O Feirense assegurou neste sábado a subida à Liga, ao empatar na visita ao também promovido D. Chaves (1-1) na 46ª e penúltima jornada da II Liga.

Portimonense e Freamunde, que partiam para a ronda com hipóteses de subir, não conseguiram vencer. Os algarvios ficaram a zero na visita ao Varzim, o Freamunde foi goleado pelo Benfica B (5-0), que corria risco de descida mas acaba por se manter na segunda competição profissional.

Depois de uma última jornada muito intensa na luta pela manutenção, descem Mafra, Atlético e Farense, além de Oriental e Oliveirense, que já tinham o destino traçado.

O Leixões evitou a descida com uma vitória arrancada a ferros na visita à Oliveirense. O Ac. Viseu, que também corria ainda risco de descida, venceu o Sp. Covilhã e também se salva.

Recorde aqui os jogos ao minuto e todas as contas sobre as decisões em direto.

O Feirense partia em vantagem na luta pela subida e reforçou a candidatura marcando primeiro em Chaves logo aos 14 minutos, golo de Porcellis. Os homens da casa, que tinham assegurado a promoção na semana anterior, em Portimão, empataram pouco depois, por Barry, aos 18m. O resultado servia ainda assim ao Feirense e assim se manteve até final, sem que o Portimonense, na Póvoa, conseguisse marcar o golo que faria toda a diferença.

O Freamunde, a outra equipa com hipóteses de subida, cedo viu as hipóteses complicarem-se na visita a um Benfica B em risco. Dois golos de Gonçalo Guedes na primeira parte, ambos de penálti e num dos lances a envolver a expulsão de Ivan Perez, deram aos encarnados uma vantagem que os visitantes não conseguiriam ultrapassar.

O Benfica B aproveitou a segunda parte para construir uma goleada e beneficiar dos outros resultados para evitar a descida. Salvou-se também um histórico, o Leixões, com muita alma: marcou frente à Oliveirense, sofreu empate e ainda teve coração para marcar de novo, um golo de Slim aos 86 minutos que representou a manutenção.

O Farense, que tinha perdido dois pontos na secretaria nesta Liga por utilização irregular de Harramiz, cedido pelo Benfica B, ainda venceu, com dois golos nos minutos finais, na visita ao Gil Vicente. Mas esse 3-2 não chegou e é a primeira equipa abaixo da linha de água. Tem a companhia do Mafra, que se ficou por um empate a um golo na visita ao D. Aves, num jogo que teve uma expulsão para cada lado, e do Atlético, outro histórico a descer, depois de ter acabado por perder por 2-3 na receção ao Oriental.

Resultados e classificação final da II Liga