[artigo originalmente publicado a 05-04-2018 15:50]

Os meses de abril e maio representam as últimas decisões nos campeonatos de futebol em Portugal. As divisões distritais não fogem à regra.

Entre os 18 distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores, há, para já, apenas uma equipa consagrada com o máximo título distrital e subida, por direito, ao Campeonato de Portugal (CP). Está nas ilhas e é o Angrense: os açorianos festejaram o feito no último 31 de março, a quatro jornadas do final do campeonato.

Nos distritos de Aveiro, Portalegre e Setúbal, respetivamente, os líderes Lusitânia de Lourosa, Mosteirense e Amora são quem estão em melhor posição para subirem aos campeonatos nacionais.

Nos restantes distritos, muito equilíbrio na tabela e uma luta a antever-se acesa até final. Em Lisboa, moram as contas mais renhidas. O Alverca lidera a Pró-Nacional, com 40 pontos, mas há oito pontos a separar… os oito primeiros!

O Maisfutebol percorreu cada principal campeonato distrital e estão assim as contas pela subida ao CP.

  • Açores:

A subida ao Campeonato de Portugal envolve equipas das três associações de futebol do arquipélago e reside aqui, para já, o único virtual campeão e promovido aos nacionais. A três jornadas do fim da fase de campeão no Campeonato dos Açores, o Angrense é líder, com 51 pontos, mais 11 que o Fontinhas, com nove pontos por disputar. O emblema de Angra garantiu o título e subida no passado dia 31 de março.

  • Algarve

Com seis jornadas por disputar, num agrupamento a seis equipas, o Ferreiras é o líder da fase de apuramento pela subida na 1.ª Divisão, o escalão mais alto do distrito. Soma 54 pontos, mais três que o Silves. Mais longe está o Esperança de Lagos, terceiro, com 40 pontos.

  • Aveiro

Faltam nove jornadas para o fim e o Lusitânia de Lourosa é o líder da Divisão de Elite do distrito. Soma 62 pontos e está destacadamente no primeiro lugar, com nove pontos de vantagem para o vice-líder, o São João de Ver, que soma 53. Mais remotas são as esperanças do histórico Beira-Mar, terceiro, com 50 e do União de Lamas, quarto, com 49.

  • Beja

Está ao rubro a luta pela subida. Cinco jornadas para o final da 1.ª Divisão e há quatro equipas com legítimas aspirações de subir: o Vasco da Gama Vidigueira, esta época oponente do V. Guimarães na Taça de Portugal, é líder, com 51 pontos. Seguem-se Aljustrelense, com 50 e Almodôvar e Praia Milfontes, ambos com 49.

  • Braga

Com 27 de 34 jornadas cumpridas na Pró-Nacional, o Vieira Sport Clube é o líder do campeonato, com 54 pontos. Mas a luta na zona minhota está bem renhida. Maria da Fonte (53), Taipas (52) e Joane (49) são as equipas mais próximas e todas elas têm, em comum, a ambição de regressar aos nacionais.

  • Bragança

Das 11 equipas que disputam a Divisão de Honra, há duas numa viva luta pela subida. Com cinco de 22 jornadas por jogar, Vila Flor e Mirandês estão no topo, com 36 pontos em 15 jogos e ainda vão jogar entre si, após o 0-0 da primeira volta. Mais atrás está o Águia Vimioso, com 32 pontos, mas mais um jogo realizado.

  • Castelo Branco

Para decidir na acesa luta entre Alcains e Vitória de Sernache, com três jornadas para o final. Lidera o Alcains, com 48 pontos em 51 possíveis. Tem mais um que o rival, que impôs a única perda de pontos ao primeiro classificado. A próxima jornada coloca ambos frente a frente e pode decidir muito.

  • Coimbra

Seis jornadas por disputar e luta certa entre Oliveira do Hospital e Condeixa. Ambos somam 61 pontos, com vantagem no confronto direto para os primeiros, que venceram fora e empataram em casa. O Carapinheirense, terceiro, soma 45, mas a matemática já de pouco servirá.

