Foi com uma história curta que se fechou um fim de semana com muita história no GP das Américas de MotoGP. Marc Márquez venceu uma corrida sem contestação saindo para o comando na primeira volta a rodando segundo a sua «Lei» no Circuito das Américas, em Austin.

Há seis anos que o COTA integra o calendário do MotoGP. Há seis anos que o espanhol da Honda faz o melhor tempo da Qualificação e ganha a corrida. Nem a penalização de três lugares na grelha de partida, que o remeteu para a segunda linha impediu Márquez de impor a sua lei do mais rápido na pista do Texas.

Maverick Viñales (Yamaha) não conseguiu segurar a pole-postion recebida pelo castigo do compatriota e Andrea Iannone (Suzuki) arrancou bem para assumir o comando. Mas também Márquez partiu bem para o segundo lugar. E, ainda na primeira volta, o campeão do mundo tomou o comando da corrida. E preparou-se para descolar dos restantes.

A luta pelas posições ficou guardada para os lugares atrás do líder – cada vez mais rápido e distante. Viñales conseguiu chegar à segunda posição recuperando em relação a Iannone. Mas Valentino Rossi (Yamaha) não conseguiu melhorar em relação à quarta posição...

Na batalha pelo quinto lugar, Cal Crutchlow tirou a fava ao cair no erro maior que teve nesta disputa. E, a partir daí, na cauda da corrida ficou com o primeiro lugar do Mundial entregue. Quem o recebeu foi Andrea Dovizioso com o piloto da Ducati a bater Johann Zarco (Tech 3 Yamaha) na luta pelo quinto lugar para ser o novo líder do MotoGP. Para o francês ficou a consolação de ficar igualado com o inglês da LCR Honda no campeonato dos independentes.

E para fechar as contas, o campeão do mundo Márquez ganhou sem qualquer contestação a primeira corrida da época – que foi a 93 do #93 da grelha – e subiu à vice-liderança do Mundial comandado pelo vice-campeão Dovizioso.

Classificação do GP das Américas de MotoGP:

Classificação do Mundial de MotoGP:

1. Andrea Dovizioso (Ducati), 46 pontos

2. Marc Márquez (honda), 45

3. Maverick Viñales, 41

4. Cal Crutchlow (LCR Honda), 38

5. Johann Zarco (Tech 3 Yamaha), 38

6. Andrea Iannone (Sukuki), 31

7. Valentino Rossi 8Yamaha), 29

...

O filme da corrida.