Uma das grandes vantagens da internet é permitir que todos falem com todos.

A maior parte das vozes nunca encontra eco significativo. Páginas de Facebook com poucos gostos, contas de Twitter com escassas dezenas de seguidores ou blogues que só a família lê.

Mas de vez em quando há pessoas que realmente conseguem fazer a diferença. (e não estou a pensar no senhor da foto, apesar de o site existir mesmo...)

Tudo sobre as competições europeias

Bert Kassies é um holandês que trabalha na indústria aeroespacial, a 100 quilómetros de Amesterdão.

Segundo contou a um jornal escocês,em 1985 interessou-se pelo Ranking UEFA. Decidiu fazer um programa de computador para responder às dúvidas. Sem internet, tudo não passava de um hobby.

Quando o dial-up chegou lá a casa, Bert construiu um site. E saiu do anonimato. Se experimentar escrever Ranking UEFA no Google perceberá o que quero dizer.

O facto de estar tão bem colocado no mais utilizado motor de busca explica muita coisa. Mas o essencial é a qualidade do trabalho que faz. Se ainda não conhece, o caminho é este. Guarde nos favoritos. (basta olhar para o site para percebermos que se trata de um «engenheiro», não de um «designer», mas o que interessa está lá)

Na redação do Maisfutebol, «o Bert» é um tipo popular há muitos anos, sobretudo em noites europeias. Já houve alturas em que duvidámos, gastámos horas a tentar provar que se enganara. Não me lembro de um dia em que isso de facto fosse verdade.

Para quem gosta de rankings, este também é um bom ponto de passagem.

Análise tática

«Zonalmarking» é um site que nasceu para isto, segundo a própria bio: « ZM was set up in January 2010 to provide comment and discussion on tactics in modern football».

O autor escreve quando pode e está bem assim, Há longos períodos em que, percebe-se, tem mais para fazer. Outros, como durante o Mundial 2014, são de intensa produção. Segundo ele próprio, uma das inspirações foi este livro. Já li e de facto vale a pena.

Não vale a pena perder muito tempo com mais descrições. Passe por lá.

Um pouco na mesma onda está o português Lateral Esquerdo, que sustenta a predominância do cérebro sobre o físico.

Há posts sobre jogadores, equipas e jogos

Os autores são grandes figuras do futebol: internacional Roberto Baggio, Paolo Maldini e Dennis Bergkamp. Há um mail para falar com eles. Os autores ajudam-no a compreender o futebol, com o distanciamento de quem se interessa muito pelo jogo e pouco por clubes e emblemas.

Por falar em grandes jogadores que já passaram, isto. Por falar em história, esta conta de Twitter.

Todos estes links têm em comum a qualidade e a paixão pelo futebol.

Nas redes sociais, esse grande café da esquina, o conteúdo raramente é de grande profundidade. Mas por vezes é ali que encontramos a reação rápida que acrescenta um ponto à história. Como a seguir ao Dinamarca-Portugal da última terça-feira. A foto, recuperada e colocada a circular pouco depois de Cristiano Ronaldo ter confessado que tinha saudades de jogar com Ricardo Quaresma, dizia bastante.