Siga o Benfica-Beira Mar ao minuto

Momento

Benfica: Os sinais em Paços de Ferreira mostraram que o Benfica ainda não recuperara totalmente do clássico com o FC Porto. Depois da vitória na Liga dos Campeões e passagem aos quartos de final da prova, os encarnados sofreram a bom sofrer para bater os pacenses na última ronda. Ainda assim, deram a volta a um jogo demasiado complicado para as perspetivas iniciais. Os encarnados venceram mais em vontade do que em talento. Mas venceram e sabe-se que preço do ponto, nesta fase da Liga, sobe de semana a semana como o da gasolina. Em casa, o Benfica não tem outro remédio se não vencer. E nem vale a pena pensar no que acontece antes, na Choupana, entre Nacional e FC Porto. Como Jorge Jesus constatou, é proibido perder pontos. Depois, há incógnitas no onze encarnado, a começar na lateral direita e a acabar na companhia de Cardozo no ataque.

Beira Mar Um triunfo sobre o Gil Vicente, na jornada anterior, deixou os aveirenses acima dos lugares de descida. É bom não esquecer, porém, que essa foi a primeira vitória na Liga desde dezembro e a segunda vez em nove jogos que o Beira Mar conquistou pontos. Ulisses Morais tem uma tarefa enorme pela frente, mas pode rever o filme da primeira volta e pensar que, em Aveiro, os encarnados tiveram uma das piores exibições da época. Na Luz, o Beira Mar não tem nada a perder.

Principais ausências

Benfica: Maxi Pereira (castigo), Garay (lesão) e Matic (opção)

Beira Mar Pedro Moreira, Nuno Coelho, Tiago Cintra, Edson Sitta e Serginho (lesionados). Hugo (castigado)

Discurso direto

O treinador do Benfica, Jorge Jesus:«Faltam poucos jogos para terminar e nenhum dos três primeiros pode perder pontos. Nós não podemos perder pontos, seja em casa ou fora, temos essa consciência. É um jogo difícil, como todos são. Isso tem sido provado nesta Liga. É dentro de campo que se tornam mais fáceis.»

O treinador do Beira Mar, Ulisses Morais: «Há equipas a quem é muito difícil roubar pontos. Sabemos que a dimensão deste jogo merece-nos uma atenção redobrada, mas já aconteceu com uma ou outra equipa, e isso é a prova evidente de que é possível roubar pontos ao Benfica.»

Histórico de confrontos

O Beira Mar só venceu na Luz por duas vezes e sempre no novo estádio. Aliás, o primeiro jogo oficial da «nova Catedral» opôs os encarnados aos aveirenses, que bateram o Benfica por 2-1, em 2003/04. Na época seguinte, novo triunfo, agora por 2-0, com golos de Santiago Silva, agora ponta de lança do Boca Juniors. De resto, na Liga, o Benfica tem essas duas derrotas, outros tantos empates com os aveirenses e 24 vitórias em casa frente ao Beira Mar, a mais dilatada em 1972/73, por 9-0.

Equipas prováveis

BENFICA: Artur; Witsel, Luisão, Jardel e Emerson; Javi Garcia; Gaitán, Aimar e Bruno César; Cardozo e Rodrigo

BEIRA MAR:Rui Rego; Nuno Lopes, Jaime, Yohan Tavares e André Marques; ZShang e Ricardo Dias; Balboa, Nildo e Artur; Cássio