A segunda etapa da 28ª edição do Rali Dacar vai partir do Algarve, a 01 de Janeiro de 2006. O anúncio acontece depois de confirmado que a prova vai partir de Lisboa e foi feito pelo presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Hélder Martins, em declarações à agência Lusa.
Depois da partida simbólica em Lisboa, o rali deverá estacionar no Algarve no último dia do ano, no final da primeira etapa, para a 01 de Janeiro ali ter início a segunda tirada, que passa pelo Baixo Alentejo e termina em Málaga, Espanha.
Hélder Martins disse à Lusa que já está a ser preparada a operação de logística para acolher o evento, nomeadamente a procura de um espaço de 16.000 metros quadrados para instalar o parque fechado para as viaturas na zona de assistência.
O espaço deverá comportar 2.000 pessoas, entre concorrentes, organizadores e jornalistas, servindo também como área para estacionamento de helicópteros e veículos de assistência.
O Algarve prepara ainda um forte programa de animação para a noite de passagem de ano, que deverá ter lugar no mesmo local onde vai ficar sedeada a comitiva da prova de todo-o-terreno.
Segundo Hélder Martins, a RTA e a Associação de Turismo do Algarve (ATA) vão financiar a iniciativa, estudando neste momento parcerias com entidades públicas e privadas para ajudar a cobrir um «investimento muito avultado». O presidente da RTA realçou ainda o impacte mediático da passagem da prova pelo Algarve, já que, segundo adiantou, está garantida a produção, a 01 de Janeiro, de uma emissão especial de televisão a partir do Algarve, com transmissão para todo o mundo.
O percurso definitivo do Dacar2006, cuja partida de Portugal é promovida pela João Lagos Sport, só será conhecido em Novembro e as inscrições abrem a 1 de Junho.