Portugal podia já ter conseguido o apuramento para o Euro 2016 na última jornada do seu Grupo I de qualificação para o Campeonato da Europa que terá França como país organizador. A seleção nacional cumpriu o seu papel de vencer na Albânia, mas, na altura, não dependia só de si. A Dinamarca precisava de perder na Arménia e o empate registado manteve três seleções na corrida pelo apuramento direto.

A segunda etapa desta corrida até França tem a meta na próxima quinta-feira, dia em que a equipa portuguesa defronta a Dinamarca, em Braga. E, neste «take 2» de um apuramento à beira de ser (já) conseguido, Portugal já depende apenas só do seu resultado. E basta-lhe apenas um ponto: a seleção nacional está apurada se empatar com a Dinamarca.

Os resultados de terceiros podem voltar a ter de ser tidos em contas. Mas, para isso, é preciso que o jogo de Braga termine com um triunfo dinamarquês. E, mesmo assim, o apuramento é possível já na quinta-feira. Em caso de derrota, porém, a Equipa das Quinas só conseguirá o apuramento se a Albânia perder em casa com a Sérvia.

Foi, portanto, a pensar só em si que a seleção portuguesa deu início nesta segunda-feira à «operação Dinamarca» que será concluída na quinta-feira. Os jogadores portugueses estão concentrados desde hoje em Braga. Estão também concentrados no apuramento já ao alcance. Estão ainda concentrados em consegui-lo não apenas com o empate que já o permite, mas, como frisam, com um triunfo perante os seus adeptos num estádio esgotado.

Moutinho: «O empate chega mas não é esse resultado que queremos»

Rafa: «Ninguém entra em campo para empatar»

Fernando Santos convocou 24 jogadores para a jornada dupla que fechará as contas do Grupo I com a realização dos jogos com a Dinamarca (de quinta-feira) e na Sérvia (no domingo). Na véspera da concentração, contudo, o selecionador nacional teve de fazer uma alteração e substituir Anthony Lopes por Eduardo numa lista em que Nélson Semedo foi a grande novidade dos eleitos.

«É um jogador que neste momento pode responder àquilo que eu quero», afirmou Fernando Santos quando explicou a sua escolha.



Nélson Semedo foi precisamente um dos oito jogadores que já trabalharam nesta segunda-feira às ordens de Fernando Santos. No relvado com o jogador do Benfica estiveram também os guarda-redes Eduardo e Ventura, os defesas Ricardo Carvalho e Eliseu, os médios João Moutinho e Miguel Veloso e o avançado Éder. Os outros 16 convocados ficaram pelo ginásio do Estádio de Braga.

A seleção portuguesa continua o trabalho na manhã desta terça-feira.

A Dinamarca também já trabalha a pensar no jogo com Portugal – e com a França, que será na última jornada desta ronda dupla. Com apenas um jogo a valer pontos (enquanto Portugal e Albânia têm dois), os dinamarqueses podem, todavia, conseguir também o apuramento direto já na quinta-feira. Mas, para isso, a seleção escandinava tem de vencer Portugal e esperar que a Albânia não vença a Sérvia.

O selecionador dinamarquês escolheu 25 jogadores para trabalhar o jogo com a seleção portuguesa tendo chamado no sábado os dois últimos elementos que acrescentou a uma lista inicial de 23. Morten Olsen convocou à última hora o sub-21 Pione Sisto e o experiente Thomas Kahlenberg.

Ambos são médios. Sisto tem 20 anos e fez a sua primeira internacionalização pela seleção principal dinamarquesa na última jornada do Grupo I, no empate que a Albânia conseguiu na Dinamarca. Kahlenberg, pelo contrário, é um experiente jogador de 32 anos que voltou à competição há pouco tempo, mas do qual o selecionador não abdicou desde que há pouco dias já fez alguns minutos como suplente utilizado pelo Brondby.

Os 25 jogadores convocados por Morten Olsen para o jogo com Portugal são:
Guarda-redes: Jonas Lossl, Kasper Schmeichel e Stephan Andersen;
Defesas: Daniel Agger, Daniel Wass, Reik Sviatchenko, Jannik Vestergaard, Lars Jacobsen, Riza Durmisi, Simon Kjaer e Simon Busk Poulson;
Médios: Christian Eriksen, Jakob Poulsen, Lasse Vibe, Pierre Hojbjerg, Pione Sisto, Thomas Delaney, Thomas Kahlenberg e William Kyist Jorgensen;
Avançados: Martin C. Braithwaite, Michael Krohn-Dehli, Morten Duncan Rasmussen, Nicklas Bendtner, Nicolai Jorgensen e Yussuf Poulsen Yurary.