O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

PEDRINHO, FC LORIENT (FRANÇA)

«Olá,

Um bem haja a todos os leitores do Maisfutebol,

Venho hoje escrever sobre as perspetivas quanto ao futuro e também dos bons e maus momentos que tenho passado aqui no Lorient

A completar a terceira época consecutiva no F.C. Lorient e não tendo o número de jogos que gostaria nesta altura sinto que quanto ao meu futuro, todos os cenários são possíveis mesmo com mais um ano de contrato.

Neste momento o clube vive uma situação complicada, o presidente está em litígio com o treinador, que termina o seu contrato esta época, mesmo assim o clube fez uma proposta de renovação por mais dois anos, apesar de ter sido noticiado na imprensa que o ‘divórcio’ é inevitável.

Christian Gourcuff de 59 anos, treina o clube desde 2003 e teve ainda outras passagens pelo clube anteriormente, totalizando mais de 20 anos como treinador do Lorient. Vive-se um período de incerteza para todos os jogadores e mesmo para a equipa técnica.

Não podendo tomar nenhuma decisão neste momento resta esperar para ver o que futuro me vai reservar, acima de tudo acredito no trabalho e mesmo não sendo opção não baixo os braços, sou um otimista por natureza e sei que melhores dias virão, sei que vou voltar a jogar e a realizar bons jogos.

Falando dos momentos menos bons que passei, posso dizer que a chegada e adaptação não foram fáceis, estava habituado a ter família e amigos por perto e por isso tive saudades de todos eles. Outras coisas que me fazem falta são o sol e a gastronomia do nosso País.

Todas as fases em que não fui opção assídua posso dizer também que são momentos menos bons, pois quando não estás a jogar começas a por em causa muitas coisas e as semanas sem jogo não fazem sentido.

Falando de coisas mais alegres, escolhi três bons momentos em que posso dizer que me marcaram até esta altura que foram a minha estreia no campeonato francês, numa vitória contra o PSG (0-1) no Parque dos Príncipes, a vitória contra o Marselha (0-3) no Stade Vélodrome e para finalizar o meu golo apontado na Ligue 1 contra o Stade Reims na época passada.

Como já disse anteriormente... Sempre com muito trabalho e força de vontade é que alcançamos o nosso objetivo!

Um abraço e à bientôt.

Pedrinho»