Benfica, FC Porto e Sporting só não vão ser irrelevantes nas decisões do fim de semana porque os azuis e brancos foram apanhados no meio da luta pela permanência da Liga.

Ainda assim, o futebol português, pelo menos o masculino, vai viver um sábado e domingo em que os ditos mais pequenos serão o foco de todas as atenções. E emoções, porque vai jogar-se toda a época numa só partida.

O Maisfutebol faz-lhe um guia para elas, de modo a perceber o que se poderá passar num fim de semana em que os três grandes praticamente «não existem», com todas as aspas que a afirmação anterior deve ter, e que vai consagrar campeões. 

Agarre-se quem puder, porque vêm aí um sábado e um domingo emocionantes.

Um sábado europeu e um domingo de Páscoa?

Comecemos pelo topo. A Liga encontrou os cinco primeiros lugares, mas o sexto é alvo de uma disputa entre Marítimo e Rio Ave. Com Benfica e V. Guimarães na final da Taça de Portugal, significa que ainda há um bilhete para as competições europeias no campeonato.

Os madeirenses fizeram, para já, a melhor proposta para ficar com ele. Têm três pontos de vantagem e se somarem um em Paços de Ferreira entram no comboio para a Europa.

Porém, o Rio Ave igualar a «oferta» do Marítimo. Para isso terá de contar com derrota madeirense na Mata Real e um triunfo sobre o Belenenses, nos Arcos. Em caso de empate com o Marítimo, sorriem os vila-condenses devido ao confronto direto.

Os dois jogos começam às 16h00, o mesmo horário do Nacional-V. Setúbal, que já não conta para muito a não ser a despedida da Choupana da Liga.

Depois disso, haverá um V. Guimarães-Feirense para ver se Pedro Martins poupa a pensar no Jamor e ainda um Boavista-Benfica. Os axadrezados podem ser a terceira equipa a não perder com o campeão na Liga, depois de V. Setúbal e FC Porto. Já os encarnados podem coroar mais quatro campeões.

No domingo, as coisas mudam de figura e voltará a haver emoções fortes. O Sporting-Desp. Chaves fecha o campeonato, mas é às 18h00 que se começam a roer unhas.

E à 34ª jornada, pode o Tondela ressuscitar. Outra vez. A equipa do distrito de Viseu atirou para o último dia a pior das decisões: o penúltimo lugar do campeonato.

Moreirense e Arouca são as outras duas equipas em aflição, embora uma mais do que outra.

Um ponto no Estoril salva os arouquenses. Aliás, a equipa do distrito de Aveiro só cai na II Liga se o Tondela vencer e melhorar a diferença de golos que tem em relação ao Arouca.

Em Moreira de Cónegos todos querem fugir à despromoção, mas um jogador em particular quer evitar o facto de poder descer da Liga para a «Honra» na última ronda em temporadas seguidas. Diego Galo caiu às custas do Tondela na época passada, quando estava no U. Madeira.

Galo e os companheiros dependem apenas do jogo que realizam. O problema é o nome do adversário: o FC Porto já só luta pela honra, mas continua a ser o FC Porto.

Tondela-Moreirense (e Arouca): um deles descerá à II Liga

Aí reside a esperança do Tondela. Os verde e amarelos recebem o Sp. Braga e estão obrigados a vencer. O empate de nada vale.

A probabilidade maior para os tondelenses é vencer e ter fé que o Moreirense não faz o mesmo frente ao FC Porto. Se o fizer, a rádio sintoniza-se no Estoril, para perceber se o Arouca perde e por quantos, ao mesmo tempo que o Tondela também terá de olhar para os próprios golos marcados e sofridos.

Para resolver bem cedo

O longo campeonato da II Liga vai, por fim, encontrar vencedor. Domingo de manhã, pelas 11h45, o Portimonense nos Açores e o Aves em casa vão tentar sagrar-se campeões do segundo escalão.

Os algarvios ficam com o primeiro posto se vencerem. Se não o fizerem, o máximo que podem alcançar são os 81 pontos, o mesmo que o Aves. Em caso de igualdade pontual, são os minhotos a reclamar o título.

Meta atingida, mas já que aqui estão...Portimonense ou Aves vão vencer a II Liga

Portimonense e Aves cumpriram o objetivo de atingir a Liga, portanto a festa maior foi feita. E haverá uma outra em Viseu, de certeza.

Até Viseu e de volta à Vila das Aves 

O Académico recebe o Cova da Piedade e pelo menos um deles garantirá a permanência. O empate beneficia equipa da margem sul do Tejo. Porém, pode haver celebrações dos dois lados, caso o Famalicão não consiga igualar a pontuação dos viseenses.

De qualquer modo, nenhuma destas três equipas desce domingo à tarde. Uma delas terá, porém, de jogar um playoff de permanência na II Liga.

Haverá festa o Fontelo: do Académico, do Cova da Piedade ou de ambos

Ora, olhando mais abaixo, ainda há quem possa salvar-se da queda imediata. O 18º lugar, pertença no momento do Leixões, dá acesso à tal segunda oportunidade de manutenção no segundo campeonato nacional.

O Fafe é o clube que pode ultrapassar os de Matosinhos, mas tem pela frente um clube já mencionado: o Desp. Aves. Devido a ter vantagem no confronto direto, o Fafe tem «apenas» de igualar a pontuação do Leixões.

Aqui há leoas quase a rugir

Enquanto o Campeonato de Portugal espera pelo playoff de subida e pela atribuição do título, sábado haverá outro campeão nacional. O futebol feminino vive tempos bons em Portugal e o campeonato mostrou duas equipas poderosíssimas: Sporting e Sp. Braga.

Se as minhotas têm um registo de 132 golos de diferença, ou seja, 135 marcados e apenas três sofridos, as leoas têm números igualmente impressionantes (115-9) mais um: lideram com mais três pontos.

Duas equipas estrondosas, mas só uma pode ser campeã

Um empate no terreno do Boavista serve para o Sporting sagrar-se campeão nacional no futebol feminino português e só uma derrota, aliada a triunfo bracarense no Estoril, evitará as celebrações verdes e brancas.

O champanhe está no congelador para as leoas, e há muito mais para ser agitado pelo país fora, durante o fim de semana, conforme se viu.