A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, nesta terça-feira, que vai lançar o cartão branco. Uma iniciativa que visa premiar «atitudes eticamente corretas no terreno de jogo» ainda nesta temporada.

«Trata-se de uma ferramenta que servirá para reconhecer e premiar os comportamentos corretos no terreno de jogo, aplicando-se a jogadores, técnicos e também adeptos», sublinha a FPF na sua página oficial.

A estreia do novo cartão está marcada para a última semana de junho. Depois de ser implementado na taça de sub-14 Lopes da Silva, passará a ser adotado em todos os torneios interassociações organizados pela FPF.

O presidente do Conselho de Arbitragem do organismo apelida o cartão branco como «uma medida especial». José Fontelas Gomes defende que a proposta pode vir a ter «um impacto muito positivo no futebol nacional».

«É um cartão com valor simbólico que se destina a estimular o “fair play”. Queremos valorizar e recompensar os comportamentos positivos, para que cresça o respeito mútuo e o jogo limpo no futebol nacional», explicou.

Na próxima época, a federação quer alargar a admoestação do cartão branco todas as competições nacionais de formação, para incutir «condutas exemplares que contagiem todos os agentes desportivos».