David Luiz treinou esta quinta-feira sem limitações, cerca de dois meses depois de ter sido operado ao quinto metatarso do pé direito. Hoje, em conferência de imprensa e na presença do médico que o operou, António Martins, e do também clínico Bento Leitão, o central brasileiro defendeu o bom trabalho do departamento médico, que foi muito além da lesão.
«Estou extremamente feliz com o trabalho do departamento médico, sempre me apoiaram. Estava triste com a notícia de que iria parar três meses ou que só voltaria em Janeiro, o que é muito difícil para um jogador de 20 anos, em ascensão. É nestes momentos que crescemos e o departamento médico tratounão só a minha lesão como a minha cabeça. Tenho de agradecer o facto de poder voltar ao campo antes do prazo. Estou voltando antes [do tempo previsto] porque estou bem. Tenho a certeza que não voltaria apenas pela minha vontade e sim pelos resultados positivos dos meus exames. Espero poder ajudar o Benfica o mais rápido possível», observou o jovem defesa.

«Fractura consolidada», garante António Martins
António Martins, que operou David Luiz, garantiu também esta sexta-feira que o central está recuperado e que foi tratado da melhor forma possível. «O David Luiz teve uma fractura que para um atleta é uma fractura grave. Houve atletas de grande nomeada que estiveram parados meses por causa deste tipo de lesão e de certeza que não foram tratados por maus profissionais. Recordo-vos o caso do Michael Owen [Newcastle], que esteve quase um ano sem jogar por causa de uma fractura da base do quinto [metatarso], temos o Jorge Andrade que quando jogou no D. Corunha teve uma lesão que se arrastou por meses... Foram tratados por maus profissionais? De certeza que não», explicou.
«Todos nós não reagimos à mesma situação de igual modo. Medicina não é matemática. O David Luiz recuperou, felizmente está bem, mas como é óbvio não podemos dizer que amanhã acontecerá alguma coisa, não sabemos. Neste momento o que podemos dizer é que a fractura está consolidada e tudo o que poderá acontecer daqui para a frente não sabemos», assegurou o cirurgião.
Bento Leitão aplaude «profissionalismo» do central
Dois meses após a operação ao quinto metatarso do pé direito, David Luiz regressou em pleno ao relvado. Pelo segundo dia consecutivo treinou sem limitações e apenas a ausência da competição será um entrave à utilização neste momento. Para o também médico dos encarnados, Bento Leitão, a determinação do internacional brasileiro foi fundamental.
«Vários ortopedistas do hospital a que estou ligado disseram-me que o David Luiz não iria treinar antes dos três meses. Mas eu quero enaltecer o profissionalismo do jogador, porque sem isso esta recuperação não era possível. Quero enaltecer o trabalho que fez não só aqui no departamento médico, mas sobretudo em casa, diariamente, exercícios repetidos. Graças ao profissionalismo do David Luiz é que ele está hoje a treinar sem limitações», felicitou.