Caso invulgar no campeonato mexicano com dois cartões amarelos a resultarem num castigo...para o árbitro. Aconteceu num jogo do Torneio de Clausura, entre os Tigres e o Santos Laguna. O árbitro Marco Antonio Rodríguez pretendeu inovar ao mostrar dois cartões em simultâneo a dois jogadores, mas a comissão de árbitros não gostou da brincadeira e decidiu suspender o juiz por cinco jogos.

Um gesto que levantou polémica e levou a uma reunião da comissão de arbitragem mexicana para analisar o caso. «Ele mostrou dois cartões amarelos ao mesmo tempo e isso não está previsto no regulamento de arbitragem. Quando uma ação não cumpre os procedimentos definidos, tem de ser punida», anunciou Decio de María, secretário-geral de federação mexicana, antes de confirmar o castigo de cinco jogos.

Mais um episódio a denegrir a imagem da arbitragem mexicana depois de um dos mais conceituados árbitros daquele país, García Orozco, galardoado pela FIFA como melhor árbitro de 2011, ter ficado de fora das nomeações para a próxima jornada por se ter apresentado nos exames médicos com peso a mais.

Veja o episódio caricato dos dois amarelos em simultâneo