Domingos Paciência, treinador do Sporting, analisa o empate deste sábado em Alvalade, frente ao Olhanense, em declarações na sala de imprensa:

«Satisfeitos não podemos estar. Em função do que fizemos, merecíamos a vitória pelo trabalho e pela competência que demonstrámos em campo. O árbitro Carlos Xistra não tem culpa que os assistentes Jorge Cruz e José Cardinal cometessem os erros que cometeram. Se no lance do penalty é marcado canto é porque alguma coisa viu e depois Carlos Xistra marca pontapé de baliza. Acho que os adeptos mereciam outro resultado. Viram uma equipa que quer ganhar e esta capacidade de sofrimento é algo que temos de ter para ser bem sucedidos.»

[Se houve ansiedade] «Não é uma questão de ansiedade. Podíamos ter marcado em duas situações do Postiga, outra pelo Schaars. Acima de tudo há que enaltecer a capacidade de jogar muito tempo no meio-campo do Olhanense. Só tenho de dar os parabéns aos meus jogadores por termos dado a volta a uma situação adversa. Há jogadores que querem ter sucesso, este é o caminho e o caminho pode ser melhorado na finalização.»

[Se gostou mais da primeira ou da segunda parte] «Acabámos por criar situações na primeira e na segunda. A equipa teve sempre o controlo, é natural que com um resultado negativo... De uma forma geral, a quantidade de remates, de cantos, o número de faltas, com o Olhanense a apresentar quase o dobro das faltas, isso é uma prova da equipa que esteve por cima. Para se ganhar tem de se trabalhar muito e pena que não tivéssemos conseguido a vitória.»

[Porquê André Santos titular e Izmailov suplente] «Há jogadores que tomáramos nós que tivessem o ritmo desejado, estou a falar de Capel, de Izmailov, o próprio Rubio, que fez um jogo pela selecção pouco antes. O André foi uma solução que achei boa para uma equipa como o Olhanense, que também tem três jogadores no meio-campo, para criar uma situação de superioridade.»

[Sobre a arbitragem] «As primeiras jornadas são muito importantes, podem decidir campeonatos, somos a que temos mais razão de queixa até ao momento, porque são dois lances que podem resolver o jogo. No penalty o marcador ainda estava 0-0 e depois o golo de Postiga numa fase em que havia mais tempo para dar a volta ao marcador. São momentos que marcam e a equipa de arbitragem não foi feliz.»

[Se este resultado pode afectar a equipa] «Não, porque quando os jogadores entraram no balneário tinham o sentimento do dever cumprido. Não totalmente satisfeitos, saíram de cabeça tranquila, porque procuraram ganhar o jogo. É uma equipa com muitos jogadores novos e com muito para crescer. Agora temos uma competição diferente na Liga Europa, em que os jogadores têm de jogar para ganhar.»

[hora original 23h08]