Carta a José Mourinho:
Venho através destas linhas realizar algumas questões ao Sr José Mourinho. Sou um admirador do trabalho deste excelente profissional, porém não posso deixar de colocar alguns reparos quanto à sua maneira de actuar em determinadas áreas. Sendo ele um "mestre" em várias vertentes que constituem o futebol, desde a gestão de recursos humanos, liderança até aos aspectos mais técnicos e tácticos do futebol, gostaria de saber porque não partilha, transmite e discute alguma da sua sabedoria para com o público apaixonado pelo futebol.
É certo que faz um pouco disso a espaços, mas nunca dizendo tudo o que pode envolver, e que sabe, sobre determinado aspecto do mundo do futebol. Tenho também a noção, que também poderia dar alguma vantagem aos "seus adversários" no entanto, o conhecimento que eu acho que possui é muito mais "trabalhado" e "testado" para que possa ser facilmente usado pelos seus directos opositores.
Pessoas apaixonadas pelo futebol, como eu, só esperam perceber um pouco mais deste desporto, e quem melhor que o Sr Mourinho para nos transmitir um pouco da sua enorme sabedoria. Já para não falar aqui dos jovens atletas e outros profissionais que dariam quase tudo para que sua excelência lhes transmitisse a sua experiência.
Por outro lado, questiono-me, mas provavelmente tem haver com a definição clara de objectivos para o seu futuro, porquê um grande clube? Barcelona, Real Madrid, Inter Milan, e não um clube médio como Atlético Madrid, Sevilha, Fiorentina, Sampdoria ou mesmo Paris SG?! Talvez questão de prestigio?!! Dinheiro? Não me parece mas...
Teria muito mais para lhe perguntar mas por último porque não realizar a longo prazo num clube ou mesmo selecção como o Sr Alex Fergusson ou Arsene Wenger? Em que poderia explanar todo o seu conhecimento desde as camadas jovens até aos seniores, passando pela construcção de toda o clube como um todo, unido para vencer aos mais diversos níveis, apesar deste projecto depender do facto de haver um clube que lhe faça confiança total durante um número alargado de anos, mas acredito que haja!
Deixo aqui estas palavras para que possam ser lidas, reflectidas e criticadas no sentido de encontras algumas respostas. Contudo espero que Sr Mourinho leve em consideração estas linhas e tente responder, se possível, a estas perguntas, ou pelo menos que actue de modo a ir de encontro a esta carta.
Com admiração e com vontade de um dia, se possível, de o conhecer pessoalmente, ou mesmo quem sabe de trabalhar consigo, deixo aqui os meus respeitosos cumprimentos
Cristóvão Tiago Pinto (cristovaotiagopinto@gmail.com)