Para Deco é impossível comparar Messi e Cristiano Ronaldo porque são jogadores com estilos diferentes. Messi deve ser comparado com Maradona e Cristiano Ronaldo com Ronaldo, o brasileiro.

«Quando se compara Messi com Cristiano escolhe-se por gosto, por estética. Leo é qualidade e magia pura; Cristiano é potência. Por isso, para mim não são comparáveis. Jogam de forma totalmente diferente», afirmou o luso-brasileiro.

Numa longa entrevista ao jornal espanhol Mundo Deportivo, Deco considera que os dois craques «tapam jogadores enormes como Iniesta, Ibrahimovic e Ribéry». O Mágico não poupou elogios a Iniesta, que afirma ser «fenomenal».

«Quando penso nele (Iniesta) só me lembro de outro jogador parecido: Zidane. Para todos nós que estamos dentro do futebol, o Andrés é brutal. Ele merece uma Bola de Ouro mas o problema dele são Messi e Cristiano Ronaldo», destacou.

Sobre Neymar, Deco explicou que «tem potencial para chegar ao nível deles, mas o caminho para lá chegar é longo».

Na entrevista, o internacional português recordou as épocas em que foi orientado por José Mourinho, no FC Porto e deixou elogios ao técnico português.

«O tempo que trabalhei com Mourinho foi incrível. Aprendi muito com ele. Estrategicamente, é o melhor do mundo e convence os jogadores que é possível derrotar os adversários seguindo um determinado plano de jogo», afirmou.

Deco falou ainda dos tempos em que Scolari foi selecionador português, garantindo que «ele convence com a palavra e faz os jogadores acreditarem que é possível atingir os objetivos».

O luso-brasileiro terminou a carreira no final de agosto e admite que apesar do seu futuro passar pelo futebol, não pretende tornar-se treinador por ser «uma vida muito intensa» que lhe retiraria tempo para passar com o