O triunfo do argentino Juan Martín del Potro no Estoril Open, no domingo, permitiu ao tenista sul-americano aproximar-se do Top-10 do ranking ATP.
Del Potro, que triunfou no torneio português pelo segundo ano consecutivo, após derrotar na final o francês Richard Gasquet, subiu à 11ª posição, por troca com o gaulês Gilles Simon.
O top-10 do ténis mundial continua a ser liderado por Novak Djokovic. O sérvio tem mais de doze mil pontos e uma margem confortável para encarar os próximos torneios, em Madrid e Roma, com maior tranquilidade. Os seus maiores rivais são o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer, 2º e 3º classificados do ranking, respetivamente.
O português, Rui Machado, eliminado na segunda ronda do Estoril Open por Del Potro, continua a ser o luso mais bem cotado, na 87ª posição, tendo subido três lugares. Frederico Gil, que foi eliminado logo no encontro inicial, ocupa a 110ª posição, enquanto João Sousa subiu 12 lugares, para o 128º lugar, depois de ter chegado aos quartos de final da prova portuguesa.
Já em relação ao ranking feminino, WTA, a polaca Agnieszka Radwanska ultrapassou a checa Petra Kvitova e ocupa agora o 3º lugar na classificação semanal do ténis mundial.
A troca de posições entre Radwanska e Kvitova foi a única mudança relevante no ranking WTA. A tabela continua a ser liderada pela bielorrussa Victoria Azarenka, seguida da russa Maria Sharapova.
No que diz respeito às portuguesas, Michelle Larcher de Brito é a melhor tenista lusa, na posição 144. Maria João Koehler, que chegou à segunda ronda no Estorial, subiu 15 lugares, ocupando agora o 212º posto.