Deco anunciou, nesta segunda-feira, a um dia do 36º aniversário, que vai colocar um ponto final na carreira de jogador, embora o contrato com o Fluminense fosse válido até ao final do ano.

«É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional. Os últimos minutos na quarta-feira pelo Fluminense foram os últimos dos 17 anos dentro de campo como jogador de futebol. Gostaria muito de continuar até o final deste Brasileiro e ajudar a colocar a equipe novamente na Libertadores, mas não estou conseguindo. Quero agradecer ao Fluminense, ao Celso Barros (presidente do patrocinador do Fluminense) e todos que trabalharam comigo nestes três anos e me deram a oportunidade de jogar no futebol brasileiro. Mais do que isso, pude participar e ajudar a conquistar dois títulos Brasileiros e mais o Campeonato Carioca. Fui muito feliz neste período no clube. Gostaria muito de ter ajudado muito mais o Fluminense, mas o meu corpo não me permitiu. Deixo claro que me dediquei, esforcei e muitos me apoiaram para que eu seguisse até o final de ano. Fisicamente poderia jogar, mas os meus músculos não suportam mais. Obrigado a todos e pela confiança e carinho», anunciou o jogador, através da assessoria de imprensa.

Nascido em São Bernardo do Campo, Anderson Luís de Souza chegou a Portugal em 1997, para representar o Benfica, mas andou emprestado ao Alverca e ao Salgueiros. Sem oportunidades na Luz rumou ao FC Porto, onde conquistou três Campeonatos, três Taças de Portugal, duas Supertaças, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Taça Intercontinental.

Em 2004 mudou-se para o Barcelona, onde conquistou dois títulos de campeão espanhol, duas Supertaças e o segundo título de campeão europeu.

Em 2008 mudou-se para o Chelsea, para juntar ao currículo mais quatro títulos: um campeonato, duas FA CUP e uma supertaça.

Foi ainda campeão brasileiro pelo Fluminense, o seu último clube, com o qual conquistou também um Campeonato Carioca e uma Taça Guanabara.

Embora tenha nascido no Brasil, Deco naturalizou-se português e representou a seleção lusa entre 2003 e 2010, somando 75 internacionalizações.