Os cinco candidatos à presidência do Sporting apresentaram os respectivos treinadores no último debate, na TVI24, antes das eleições do próximo sábado. Pedro Baltazar aposta em Zico, Dias Ferreira escolheu Frank Rijkaard, Abrantes Mendes anunciou para Carlos Dunga, Bruno de Carvalho escolheu Van Basten, enquanto Godinho Lopes, sem assumir claramente, aponta para Domingos Paciência.

Candidatos também falaram em reforços

Godinho Lopes: Domingos Paciência

«O meu treinador está integrado num clube e não faz sentido falar nesta altura. Estamos em eleições para presidente do Sporting e não para treinador. É um treinador com características de um jovem, ambicioso e ganhador. O treinador será anunciado quando esta época acabar, na medida em que está integrado noutra equipa».

Pedro Baltazar: Zico

«Escolhemos o Zico porque é um treinador de nome mundial, é um vencedor, a nível de títulos está ao nível do Rijkaard. Vai conseguir montar uma equipa e atrair um conjunto de jogadores que só vêm porque ele está cá. Ele hoje deu uma entrevista em que diz que já tem um central da selecção A. Vem integrado no meu modelo para o futebol, que é um modelo estruturado nos grandes clubes mundiais e adaptado à realidade do Sporting. É um treinador que também faz evoluir os jogadores».

Abrantes Mendes: Dunga

«Há aí uns rapazolas que gostam de fazer terrorismo e brincar com coisas sérias, no sentido de afectar a minha credibilidade. Um elementod a minha candidatura entrou em contacto com o empresário de Dunga. O empresário diz que Dunga está entusiasmado. É verdade que não há nenhum acordo escrito. Comigo não brincam. Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo. O Dunga tem um pré-acordo, um entendimento. Não há um acordo escrito, mas há um entendimento. Estamos numa situação de descrença e como não há muito dinheiro, não podemos fazer muitas promessas. Procuramos alguém que tivesse alma de guerreiro. O Dunga, além de ter sido campeão mundial, é um homem com personalidade, uma alma guerreira para combater a descrença que existe no Sporting».

Bruno de Carvalho: Van Basten

«Van Basten é um treinador com passado ao nível da formação, nomeadamente no Ajax. Foi um homem que colocou a Holanda, num momento em que estava desmotivada e com um futebol feio, com um futebol mais bonito no Euro-2008. Para nós é preciso um treinador com estas características».

Dias Ferreira: Frank Rijkaard

«O Dunga nunca esteve nos meus planos, não tem nada a ver com o modelo que escolhi. É outro tipo de treinador para determinado tipo de situações. Quanto a Rijkaard não é preciso muito de falar. É o rosto do meu projecto. É um projecto que assenta na formação, um campeão que demonstrou interesse em trabalhar no Sporting devido à excelência da sua formação. Ele quer trabalhar na evolução da formação para o futebol profissional. É um treinador que facilita a contratação de jogadores que querem treinar com Rijkaard. É sempre melhor e mais garantida a valorização dos jogadores. É um técnico especialista nisso».

Veja os comentários ao minuto