Não é todos os dias que se encontra um adepto fervoroso da seleção que ao mesmo tempo é legítimo aspirante a substituto dos seus ídolos: Modric e Rakitic.

Filip Krovinovic, médio de 20 anos do Rio Ave, é o «cérebro» da seleção de sub-21 da Croácia, que está a um passo de garantir presença na fase final do campeonato da Europa da categoria (Polónia 2017).

Mesmo sem atribuir abertamente o favoritismo à sua seleção no jogo de hoje frente a Portugal, o jovem talento, que conhece bem de perto algumas das promessas da seleção principal, refere ao Maisfutebol que «até agora, a Croácia é a melhor das 24 seleções do Euro».

Antes de regressar a Portugal na segunda-feira para integrar os trabalhos de pré época do Rio Ave [clube com o qual tem contrato até junho de 2019], Krovinovic tem vivido o Euro em Zagreb como um adepto mais.

Por cá, não falta quem torça para que não venha rouco na sequência de uma noite de sábado a «gritar e cantar» na praça Ban Jelacic, bem no centro da capital croata.

Como se está a viver a prestação da seleção da Croácia no Euro 2016 no seu país?

Em Zagreb, onde estou, o ambiente é cada vez mais animado. Está uma atmosfera de festa, as pessoas estão a viver intensamente e com muita emoção a prova. Há muita gente na rua a ver os jogos…

Também vai ver o Croácia-Portugal deste sábado na rua?

Vou ver o jogo em casa com os amigos, mas se vencermos Portugal e nos apurarmos para os quartos-de-final vou para a rua celebrar: cantar, gritar… [risos] Provavelmente irei para a praça Ban Jelacic, no centro de Zagreb, onde se festejam os êxitos da seleção.

Considera a Croácia favorita para este jogo dos oitavos-de-final com Portugal?

Não sei se somos favoritos. É verdade que Portugal esteve menos bem na fase de grupos, mas ainda assim tem grandes jogadores; gente como Cristiano Ronaldo, Nani… Toda a seleção portuguesa nos merece respeito, mas Ronaldo é um dos melhores jogadores do mundo e causa alguma preocupação adicional – basta ler os jornais para perceber isso. No entanto, temos de confiar em Modric, Rakitic, Perisic… Além disso, temos uma grande equipa. Esse é o principal ponto positivo.

E pontos negativos desta Croácia encontra algum?

Sinceramente, não encontro nada. Até agora, fomos a melhor das 24 seleções do Euro.

Mas vê algumas semelhanças no estilo de jogo entre as duas seleções, não?

Sem dúvida… Portugal e Croácia têm estilos de jogo similares. Além disso têm bons valores individuais do meio campo para a frente, jogadores muito bons tecnicamente… Por isso este pode ser um jogo comparável àquele em que a Croácia venceu a Espanha na fase de grupos. Espero um jogo aberto e com muitas oportunidades.

Quem passar tem aparentemente um caminho mais fácil até à final, já que esta metade da chave é em teoria mais fácil…

Acreditamos na final e temos aqui uma oportunidade de ouro, não só pelo grande Europeu que estamos a fazer mas também precisamente pelos adversários que podemos encontrar nas eliminatórias seguintes.

Há alguns jogadores nesta seleção da Croácia que conhece bem…

Sim, joguei nas seleções jovens com alguns deles. Por exemplo, com o Ante Coric, o Marco Rog, o Pjaca, que foi titular no último jogo, aquele central loiro, o Jedvaj, que também foi titular (substituiu Vida no eixo da defesa e fez dupla com Corluka)… Além destes, no campeonato da Croácia, quando eu ainda jogava no NK Zagreb, antes de ir para Portugal (em 2015/16), defrontei o Duje Cop, que já esteve aí a jogar também no Nacional, o Kramaric…

Aos 20 anos é internacional pelos escalões mais jovens e agora uma das figuras da seleção de sub-21. Já se imagina a vestir a camisola da seleção principal?

Quero jogar bem e destacar-me nas próximas duas épocas para poder estar presente no Mundial de 2018, na Rússia. Acho que tenho condições para lá chegar. Mas para isso tenho de já na próxima época afirmar-me como um jogador-chave no Rio Ave. Além disso, estou focado nos sub-21 e em disputar a fase final do Campeonato da Europa deste escalão, em 2017, na Polónia. Temos uma grande geração e lideramos o nosso grupo de qualificação [18 pontos, quando faltam disputar três jogos]. Por exemplo, em março vencemos fora a Espanha por 3-0… E atenção que eles têm uma seleção bastante forte com jogadores como Saúl Ñíguez, Óliver Torres…

Que lugar se vê a ocupar na seleção principal da Croácia?

Poderia substituir o Modric ou o Rakitic no futuro…

Dois craques… A qual dos dois se acha mais comparável?

Nos sub-21 assumo um papel parecido com o Modric na seleção principal. Jogo numa posição mais ofensiva, mas sou o cérebro da equipa. Além disso, tenho qualidade de passe e posso driblar qualquer um…