A Copa América Centenário arrancou com uma vitória da Colômbia sobre os Estados Unidos (2-0), seleção anfitriã da prova, que tem transmissão pela TVI.

Em Santa Clara, Califórnia, os cafeteros adiantaram-se no marcador logo aos oito minutos, com Edwin Cardona a cobrar um canto do lado direito e Zapata a surgir na marca de penálti, para a conclusão de pé direito.

E foi exatamente da marca de onze metros que saiu o segundo golo colombiano, ainda antes do intervalo, com o árbitro a assinalar mão na bola de Yedlin, após cruzamento de Farid Díaz. Chamado à conversão, o ex-portista James Rodríguez, agora no Real Madrid, não desperdiçou (42m).

A seleção anfitriã respondeu já na etapa complementar, em dois lances de bola parada: primeiro um cabeceamento de Cameron, na sequência de um canto, que Sebástian Pérez cortou quase em cima da linha de baliza (59m), e um livre direto de Dempsey, que Ospina defendeu com excelente voo.

Em todo o caso a melhor ocasião da segunda parte até foi da Colômbia, com Bacca a entrar isolado na área, pela esquerda, mas a acertar na barra (77m).

Neste domingo, Costa Rica e Paraguai encontram-se em campo para mais um jogo do Grupo A, em Orlando, na Flórida (22h). Na próxima terça, os EUA enfrentam a Costa Rica, enquanto a Colômbia entrará em campo com o Paraguai no mesmo dia.