Que faz Luisão nas folgas, quando não está a treinar ou a jogar, às ordens de Jorge Jesus? É simples: pergunte-lhe. Ou passe pelo Twitter.

Pode ser que Luisão esteja no golfe.


A passear com a família no Oceanário.


Ou a passear com outra parte da família em Lisboa.


«Patrão» no Benfica, em Portugal há dez anos, Luisão utiliza a conta de Twitter para partilhar alguns momentos fora dos relvados, dizer-nos que música está a ouvir ou simplesmente continuar a ser capitão, como nesta mensagem enviada a Sílvio, pouco depois da lesão. Curiosamente, um lance em que participou de forma involuntária.


Figura importante no clube. Luisão demonstra no Twitter um conhecimento profundo sobre como deve comportar-se um profissional de futebol nas redes sociais. Um pouco como no campo, as entradas são quase sempre no tempo certo e eficazes. Permitem perceber que Luisão é particularmente atento ao que se passa no clube. Este tweet é um exemplo disso.



O Twitter é uma rede social muito utilizada por desportistas, um pouco por todo o mundo. Em Portugal começa a ter uma dimensão apreciável, embora ainda muito distante do Facebok. No feed do defesa central do Benfica é possível encontrar diversos retweets de mensagens escritas por fãs. 

O contacto sem intermediários, permitido pelo Twitter, ajuda a formar a imagem dos ídolos. Funciona como complemento do que demonstram no campo e nas declarações, cada vez mais raras e controladas, aos media. Por vezes, como neste exemplo, algo que começa no Twitter pode chegar a um estádio de futebol. E regressar ao Twitter. Pelo meio, é ampliado por um media tradicional.



Na verdade, hoje em dia tudo isto roda muito depressa e chega a ser complicado identificar com precisão que é exatamente o produtor do conteúdo. Outros jogadores da Liga portuguesa (mais ou menos) ativos no Twitter.

Salvio 
Artur Moraes (nem por isso muito ativo, mas com um ou outro tweet que foi notícia, como este).


Quaresma (embora por vezes seja difícil reagir quando as coisas não saem bem...)


O extremo portista está também disponível no Instagram.
Quintero
Mangala 
Defour 
Marcos Rojo  
Eric Dier, sorridente para a fotografia


Diego Capel. A 10 de abril, dia do Sevilha-FC Porto, não escondendo preferências.