O mercado português fechou na passada sexta-feira, mas como na Rússia a janela de transferências só fecha uma quase semana depois, esta segunda-feira o Zenit veio às compras a Portugal. Depois de o PSG ter mexido com o mercado europeu em agosto, o clube russo veio mostrar que também anda a nadar em dinheiro e pagou 40 milhões de euros por Witsel e mais de 50 milhões por Hulk.
Mas de onde vem o dinheiro para pagar estes valores? Desde que o Zenit tem o patrocínio da Gazprom, a maior empresa de gás do mundo, uma empresa estatal, tornou-se no clube mais rico da Rússia. Aliás, quando em 2008, o Zenit surpreendeu a Europa, ao vencer a Taça UEFA, já foi com financiamento deste gigante da energia. Só que entretanto, o Gazprom reforçou o seu capital no clube.
Nos últimos anos, o clube russo tem tido orçamentos ao nível dos grandes clubes europeus, como Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão e Milan. Na época 2012/13 o orçamento do Zenit foi de 126 milhões de euros, sendo que grande parte das receitas provém do patrocínio da Gazprom.
Mas o Zenit não é a única ligação da empresa ao desporto. A Gazprom patrocina ainda o Chelsea, de Inglaterra, o Schalke 04, da Alemanha, o Estrela Vermelha, da Sérvia, a equipa de hóquei Avangard Omsk e a equipa de ciclismo Katusha, e recentemente foi avançada a hipótese de a empresa comprar ações do Milan.
Além disso, a gigante russa tornou-se este ano parceiro oficial da Liga dos Campeões até 2015.Segundo os responsáveis, a estratégia da Gazprom é usar o desporto para ter uma maior divulgação da marca a nível global. Se tivermos em conta que a final da Liga dos Campeões 2011/12, entre Chelsea e Bayern de Munique, teve um alcance global de televisão com 300 milhões de telespectadores, percebe-se a aposta na Champions.
No que diz respeito aos clubes, claro está que quanto melhores forem as equipas, quanto mais longe conseguirem ir nos respetivos campeonatos e nas competições europeias, mais visibilidade terá a marca, daí esta aposta no reforço dos planteis.
Mas na Rússia, negócios e política andam de mãos dadas e esta aposta da empresa estatal no Zenit não é coincidência. O clube de São Petersburgo conta com o presidente Putin e o primeiro-ministro Medvedev como adeptos. Mas para ambos, levar a equipa ao estrelato do futebol europeu e mundial é mais do que satisfação clubista, também é, para o Kremlin, pôr a Rússia num patamar superior.