Um «não» claro e direto e sem direito a qualquer desenvolvimento. Na sala de imprensa da Luz, os feitos de Diego Simeone no Atlético foram por demais sublinhados. Até Tiago se rendeu ao treinador argentino. Mas questionado sobre se seria o melhor técnico da história colchonera se vencer a Liga dos Campeões, El Cholo respondeu com um simples: «Não!» De resto, debruçou-se um pouco sobre o adversário Real Madrid e espera que haja na Luz um jogo totalmente diferente daquele da sétima jornada no Santiago Bernabéu.

«Não sabemos como vai jogar o nosso rival, creio que estará entre o 4x3x3 e o 4x4x2, com alternativa em 4x2x3x1. Trabalhamos em consequência do que podemos encontrar, o Real Madrid tem muitas virtudes e nós procuraremos o caminho que mais nos convém», disse Simeone na primeira abordagem aos merengues.

Mais tarde, o argentino revelou que o dérbi que mais vezes viu dos quatro que realizou com o Madrid foi «o que o Atlético venceu no Bernabéu», na sétima jornada do campeonato.

«Mas não era o mesmo Real Madrid de hoje, hoje é uma equipa muito mais competitiva, mais trabalhada», analisou Simeone.

«Naquele momento, o treinador [Ancelotti] ainda estava à procura de equilíbrio, mas esse foi o jogo que mais me gostou, embora não seja esse que vamos encontrar esse amanhã [sábado]», na final da Liga dos Campeões.

Do Atleti de Simeone se disse que tem muita paixão, mas raramente se destacam as partes táticas e estratégicas do trabalho do argentino. Ficará El Cholo magoado com essa situação?

«Temos de interpretar a crítica, sabemos as nossas virtudes e os nossos defeitos, somos uma equipa compacta, que interpreta muito bem os momentos dos jogos», começou por responder.

«Depois, o futebol é muito amplo, pode-se dominar um jogo de posse, outra equipa o jogo de espaços, outra ainda o de contra-ataque. O futebol é tão bonito que nos permite a todos opinar e ninguém ter a verdade», resumiu.

Colocado perante as declarações de Pep Guardiola, que declarou o Real Madrid a melhor equipa do mundo em contra-ataque quando defrontou os merengues pelo Bayern Munique, Diego Simeone não quis comentar.

«Não comento as opiniões dos outros, é uma perceção. O Real Madrid é muito completo, tem boa defesa, bom guarda-redes, boa bola parada. Em mais de 50 anos [de provas europeias], é a melhor equipa do mundo», concluiu.