Autor: Willem Vissers jornalista do Volkskrant

Tradução e edição: Vítor Hugo Alvarenga


Na sequência da Euro2012 Network, projeto delineado pelo Guardian que contou com o Maisfutebol como representante de Portugal, foi estabelecida uma parceria com jornais de Alemanha, Holanda e Dinamarca para troca de conteúdos durante a fase de grupos do Campeonato da Europa.

Conheça melhor a Euro2012 Network

Aqui fica o Diário da Holanda:

Equipa

A seleção treinou à porta fechada e, depois da sessão de trabalho, houve uma conversa com a imprensa. «Chegou a altura de jogar futebol», disse Van Bommel. Aos 35 anos, o médio vai disputar o seu primeiro Campeonato da Europa! Ele fez a sua estreia pouco depois do Euro2000, estava lesionado em 2004 e não jogou enquanto Van Basten foi o selecionador. Agora, é o capitão de equipa.

Curiosidade

Joris Mathijsen parecia recuperado mas continua a sentir dores na sequência de uma lesão sofrida frente à Bulgária. Nesta altura, parece certo que Mathijsen não vai defrontar a Dinamarca. Aliás, se ele estiver em risco para os outros jogos da fase de grupos, irá regressar a casa e será chamado outro defesa para o seu lugar.

Atmosfera:

A equipa sente que a atmosfera é perfeita e que o momento de forma atambém. A seleção quer apenas entrar em campo e acredita que pode vencer o torneio, embora saiba que o grupo é bastante tudo. As principais dúvidas estão em torno de Mathijsen, que deve ser substituído por Vlaar se não recuperar, e o lado esquerdo da defesa. É certo que Van Marwijk está muito entusiasmado com Willems, mas o rapaz tem apenas 18 anos, é inexperiente e ainda comete erros algo básicos. Schaars é a alternativa.

Citação

Van Bommel ficou sensbilizado com a visita a Auschwitz na quarta-feira. «Aprendemos sobre isto na escola, mas é diferente ver o que aconteceu com os nossos próprios olhos. Os pormenores são terríveis.»