O dérbi tem mais de cem anos de história, milhões de adeptos e muitas circunstâncias que o rodeiam. Há o fator casa, há o momento melhor ou pior, lesões, castigos. E a classificação.

O dérbi de domingo começa com o Benfica na liderança e o Sporting a poder ultrapassá-lo e chegar ao primeiro lugar isolado sem depender de ninguém. Foi por esse prisma que o Maisfutebol partiu e descobriu que em situações idênticas, e a primeira foi há 80 anos, o Sporting nunca conseguiu ultrapassar o Benfica, enquanto o contrário já sucedeu.

Estamos a falar do dérbi mano a mano para a liderança. Por exemplo, em 2004/05, o FC Porto era líder quando, na primeira volta, se jogou o Sporting-Benfica (2-1).  O leão passou para a liderança no sábado e o empate portista com o Rio Ave fez da equipa de José Peseiro líder isolada.

No entanto, aí havia uma terceira parte a condicionar o dérbi, algo que não sucede agora. Ou seja, aborda-se aqui os casos em que uma vitória de Benfica ou Sporting no dérbi, fora ou em casa, valiam a certeza de ser líder sozinho à entrada para a jornada.

E quando esteve à frente, nessa ocasião, a águia nunca deixou a fugir a liderança. Ou visto pelo outro lado, o Sporting nunca ultrapassou o rival quando a luta para o primeiro lugar era apenas de um para um.

A primeira vez que o dérbi garantia o primeiro posto do campeonato, isolado, aconteceu há 80 anos! E foi logo a valer título em 1935/36. Sporting e Benfica estavam no topo e igualados a uma jornada do fim. No Campo das Amoreiras, os encarnados venceram por 3-1, ficaram sozinhos e festejaram o campeonato no Campo do Bessa, com um 2-2 frente ao Boavista.

A última, como se sabe, foi na época passada, com o Benfica a derrotar o Sporting em Alvalade, a ultrapassar o leão e a chegar ao tricampeonato. A águia já conseguiu virar a classificação a favor por três vezes, mas nem sempre chegou ao título. Em 1940/41, passou para a frente dos verdes e brancos num dérbi em casa do rival. Era apenas a quarta jornada e o Sporting sagrar-se-ia campeão nacional no final.

Na segunda volta da época passada, o Benfica ultrapassou o Sporting no dérbi. Foi a quarta vez que isso sucedeu quando o jogo valia ser líder isolado

Passemos ao resumo, porém. Como se disse, em 15 ocasiões uma vitória no dérbi valia a liderança isolada, sem depender de outros antes da jornada começar.

Dessas 15, o Benfica começou o jogo como líder em 4. Nunca perdeu.

O Sporting iniciou o dérbi no primeiro lugar em cinco ocasiões. Perdeu três, ou seja, o número de vezes que o rival o conseguiu ultrapassar. Venceu nas outras duas ocasiões.

Leões e águias também já chegaram ao dérbi empatados na liderança e sem ninguém ao lado. Sucedeu em meia dúzia de ocasiões. E também aí, a estatística é favorável ao Benfica: venceu cinco vezes. A outra deu empate e os dois clubes de Lisboa foram alcançados pelo FC Porto (assinalado a azul, no quadro abaixo, as vezes que uma terceira equipa podia ter igualado a liderança se o dérbi terminasse empatado). Curiosamente, dos 16 jogos, é o único que terminou 0-0. E também a única vez que Benfica ou Sporting não venceram o campeonato. 

A estatística vale o que vale. Mas um empate ou uma vitória das águias será apenas o repetir das consequências que a situação apresenta. Já para o Sporting será inédito.