Deco espera uma vitória do Barcelona diante do Real Madrid nas meias-finais da Liga dos Campeões, mas alerta para a experiência do treinador português José Mourinho na competição e a capacidade que tem para motivar os jogadores para os grandes confrontos.

«Pep ganhou muitos títulos, mas Mourinho tem mais experiência neste tipo de situações. Neste sentido, pode partir em vantagem, mas não será decisivo. As duas equipas vão jogar ao seu estilo e a vitória pode ir para qualquer um. Pelo meu passado, espero que o Barça ganhe e vá à final», atirou o antigo jogador do Barcelona em entrevista ao jornal espanhol «AS».

O luso-brasileiro conhece bem a vontade de ganhar de José Mourinho, já que trabalhou com o técnico português no F.C. Porto durante duas época e meia. «Não é o que diz, mas como diz. É um treinador que tem muita confiança na equipa e consegue transmiti-la. Convence-te que podes ganhar. É um vencedor. É o melhor a potenciar jogadores e a construir equipas em torno dos seus pontos fortes. Tenho um grande respeito por ele, sempre me ajudou», lembra.

«Mou trouxe uma mentalidade distinta. Com ele, sentimos que podemos enfrentar qualquer um. Antes, na Europa, tínhamos sempre dificuldades, mas ele deu-nos muita confiança», disse o médio, que recorda a equipa do F.C. Porto que conquistou com Mourinho a antiga Taça UEFA, em 2003, e a Liga dos Campeões, em 2004.

Deco ainda considerou que após ganhar duas Ligas espanholas e uma Liga dos Campeões pelo Barcelona é inadmissível dizer que saiu do clube pela porta pequena. «Nem eu, nem o Ronaldinho, nem o Eto`o saímos pela porta de trás. Depois de ganhar tanto, ninguém sai pela porta de trás», rematou.