[artigo publicado originalmente às 22h54]

Luisão deve mesmo falhar o dérbi com o Sporting. O capitão do Benfica enfrenta uma paragem entre três a quatro semanas, depois de se ter lesionado na quarta-feira, na Taça de Portugal, frente ao Rio Ave.

O central sofreu uma lesão muscular na coxa direita, realizou exames nesta sexta-feira e embora a situação esteja ainda a ser monotorizada, o cenário mais provável é o de paragem entre três a quatro semanas.

Ora, o dérbi é a 3 de janeiro, precisamente nesse período, o que retira o capitão do jogo com o Sporting.

Para além do importante encontro com os leões, Luisão falha desde logo o encontro com o Tondela, deste domingo, e ainda o Portimonense para a Taça da Liga, o Vitória de Setúbal, para a mesma competição, e depois o Moreirense, logo a seguir ao dérbi.

O jogo seguinte, em jornada agendada para 14 de janeiro, ou seja, daqui a um mês, é a deslocação ao terreno do Sp. Braga. 

O Benfica só comunica oficialmente o boletim clínico no dia em que sai a convocatória da equipa, o que acontecerá neste sábado, antes da visita a Tondela. Embora não seja expectável que a informação tenha o tempo de paragem de Luisão, ela deverá confirmar que tipo de lesão sofreu o defesa. Um tema que o treinador Rui Vitória pode também abordar em conferência de imprensa, marcada para as 16h30 deste sábado, na Luz.

O técnico das águias está, também, pendente da evolução de Rúben Dias, defesa que foi operado a uma apêndicite aguda e cuja disponibilidade ainda é incerta. Ou seja, Rui Vitória tem neste momento dois centrais aptos para Tondela: Jardel e Lisandro López.