O relatório técnico da UEFA sobre a Liga dos Campeões 2003/04 conclui que o sucesso desportivo de uma equipa deve cada vez mais aos níveis físicos e à força mental dos seus jogadores, características que, a avaliar por alguns resultados já divulgados, se aplicam em pleno ao anterior plantel do F.C. Porto, actual campeão europeu.
«Não há dúvidas de que os jogos da Liga dos Campeões são disputados com uma intensidade e ritmo que exigem níveis máximos de condição física», diz o relatório, cujos factos e números destacam o desempenho de Deco, actualmente no Barcelona, no grande duelo da 2ª mão dos oitavos-de-final da Liga «milionária» que opôs os «dragões» ao Manchester United.
O relatório da UEFA revela, por exemplo, que, no Estádio de Old Trafford, em Manchester, o camisola 10 do F.C. Porto, na altura às ordens de José Mourinho, correu nada mais nada menos que 12,983 metros até ao apito final do russo Valentin Ivanov. Deco foi então o jogador que mais correu sobre o relvado da equipa inglesa. A partida terminou empatada, 1-1, com um golo de Costinha, apontado aos 89 minutos.
No Manchester United-F.C. Porto, os jogadores que mais se aproximaram de Deco foram Nicky Butt, que correu 12, 445 metros e o médio portista Maniche, com 12,214 metros percorridos.
Os técnicos que elaboraram o relatório concluíram ainda que a combinação de velocidade e técnica, não apenas em acção mas também em pensamento, são elementos absolutamente fundamentais para se vencerem jogos ao mais alto nível. Por outro lado, «cada passe executado com força a menos é um convite para uma intercepção e um contra-ataque. A circulação de bola atingiu uma velocidade que exige cada vez mais capacidade técnica ao jogador que a recebe», refere o relatório.