James Vowles acredita que os novos compostos do pneus da Pirelli para o Mundial 2018 de Fórmula 1 vão proporcionar mas ultrapassagens nas corridas, bem como mais paragens nas boxes.

A fornecedora italiana da F1 já tinha adiantado que o novo composto hipermacio – também haverá um novo superduro – iria melhorar os tempos. O diretor de estratégia da Mercedes confirma as perspetivas: “Estes pneus são mais macios, o que significa mais degradação, mais queda nos tempos por volta e mais paragens exigidas.”

“No ano passado, quando se apanhava um adversário, não baixava muito o tempo devido aos pneus. Em áreas onde é preciso ultrapassar – zonas de travagem e de tração – não havia um grande diferenciador. Em 2018 vamos ter mais diferenciadores e vai gerar mais ultrapassagens”, afirmou Vowles citado pelo «Crash.net».

O responsável da equipa campeã do mundo ainda não sabe “nesta fase do calendário” quanto tempo vai ser ganho, mas já prevê várias alterações na estratégia: “A minha opinião pessoal é que veremos mais paragens nas boxes, um pouco mais de ultrapassagens do que no ano passado e os carros a perderem bastante performance quando tentarem manter um pneu [em pista sem ir trocar à box].”