«Portugal está perto de fazer história». Esta é a previsão de Ilídio Vale, treinador português responsável pela selecção nacional que disputa o Mundial Sub-20, na Colômbia.

Em declarações à Lusa, Ilídio Vale desejou que toda a gente «rcupere bem», até porque já sabe que não poderá contar com Saná, castigado pela FIFA.

Apesar de reconhecer que à partida para o Campeonato do Mundo estar na final «não era o sonho inicial», agora todos só pensam em ganhar a meia-final de quarta-feira e estar na decisão. «Estamos entre as melhores quatro equipas deste Mundial que poderão ambicionar a ser campeãs do Mundo, nós somos um delas», afirmou.

Ainda no rescaldo da vitória sobre a Argentina, Ilídio Vale salientou a atitude inteligente da equipa, perante uma adversário forte, com bons jogdores e muito talento. «Aquele jogo poderia ter sido uma final», afirmou. «O apuramento foi conseguido com inteira justiça», concluiu.

Portugal, presente pela oitava vez em Mundiais, chegou pela quarta vez às meias-finais da prova, depois das campanhas vitoriosas de Riade, em 1989, e Lisboa, em 1991, e do terceiro lugar no Qatar, em 1995.