[artigo original: 02-12-2017 20:48]

O FC Porto quebra, com dois empates sucessivos – três, se somarmos o Besiktas –, um ritmo que estava a ser verdadeiramente impressionante.

Perde a liderança isolada – divide-a agora com o Sporting – e a oportunidade de voltar a deixar o Benfica bem longe.

Claro que o triunfo não teria sido definitivo em qualquer tipo de conta para o título, mas poderia traduzir-se, no mínimo, por uma afirmação clara da superioridade portista sobre o campeão no primeiro embate entre ambos e, eventualmente, novo golpe, capaz de reacender dúvidas que a equipa de Rui Vitória já teve (ou ainda tem) esta temporada.

O futebol que jogou, apesar de ter estado um pouco distante do que já mostrou este ano, foi mais positivo que o do Benfica e a justificar outro resultado, mas também é verdade que daqui a algumas semanas apenas o resultado persistirá sobre o que aconteceu em campo.

No caso dos encarnados, as quatro ou cinco ocasiões de golo criadas pelo adversário serão esquecidas à primeira oportunidade. O que interessará a Rui Vitória e jogadores será o facto de ter saído vivo do Dragão, quando, segundo o próprio, já se encarregavam de enterrar a equipa. E, com isso, motivar o grupo para o que aí vem.

Em vez de criar a dúvida, Sérgio Conceição terá agora de evitar que esta se instale no seu próprio grupo.

Será importante, primeiro, que a equipa não se refugie em explicações sobre algo que não controla, mas sim sobre os erros que cometeu.

Marega, individualmente, e pelo que significa na estratégia portista, terá de ser alvo de atenção especial. Um certo diluir de intensidade nesta fase da temporada também serão certamente motivos de análise.

O mal do FC Porto, que justifica este desce, é que jogar em casa e com uma oportunidade de ouro de fazer exatamente o contrário deixa a Liga ainda mais equilibrada. Um sinal evidente de que é preciso voltar a arrepiar caminho.

Vem aí o Mónaco, e será importante vencer para depender apenas de si para estar nos oitavos de final da Liga dos Campeões. O momento pede que os níveis voltem a subir.