  • Évora

Faltam cinco jornadas para o final e o Redondense é líder, com 48 pontos. Bem perto está o Juventude Évora, vice-líder, com 46. União Montemor e Lusitano Évora somam 41 pontos e, embora mais longe do título e da subida, ainda parecem acalentar alguma esperança.

  • Guarda

Os cinco primeiros estão separados por seis pontos e a luta pela subida está ao rubro. O Trancoso é líder, com 44 pontos, os mesmos do Sp. Mêda. Seguem-se Aguiar da Beira, com 43, o Ginásio Figueirense, com 40 e o Gouveia soma 38. O Manteigas está ligeiramente mais longe – é sexto, com 35 - mas ainda pode ter uma palavra a dizer. Por decidir nas cinco restantes rondas.

  • Leiria

Faltam sete de 30 jornadas para realizar e o Peniche lidera a Divisão de Elite, com 53 pontos. O Amigos da Paz é segundo, com 52 pontos. Mais atrás, seguem-se Ginásio de Alcobaça, com 46 pontos e o Leiria e Marrazes, com 43.

  • Lisboa

O histórico Alverca impera no ataque à subida, num dos campeonatos distritais mais equilibrados do país. A equipa ribatejana é líder da Pró-Nacional, mas há oito pontos a separar os oito primeiros, a sete rondas do fim. Seguem-se Santa Iria (39), Lourinhanense (36), Ponterrolense e Águias Musgueira, ambos com 35, Alta de Lisboa (33), Futebol Benfica e Vila Franca do Rosário, com 32 cada.

  • Madeira

Cumpridas 17 de 22 jornadas, o Pontassolense lidera o ataque à subida, com 34 pontos, seguido do Machico, com 32 e do Portosantense, com 30. Um pouco mais longe está o Caniçal, com 27 pontos.

  • Portalegre

Mosteirense e Gafetense, dois dos invictos esta época em Portugal nos respetivos campeonatos, figuram na briga pela promoção na 1.ª Divisão. Lidera a equipa de Mosteiros, com 38 pontos, mais seis que o emblema do Crato. Quatro jornadas por cumprir.

  • Porto

Faltam quatro jornadas para o final das duas séries da Divisão de Elite e estão em aberto as quatro vagas para o play-off de promoção. Na série 1, estão nessa posição o líder Valadares Gaia, com 54 pontos e o Leça, com 53. Na série 2, lidera o Aliados Lordelo (59 pontos), seguido do Paredes, com 56.

  • Santarém

O Mação está em posição privilegiada para subir. É líder, com 49 pontos, mais oito que União Tomar e Fazendense, que têm 41. Faltam quatro jornadas para o fim do campeonato.

  • Setúbal

Comanda o Amora, com 54 pontos, a dez rondas do fim. Segue-se o Barreirense, com 46, o mais direto perseguidor. Mais longe, em terceiro, o Fabril Barreiro fecha o pódio, com 36 pontos, os mesmos do FC Setúbal.

  • Viana do Castelo

O Limianos, líder com 54 pontos, está no comando pelo regresso aos nacionais. Tem à perna o Vianense, segundo com 53 pontos e o Neves, terceiro, com 49 pontos. As últimas seis jornadas vão decidir tudo no Alto Minho.

  • Vila Real

A equipa satélite do Desp. Chaves é líder, com 62 pontos. Os regulamentos da AF Vila Real preveem que as equipas secundárias possam subir e os flavienses podem gozar da promoção, caso segurem a liderança. Abdicando da subida, é, para já, Vila Real quem disso beneficia. A equipa da capital de distrito é vice-líder, com 57 pontos, mais três que o Régua (54 e menos um jogo). Seis rondas para disputar.

  • Viseu

O Lamego, líder com 47 pontos, lidera a Divisão de Honra por terras de Viriato e está à espreita da subida. Mais perto na perseguição, estão Sampedrense (43 pontos), Penalva Castelo (42) e Sátão (40). Oito jornadas por jogar.

-

Nota: todas as fotografias são retiradas das páginas de Facebook oficiais de cada clube em questão.

(Artigo atualizado. Original 23:50 05-04-2018)