DESTINO: 90's é uma rubrica do Maisfutebol: recupera personagens e memórias dessa década marcante do futebol. Viagens carregadas de nostalgia e saudosismo, sempre com bom humor e imagens inesquecíveis. DESTINO: 90's.

BAMBO: Boavista (1992 a 1994), União Leiria (1994 a 1995), Estrela Amadora (1995/96) e Farense (1996/97), entre outros.

A carreira de Bambo reservou as maiores alegrias para a fase de adolescência, quando foi a referência ofensiva das seleções jovens de Portugal. Internacional entre os sub-16 e os sub-21, o antigo jogador não encontrou continuidade nos clubes por onde passou e terminou a carreira em 2000/01, no Grenoble de França.

Sobrou tempo para explorar outro grande amor da sua vida: a moda. Um carinho que vem do berço, uma forma de homenagem à mãe que partiu demasiado cedo.

Por estes dias, em Leeds, aquele que era conhecido como Bambo prepara o lançamento da sua coleção de roupa sob a marca LC – Luís Cassamá. Para homens com estilo, garante ao Maisfutebol.

«Foi algo que veio desde muito novo. Pelo que me dizem eu já ajudava a minha mãe, que era costureira, se bem que não me lembro. Ela faleceu quando eu tinha 6 ou 7 anos. Sempre gostei muito de moda e estou contente por dar agora este passo.»

Luís Cassamá – deixemos o nome futebolístico de lado – virou-se rapidamente para o vestuário. Quando parou de jogar, em Grenoble, foi trabalhar para uma loja de roupa. Era um sinal.

«Os meus dois amores sempre foram o futebol e a moda. Fiquei cinco anos em Grenoble, estive a trabalhar na loja de roupa, e depois vim para Leeds, onde tenho uma irmã. Foi onde conheci a minha mulher, que trabalha na área da moda, e abrimos uma loja de arranjos e roupa por medida.»



Aos 40 anos, o antigo jogador idealiza e veste peças de requinte. Em breve, promete apresentar a sua coleção.

«Eu idealizo, escolho os materiais e a minha mulher desenha, pois tem formação na área. Por agora, eu sou o espelho da minha marca, uso os modelos que vou criando e o feedback das pessoas nos eventos tem sido excelente. Já me conhecem por aqui.

Luís, outrora Bambo, promete viajar pelo mundo para divulgar as suas criações e tem um sonho relacionado com a seleção portuguesa.

«Vai ser tudo vendido pela internet. Serão fatos, gravatas, casacos, sobretudos. Tudo roupa de homem e para usar em momentos especiais, de 'red carpet'. Depois de lançar a coleção, a 25 de outubro, vou aproveitar os meus contactos no futebol. Seria excelente ver o Rui Costa no Benfica com um fato meu, ou o Pedro Henriques na SportTV, o Petit no Boavista. Mas o meu grande sonho é, pode anotar, vestir a seleção portuguesa. Vou fazer por isso.»

Está lançado o desafio. O futebol português fica à espera da coleção de Luís Cassamá.