Agora não vai parar até 19 de maio. Está de volta a Liga, depois da última interrupção da época, com tudo para decidir: do título à Europa, passando pela descida. Se no topo o equilíbrio é total, daí para baixo já há algumas tendências claras, mas nada está entregue. Portanto, está garantida emoção até ao fim. O Maisfutebol foi olhar para os pontos quentes nas oito jornadas que faltam. E começa já na 27ª ronda, que arranca nesta sexta-feira.

Na luta pelo título estão Benfica e FC Porto, iguais em pontos, com os «encarnados» em vantagem num eventual desempate por confronto direto. O Sp. Braga está a cinco pontos de distância, descolou e embora não seja uma diferença inultrapassável está mais longe, com dois adversários pela frente. O Sporting está a uns ainda mais distantes oito pontos.

Veja aqui a classificação e o calendário da Liga

Tanto Sp. Braga como Sporting estão em posições sólidas de resto na luta pela Liga Europa, com vantagem de 16 e 13 pontos, respetivamente, para o quinto lugar. E ambos ainda com hipótese de assegurar o lugar direto na fase de grupos via Taça de Portugal: decidem as meias-finais na próxima semana, os minhotos frente ao FC Porto e os leões frente ao Benfica.

Com os quatro finalistas da Taça de Portugal sólidos nos quatro primeiros lugares, está aberta de par em par a possibilidade de o quinto lugar dar de novo acesso à Europa, no caso à segunda pré-eliminatória. E aí a concorrência é grande. Nesta altura estão V. Guimarães e Moreirense em igualdade pontual, com o Belenenses a quatro pontos de distância. Nada decidido, com uma incógnita adicional relativa ao Moreirense, depois de informações, não desmentidas nem confirmadas, de que o clube não se candidatou ao processo de licenciamento para as competições europeias, e portanto não irá à Europa mesmo que desportivamente se qualifique. Para já, no entanto, o cenário é este, com V. Guimarães e Moreirense, perseguidos pelo Belenenses, a apontar ao quinto lugar.

No meio de tudo o que há para definir apenas três clubes estão nesta altura numa posição neutra, sem perspetivas realistas de chegar à Europa e também tranquilos em relação à permanência na Liga: Santa Clara, Rio Ave e Portimonense, todos com 32 pontos. Mas ainda com muito por jogar e com uma palavra a dizer no que aí vem: o Rio Ave, por exemplo, ainda vai defrontar o Sporting em Alvalade e receber FC Porto e Benfica. O Santa Clara visita dragões e águias e o Portimonense recebe o FC Porto, vai à Luz e acaba em Braga.

Do 11º lugar para baixo ninguém está garantido, numa temporada em que estão previstas três descidas, por força da prevista integração do Gil Vicente em 2019/20. Decidida há mais de um ano, mas a dar que falar nos últimos dias, com um levantar de questões que levou a Federação a tomar uma posição clara.

Portanto, joga-se no pressuposto de três descidas de divisão. Com muita gente aflita. A partir do Marítimo, que tem 27 pontos - dois acima da linha de água – são oito os clubes que lutam para se manter na Liga, numa lista que inclui ainda Boavista, Desp. Aves, Nacional, V. Setúbal, Tondela, Desp. Chaves e o «lanterna vermelha» Feirense. Que não está matematicamente despromovido mas, com 15 pontos, está muito por baixo na luta.

Título: de Braga ao Clássico e a Europa pelo meio

Benfica e FC Porto, os dois candidatos ao título, salvo várias escorregadelas e alguma recuperação extraordinária de Sp. Braga ou Sporting, terão um mano a mano intenso até final, sendo que ambos são também os únicos clubes portugueses ainda em competição na Europa – além da Taça de Portugal, mas aí o assunto ficará arrumado na próxima semana, depois só haverá o Jamor para quem se apurar.

O primeiro ponto quente na luta é já esta jornada, com jogo grande em Braga, onde o Sp. Braga recebe o FC Porto. Um jogo que vem ganhando estatuto, mas em que o dragão tem mantido claro ascendente histórico.

O Sp. Braga cruza-se com os dois principais candidatos nesta reta final, uma vez que na 31ª recebe o Benfica. Mas até lá ainda há muito para jogar. Já nesta 27ª jornada o Benfica joga em casa com o Tondela, que precisa muito de pontos na luta pela permanência e tem como fator-extra de motivação a vitória da época passada na Luz. Um triunfo que aliás complicou de vez a luta benfiquista pelo título: era a antepenúltima jornada, os «encarnados» partiam para a ronda a dois pontos do líder FC Porto e acabaram por descolar em definitivo.

