Autor: Ron Ulrich, jornalista da 11freunde.de

Tradução e edição: Vítor Hugo Alvarenga


Na sequência da Euro2012 Network, projeto delineado pelo Guardian que contou com o Maisfutebol como representante de Portugal, foi estabelecida uma parceria com jornais de Alemanha, Holanda e Dinamarca para troca de conteúdos durante a fase de grupos do Campeonato da Europa.

Conheça melhor a Euro2012 Network

Aqui fica o Diário da Alemanha:

Equipa

A decisão está tomada e Lahm jogará no lado esquerdo. «Mas, se olharem para o jogo de 2008 frente à Croácia, sabem que eu fui capaz de mudar de lado durante o jogo. Quero apenas dar o melhor pela equipa, sem pensar em que lado vou jogar». Boateng deve ser o escolhido para o lado direito mas Joachim Low admitiu que não gostiu de ler sobre o encontro do lateral com Gina-Lisa, uma modelo com má reputação no país, antes da partida para a Polónia. «Fiquei desapontado. Ele tem de me convencer que estará concentrado». Lars Bender é a alternativa.

Curiosidade

Como aconteceu em torneios anteriores, Joachim Low vai apostar com Hansi Flick que a Alemanha não irá marcar golos de bola parada. O selecionador aposta que não, o adjunto aposta que sim. «Vou aposta mas espero perder a aposta. É apenas uma tradição», explica Low. A aposta: duas garrafas de vinho.

Atmosfera

A equipa e os adeptos estão optimistas e relaxados. Joachim Low tem tentado controlar a expectativa deixando vários elogios a Portugal. «Eles são uma das melhores equipa do Mundo nas transições para o ataque. Têm uma técnica brilhante. Para nós, não é importante como jogaram contra a Turquia, mas sim como jogaram contra a Espanha.»

Citação

«Philipp Lahm é uma pessoa simpática. Podia até ser o porta-voz dos vegetarianos. Mas eu pergunto-me: podem as pessoas simpáticas vencer títulos?». Eis a curiosa tirada de um colunista no jornal alemão Bild.