Utilizado menos vezes do que esperaria no Beira Mar, devido às boas exibições de Alê, Danrlei não esconde que gostaria de regressar ao Brasil e mais concretamente ao Grémio de Porto Alegre, o seu clube de sempre, onde se habituou a viver muitas glórias e alegrias (Libertadores de 95, Brasileiro de 96, entre outros).
Em entrevista ao jornal «Diário Gaúcho» (que até fez manchete, como é possível confirmar na imagem associada), o guarda-redes diz mesmo que «assinaria em branco» caso o clube o quisesse contratar. A verdade é que os gaúchos pretendem contratar um jogador experiente para o lugar tendo em vista a participação na Taça Libertadores da América e isso serviu precisamente para acender o rastilho de Danrlei.
Ainda assim, primeiro houve lugar a elogios ao seu actual clube. «A experiência tem sido maravilhosa. Embora o Beira Mar seja um equipa modesta, estou realizado por ter esta vivência. Aqui temos muito treino e pouco jogo. Sinto-me em grande fase, até por estar mais experiente. Joguei quatro de nove jogos. Comecei bem, mas a equipa não vencia. Daí o técnico trocou meia equipa, continuámos sem ganhar e ele saiu. Agora deverá ser melhor», frisou.
Depois, as referências à possível saída: «Quero um dia voltar para o Brasil e jogar até os 39 anos. Tenho contrato com o Beira Mar até Julho de 2007 e posso renovar por mais duas temporadas, mas... Vou-te contar uma coisa: sonho voltar para jogar a Libertadores 2007 pelo Grémio. Acordo todo o dia pensando nisso, chega a me agoniar! Acompanho a equipa pela Internet todos os dias e estou muito feliz porque acredito que o a equipa já tenha garantido vaga na Libertadores».
Sem ter sido contactado por alguém do Grémio, confessa saber de algumas conversas. De qualquer forma, as portas estão escancaradas: «Se me derem ao menos a chance de conversar, pego avião na mesma hora! Assino um contrato em branco se precisar para jogar no Grémio. Salário não será problema. O Grémio é minha casa, minha referência de vida. Sou apaixonado pelo clube. Por mim, jamais teria saído, senti-me uma barata tonta. Sei que um dia vou voltar, seja agora ou daqui há um tempo. Idade não é problema: há outros exemplos, como Rogério Ceni e Clemer».
O Grémio, entretanto, já negou qualquer interesse no guarda-redes do Beira Mar. «Os nossos guarda-redes para 2007 serão Marcelo e Galatto. Não vamos contratar. Nem Danrlei, nem ninguém», afirmou o director de futebol Paulo Pelaipe.