Aos 58 minutos do Boavista-Chaves, o treinador dos flavienses, Jorge Simão, esgotou as cartadas com uma dupla substituição. Foi ao banco e apontou para Willian e Hamdou Elhouni, avançado líbio contratado em junho pelo Benfica ao Santa Clara e emprestado menos de um mês depois ao clube transmontano.

O jogador, de 22 anos, revolucionou um jogo que até àquele momento estava a pender para a equipa da casa. Aos 71 minutos, arrancou da zona do meio-campo em velocidade e, já perto da área desferiu um remate colocado de pé esquerdo. Hamdou Elhouni.

Já na reta final do encontro, e novamente com a equipa de Jorge Simão em desvantagem no marcador, serviu Perdigão, que empatou a partida e levou um ponto para Trás-os-Montes.

Pelo (muito) que fez em pouco mais de meia hora, Hamdou Elhouni foi eleito A FIGURA do jogo. «Revelou-se um verdadeiro quebra-cabeças para a defesa do Boavista. (…) Meia hora em campo, mas um jogão», sentenciou o Maisfutebol.

Fã de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, Hamdou Elhouni chegou a Portugal no verão de 2015 pela porta do V. Setúbal. Com ele chegou ao clube outro líbio: Mohamed El Gadi. Elhouni foi apresentado pelos sadinos como «o mais jovem promissor da Líbia», ele que tinha feito parte da seleção que venceu a CHAN’2014, uma espécie de Taça das Nações Africanas mas na qual só podem participar jogador africanos que estejam vinculado a equipas de África.

Tal como El Gadi, Hamdou Elhouni assinou contrato por duas temporadas, mas não chegou a estrear-se pelo conjunto de Setúbal, então orientado por Quim Machado. Atrasos no envio dos certificados internacionais necessários à inscrição dos jogadores na Liga acabaram por redundar na saída dos jogadores contratados ao Al Ahli Trípoli, o segundo clube mais titulado da Líbia.

Em dezembro, rumaram ao Santa Clara para um período experimental. «Se apresentarem qualidade e condições de poderem integrar o nosso projeto desportivo ficarão no plantel», disse à Lusa o diretor desportivo dos açorianos. Ficaram os dois, mas Elhouni deu-se melhor.

Pela equipa da ilha de São Miguel estreou-se em março, cumpriu 15 jogos (11 deles como titular) e apontou três golos.

Em junho foi anunciado como reforço do Benfica. Ou melhor, anunciou-se quando publicou nas redes sociais uma fotografia ao lado de Luís Filipe Vieira.

Agora, ao serviço do Desportivo de Chaves, a tal promessa do futebol líbio começa a dar nas vistas. Um ano e quatro clubes depois de ter aterrado em Portugal pela porta do V. Setúbal.