As baixas de Piccini, Mathieu e Fábio Coentrão obrigaram Jorge Jesus a apostar numa defesa inédita no Sporting-Moreirense.

Apesar do improviso, com Battaglia e Acuña a alinharem nas laterais e André Pinto a fazer parelha com Coates no eixo defensivo, os leões somaram o sétimo jogo consecutivo para a Liga sem sofrer golos em casa.

Alvalade não vê qualquer golo de uma equipa adversária em partidas para o campeonato desde 5 de novembro: há 115 dias na receção ao Sp. Braga (2-2) para a 11.ª jornada. Desde então, o saldo de golos é de 15-0 e seis vitórias e um empate diante do FC Porto, faz agora precisamente uma volta.

O registo defensivo da equipa de Jorge Jesus em jogos caseiros é o melhor entre as 18 equipas da Liga: apenas quatro golos sofridos por Rui Patrício em 13 jogos, menos um do que o Benfica, que tem, no entanto, menos duas partidas realizadas enquanto visitado.

Na época passada, os leões concluíram o 13.º jogo do campeonato em Alvalade com nove golos sofridos, mais do dobro do registo apresentado até agora. Ainda assim, melhor do que na primeira época de Jesus ao serviço dos leões – com dez golos consentidos em casa no mesmo número de jogos.

A solidez defensiva em Alvalade vale para já ao Sporting a condição de segunda equipa menos batida do campeonato com 14 golos sofridos, mais dois do que o FC Porto que, curiosamente, sofre menos golos fora (5) do que em casa (7). Este registo é o melhor das três épocas sob o comando de Jorge Jesus, a par da marca obtida na primeira época, altura em que os leões tinham também 14 golos sofridos ao cabo das mesmas 24 jornadas.