O calendário do Benfica

O dragão volta a ter jogo com história logo na ronda seguinte, o dérbi com o Boavista. O Benfica jogará em casa do aflito Feirense, na ronda que antecede a primeira mão dos quartos de final da Champions, com o FC Porto em Liverpool, e da Liga Europa, com o Benfica a receber o Eintracht Frankfurt. Se algum deles, ou ambos, chegarem às meias-finais europeias, jogarão em semanas consecutivas no fim de abril, início de maio, antes e depois da 31ª jornada. 

O calendário do FC Porto

Na 29ª jornada, a meio da decisão europeia, o Benfica recebe o V. Setúbal e o FC Porto visita o Portimonense. Na ronda seguinte o Benfica volta a jogar na Luz, frente ao Marítimo, outra equipa a tentar fugir à descida, enquanto o FC Porto recebe o tranquilo Santa Clara.

Chega então outra jornada com jogo grande, o Sp. Braga-Benfica, numa ronda em que o FC Porto visita o Rio Ave. Ficarão a faltar três jornadas, que para o Benfica serão de duelos com as três equipas em posição mais estável nesta altura: Portimonense em casa, Rio Ave fora e a fechar o Santa Clara na Luz. O FC Porto, por sua vez, cruza-se com duas das equipas na luta pela permanência, Desp. Aves em casa e Nacional na Choupana, antes de acabar com o derradeiro ponto alto do campeonato: o Clássico com o Sporting no Dragão.

Europa: a duas velocidades e com duelos diretos pelo quinto lugar a fechar

É uma luta a duas velocidades, com Sp. Braga e Sporting a discutirem entre si o terceiro e quarto lugares e V. Guimarães, Moreirense e Belenenses na corrida à quinta posição.

O Sp. Braga tem o duelo com o FC Porto já na 27ª jornada – que é duplo, uma vez que na terça-feira volta a receber os dragões para decidir a meia-final da Taça de Portugal (os dragões venceram por 3-0 na primeira mão). E logo depois outro desafio teoricamente exigente, em casa do Moreirense.  Ainda defronta os aflitos Tondela e Feirense, antes da receção ao Benfica, na 31ª jornada. Seguem-se visitas a Marítimo e Boavista, antes de fechar em casa com o Portimonense.

Quanto ao Sporting, entra nesta reta final em Chaves, frente a uma equipa a lutar para não descer e  num campo tradicionalmente difícil para os «leões». Segue-se a receção ao Rio Ave e depois duas saídas que se cruzam com a luta pela permanência, nas Aves e na Choupana. A seguir os candidatos europeus V. Guimarães (em casa) e Belenenses (fora), a receção ao aflito Tondela e o fecho da Liga com Clássico no Dragão.

Entre os candidatos ao quinto lugar, o Moreirense é o único dos três que já não terá de defrontar nenhum dos três grandes, embora receba o Sp. Braga já na 28ª jornada. V. Guimarães e Belenenses têm encontro marcado com o Sporting, os minhotos em casa e os azuis em Alvalade. Mas têm mais, numa reta final que pode decidir tudo em relação ao quinto lugar.

O V. Guimarães acaba o campeonato precisamente frente aos dois rivais diretos. Na penúltima jornada recebe o Belenenses e fecha, na 34ª ronda, em casa do Moreirense. Nessa última jornada o Belenenses recebe o Nacional.

Descida: todos frente a frente até ao fim

Se todas as probabilidades apontam para que um dos três lugares de descida seja do Feirense, a 10 pontos de distância da linha de água e numa série recorde de 24 jogos sem vencer, o resto está tudo em aberto. Há clubes com calendários em teoria mais exigentes, como o Tondela, que ainda terá de defrontar Benfica, Sp. Braga e Sporting, ou Desp. Aves e Nacional, que ainda têm no horizonte FC Porto e Sporting.

Mas para lá disso vão multiplicar-se os duelos diretos, esses sim oportunidades preferenciais para tentar ganhar vantagem nas decisões. Começam já nesta 27ª jornada, que tem como ponto alto o dérbi madeirense entre Marítimo e Nacional.

Os duelos diretos que aí vêm na fuga à descida:

27ª jornada:

Marítimo-Nacional

Feirense-V. Setúbal

28ª jornada:

V. Setúbal-Marítimo

Nacional-Desp. Aves

29ª jornada:

Boavista-Nacional

Marítimo-Feirense

30ª jornada

Tondela-Boavista

31ª jornada

Desp. Chaves-Nacional

Marítimo-Tondela

32ª jornada

Feirense-Desp. Chaves

V. Setúbal-Boavista

33ª jornada

Santa Clara-Feirense

Desp. Chaves-V. Setúbal

34ª jornada

Feirense-Desp. Aves

(artigo originalmente publicado às 23h50 de 28/03/2019)