Autor: Willem Vissers*

Tradução e edição: Nuno Travassos

Na sequência da Euro2012 Network, projeto delineado pelo Guardian que contou com o Maisfutebol como representante de Portugal, foi estabelecida uma parceria com jornais de Alemanha, Holanda e Dinamarca para troca de conteúdos durante a fase de grupos do Campeonato da Europa.

Conheça melhor a Euro2012 Network

Diário da Holanda:

A equipa:

A seleção holandesa viajou na manhã deste sábado para Kharkiv, pela terceira e última vez. Será um dos jogos mais estranhos dos últimos anos, pois calcula-se que 90 por cento dos adeptos holandeses estão certos da eliminação da «laranja» do Euro2012. A Holanda só derrotou Portugal uma vez, em 1991, e mesmo assim foi pela diferença mínima (1-0). Desta vez precisam de vencer 2-0 e esperar que a Alemanha conquiste mais três pontos frente à Dinamarca.

Curiosidade:

Os adeptos holandeses questionam os motivos pelos quais a Holanda nunca consegue derrotar Portugal. Eles pensam que tal se devem à forma implacável como defendem, aliada à técnica e velocidade dos avançados. Na memória de muitos está ainda o jogo do Mundial2006, que foi terrível, com o árbitro russo Valentin Ivanov a exibir dezasseis cartões amarelos e quatro vermelhos. Boulahrouz tirou Ronaldo do jogo, com um pontapé, e Maniche marcou.

Ambiente:

O ambiente na seleção holandesa é negativo, embora os jogadores digam que acreditam no milagre. O selecionador Bert van Marwijk provavelmente deixará o cargo se a Holanda for eliminada neste domingo. O técnico tem contrato até 2016, mas a federação decidiu avaliar a situação no final de cada grande competição.«Perdemos os dois primeiros jogos, por isso penso que teremos de fazer algumas mudanças na equipa», disse Van Marwijk.

Citação:

«Tensão? Não. Apenas a tensão normal de quem anda na estrada com 23 rapazes com altos níveis de testosterona». A frase pertence ao médio Nigel de Jong.

* Willem Vissers é jornalista do Volkskrant.