), Pedro Barbosa, Niculae e Quaresma (Kutuzov, 69m)

Treinador: Lazslo Boloni

Inter: Toldo; Javier Zanetti, Cordoba, Materazzi e Coco; Sérgio Conceicão (Guly, 79m), Di Biagio (Almeyda, 65m), Dalmat e Morfeo; Kallon (Recoba, 66m) e Vieri.

Treinador: Hector Cuper