A Maisfutebol Total continua a acompanhar os adversários de Portugal na fase final do Campeonato do Mundo de 2014. Fomos ver o que fizeram os jogadores alemães, ganeses e norte-americanos ao longo deste fim-de-semana.

Paulo Bento e a sua equipa técnica farão seguramente uma análise semelhante ao longo dos próximos meses.

Dois nomes saltam de imediato à vista: Miroslav Klose e Asamoah Gyan. O experiente ponta-de-lança alemão regressou aos golos com a camisola da Lázio de Roma, e logo em dose dupla. O ganês, por seu turno, continua a brilhar com intensidade nos Emirados Árabes Unidos. A um nível mais baixo, naturalmente.

Bayern Munique marca o ritmo alemão

O Bayern Munique empresta várias unidades à seleção alemã e cada vitória bávara serve de aviso para Portugal. Guardiola vai mantendo a máquina afinada e mudam apenas os autores dos golos.

Manuel Neuer, Philipp Lahm (este alinhando como médio defensivo, uma vez mais), Thomas Muller, Toni Kroos e Mario Gotze foram titulares no triunfo do Bayern frente ao Hamburgo. Cinco alemães no onze do líder da Bundesliga. Um luxo.

Mario Gotze marcou um golo, após um ligeiro toque e um remate de pronto, em rotação, inesperado. Do outro lado, o lateral esquerdo Marcel Jansen fez a assistência para o tento de honra dos visitantes (3-1).

Em Inglaterra, o Arsenal marcou passo no embate com o Manchester City. Triunfo dos citizens num jogo fantástico, com nove golos. Mertesacker marcou um mas a sua defesa teve um dia para esquecer. Mesut Ozil fez mais uma assistência que de pouco ou nada valeu (6-3).

Miroslav Klose, que não festejava há cerca de dois meses, voltou a sorrir. O avançado pretende marcar presença no seu quarto Mundial consecutivo. Pode chegar ao Brasil com 36 anos. Neste domingo, bisou na vitória da Lázio frente ao Livorno (2-0) e abafou as críticas em torno do seu rendimento.


Guarda-redes do Gana não conta para Roger de Sá

Fatau Dauda não tem sido utilizado e os ganeses temem pelo futuro do seu guarda-redes. Curiosamente, a questão gira em torno de um treinador luso-sul-africano: Roger de Sá.

O técnico do Orlando Pirates já disse que Dauda é o terceiro guardião da equipa da África do Sul, nesta altura. O internacional ganês promete esperar pela sua oportunidade mas surgem desejos exteriores de uma mudança a breve prazo, tendo em vista o Mundial.

Entretanto, Fatau Dauda garantiu à Hot FM que já está a estudar a melhor forma para travar os remates de Cristiano Ronaldo. Para isso, terá de jogar pelo seu clube.

Kwadwo Asamoah foi titular na goleada da Juventus, líder da Serie A de Itália, e Christian Atsu participou em mais um triunfo do Vitesse, primeiro classificado do campeonato holandês. O defesa Jonathan Mensah assinou o golo do empate do Evian frente ao Reims (1-1) na Ligue 1 de França.

O grande destaque entre os ganeses, porém, vai para Asamoah Gyan. O avançado de 28 anos continua a deixar a sua marca no campeonato do Emirados Árabes Unidos. Neste domingo, o jogador do Al Ain marcou dois golos e fez uma assistência na vitória frente ao Al Shaab (5-2). Gyan é orientado por Quique Flores e faz uma dupla temível com Michel Bastos.


Landon Donovan gozou o descanso

Altura de balanço no continente americano. Com os principais campeonatos parados, os jogadores da seleção dos Estados Unidos analisam o futuro.

Landon Donovan sabe o que quer. O jogador do LA Galaxy foi confrontado com uma possível transferência para o futebol mexicano mas afastou o rumor de pronto. «Não vou sair por empréstimo e não vou jogar para o México», fez questão de frisar. Por enquanto, vai participando em vários eventos e fez questão de ser guarda-redes no jogo de homenagem a Brian Ching.

Após um breve descanso, Donovan tenta manter-se em forma para o arranque de 2014. O vídeo publicado na noite de segunda-feira demonstra isso mesmo.


Destaque final para o duelo entre um ganês e um norte-americano, já nesta segunda-feira. O AC Milan de Sulley Ali Muntari empatou com a AS Roma de Michael Bradley.

Os dois jogadores foram titulares e o internacional ganês marcou o segundo golo da sua equipa, garantindo o empate (2-2). A Roma deixa a Juventus aumentar a vantagem na frente e o Milan continua a meio da tabela classificativa.