O ciclista norte-americano Floyd Landis foi considerado culpado do uso de substâncias dopantes no «Tour» de 2006, pelo que será desapossado do título conquistado na prova francesa. A decisão foi anunciada esta quinta-feira por um painel arbitral da agência norte-americana de combate ao doping (USADA) e já foi confirmada pelo presidente da União Velocipédica Internacional (UCI), Pat McQuaid: «Ele foi considerado culpado e esta é a prova de que o sistema funciona, sejam quais forem os envolvidos.»
Numa declaração distribuída às agências noticiosas, Floyd Landis já se manifestou em desacordo com a sentença: «Esta sentença é um ataque aos atletas e ciclistas de todo o mundo. Este painel decidiu a favor da USADA apesar de, na maior parte dos temas, esta não ter conseguido sustentar as provas mais básicas da sua acusação e isso prova que o sistema tem falhas. Sou inocente e provei-o.»
Com esta sentença, o espanhol Óscar Pereiro, que terminou o «Tour» em segundo lugar, vai ser formalmente declarado vencedor da prova. O painel de arbitragem da USADA concluiu que Landis se injectou com testosterona durante a prova, situação que pode valer-lhe uma suspensão de dois anos de todas as provas desportivas, a menos que Landis decida recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto e esta instância lhe dê razão.