O Desportivo de Chaves esteve cinco minutos com um pé na Liga, mas acabou por não conseguir bater o Farense (1-1), em jogo da 44ª jornada da II Liga, e adiou, pelo menos por mais uma semana, a festa da promoção. O Portimonense, com uma vitória em Oliveira de Azeméis (2-0), continua a ser o candidato mais forte para a segunda vaga, mas Feirense, Freamunde e Famalicão também continuam na luta.

As atenções concentraram-se em Chaves onde jogava a única equipa que podia festejar este sábado a promoção. Com o estádio cheio, a equipa transmontana entrou bem no jogo e ganhou vantagem, aos 12 minutos, com um golo de Braga. Um golo intensamente festejado nas bancadas, mas por apenas cinco minutos. Os algarvios reagiram bem e, aos 17, chegaram ao empate, por Mohamed Coulibaly.

Benfica B vence em Braga com golos de Diogo Gonçalves e Nélson Semedo

Um empate que não se desfez até final e que deixa a equipa flaviense, com duas rondas por disputar, ainda ao alcance do Portimonense (- 3 pontos) e Feirense (-5), precisamente os dois adversários que vai defrontar nas últimas rondas. A equipa de Vítor Oliveira desperdiçou, assim, uma oportunidade soberana para garantir desde já a promoção e terá de jogar tudo contra os adversários diretos.

O Portimonense cumpriu a sua parte, antes de receber o Chaves, com uma vitória sobre o Oliveirense (2-0), que lhe permite reforçar o terceiro posto da classificação [o segundo tendo em consideração as equipas que podem subir], com golos de Luís Zambujo (32m) e Fabricio (78m).

O Feirense também tem ainda uma palavra a dizer nesta luta pela promoção, depois de ter goleado o Académico em Viseu (5-0), seguindo a dois pontos do Portimonense e a cinco do Chaves, com o pormenor de na última jornada visitar o campo dos flavienses.

Vida mais difícil para o Freamunde, que perdeu na visita a Olhão, e Famalicão que não foi além de um empate sem golos, em Matosinhos, diante do Leixões. Estes dois emblemas ainda podem sonhar matematicamente com a promoção, mas só com um milagre podem chegar à segunda vaga.

No fundo da classificação, além dos já «condenados» Oriental e Oliveirense, há ainda dez clubes a tentar escapar às três vagas de despromoção que estão por preencher. No final desta ronda, ficaram nos lugares indesejados Atlético, Farense e Viseu, mas a verdade é que do 12º lugar para baixo, ninguém pode estar ainda descansado.

Confira a classificação da II LIga