Maisfutebol

Alemanha

1
Manuel Neuer

Manuel Neuer

Data Nascimento: 27 março 1986

Posição: Guarda-redes

Clube: Bayern Munique

Internacionalizações: 74*

Indiscutivelmente o melhor guarda-redes/líbero do mundo, quase falhou o Mundial por causa das fraturas sofridas no pé. A sua condição física centrou atenções na preparação para o torneio e isso gerou até alguma polémica, por força das notícias relativas a um alegado tratamento com transfusões de sangue, o que motivou um controlo antidoping. Veio a comprovar-se, contudo, que era um tratamento com células tronco. Melhor guarda-redes do Mundial2014, Neuer ganhou 500 mil euros para caridade em 2011, no programa «Quem quer ser milionário».

2
Plattenhardt

Marvin Plattenhardt

Data Nascimento: 26 janeiro 1992

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Hertha Berlim

Internacionalizações/Golos: 6/0*

Habitualmente considerado um lateral esquerdo razoável da Bundesliga, mas com uma capacidade acima da média para cruzamentos e livres. A falta de soluções indiscutíveis para o lugar abriu-lhe as portas do Mundial. «Temos de lutar por oportunidade destas. Na minha idade quem sabe se voltarei daqui a quatro anos», disse Marvin, que deixa dois periquitos em casa. «Estão sempre à minha espera e criam bom ambiente. Um é azul claro e o outro é púrpura. Sou um amante de animais, pois venho do meio rural, e eles ajudam-me a espairecer, a esquecer o futebol».

3
Jonas Hector

Jonas Hector

Data Nascimento: 27 maio 1990

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Colónia

Internacionalizações/Golos: 36/3*

A famosa restruturação do futebol de formação germânico produziu uma onda de talento nesta geração, mas em algumas posições não se pode dizer que abundem opções. Com 20 anos Jonas Hector ainda jogava na quinta divisão. Dois anos depois estreou-se no segundo escalão e só chegou à Bundesliga em 2014, ano em que fez o primeiro jogo pela seleção. Aos 28 anos é uma alternativa fiável mas pouco espetacular, despromovido esta época com o Colónia.

4
Matthias Ginter

Matthias Ginter

Data Nascimento: 19 janeiro 1994

Posição: Defesa Central

Clube: Borussia Mönchengladbach

Internacionalizações/Golos: 17/0*

Um dos três jogadores que ganharam um Mundial2014 sem jogar, e o único que repete a presença na equipa. Tudo aponta que será suplente uma vez mais, mas é mais do que capaz se for chamado. Em abril deu uma entrevista em que defendeu que os futebolistas ganham demasiado dinheiro: «Vejo construtores e enfermeiros que mal conseguem ter dinheiro até final do mês, e nesse sentido os jogadores ganham demasiado. Não fazemos algo essencial e o nosso desporto está cada vez mais divorciado da sociedade». Em abril assumiu também ter ponderado encerrar a carreira após o ataque ao autocarro do Borussia Dortmund.

5
Mats Hummels

Mats Hummels

Data Nascimento: 16 dezembro 1988

Posição: Defesa Central

Clube: Bayern Munique

Internacionalizações/Golos: 63/5*

Se a condição física permitir – teve um susto antes do torneio -, Hummels vai formar dupla com Boateng. Pode ter perdido algum ritmo nos últimos anos, mas continua incomparável no posicionamento e capacidade para sair a jogar. No verão passado tornou-se o segundo jogador de top mundial a dar um por cento do salário para a campanha solidária «Common Goal», lançada por Juan Mata.

6
Khedira

Sami Khedira

Data Nascimento: 4 abril 1987

Posição: Médio

Clube: Juventus (Itália)

Internacionalizações/Golos: 73/7*

Joachim Löw podia preencher a lista só com médios-centro, tal o talento à disposição para esse lugar. Mas apesar da concorrência, Khedira parece um titular indiscutível. É mais do que um destruidor de jogo, no entanto, e a prova disso é que em outubro fez um «hat trick» à Udinese com a camisola da Juventus. Foi fortemente associado ao Liverpool nas últimas semanas, e confirmou que a hipótese agrada: «O futebol inglês sempre me atraiu e é verdade que o título da Premier League seria uma boa adição ao meu palmarés, mas não vejam isto como um pedido. Gosto de estar aqui, mas também gosto de desafios. Quero ganhar o maior número de títulos possível, no maior número de países possível. No ano passado recorreu ao «twitter» para queixar-se do penteado que lhe deram no videojogo FIFA: «Ainda bem que gostaram do meu cabelo comprido, mas já tenho o cabelo curto há quase dois anos.»

7
Draxler

Julian Draxler

Data Nascimento: 20 setembro 1993

Posição: Médio Ofensivo / Extremo

Clube: Paris Saint-Germain (França)

Internacionalizações/Golos: 42/6*

Pode desempenhar qualquer posição no meio-campo ofensivo, mas se Kross, Özil e Müller estiveram bem, então o lugar mais provável é do lado de fora. Vive situação idêntica no clube, sacrificado muitas vezes para dar lugar Neymar, Mbappé ou Di María. Perdeu a paciência com o técnico Unai Emery ao ficar no banco a maior parte do jogo da Liga dos Campeões com o Real Madrid, mesmo com Neymar lesionado. Associado ao Arsenal há muito tempo, pode estar de saída da capital francesa. No passado mês de maio revelou uma superstição: «Coloco sempre três gotas de aftershave antes de sair do balneário. É sempre importante cheirar bem.»

8
Kroos

Toni Kroos

Data Nascimento: 4 janeiro 1990

Posição: Médio

Clube: Real Madrid (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 82/12*

Conhecido em Espanha como «o cirurgião», a propósito da sua eficácia de passe, e também apelidado como «orquestra de um homem só» pelo jornal Marca. O seu talento nunca foi tão evidente como na goleada de 7-1 ao Brasil, no Mundial2014. Reservado, surpreendeu ao criticar a postura da equipa na derrota com o Brasil, em março. «Mostrámos que não somos tão bons quanto algumas pessoas possam pensar. Foi demasiado fácil jogar contra nós, mesmo com alguns jogadores em campo que tinham a oportunidade de mostrar aquilo que podem fazer. Não o fizeram», afirmou. Vinculado ao Real Madrid até 2022, tem sido associado ao Manchester United.

9
Werner

Timo Werner

Data Nascimento: 6 março 1996

Posição: Avançado

Clube: Leipzig

Internacionalizações/Golos: 11/7*

Provável titular como unidade mais adiantada do 4x2x3x1 de Joachim Löw. Mais rápido do que as outras opções (Mario Gomes e Sandro Wagner), e confortável no futebol de trocas rápidas da Alemanha. Em 2016 teve de lidar com as críticas de alguns adeptos por causa de um “mergulho” no jogo entre o Leipzig e o Schalke. Werner pediu depois desculpa e seguiu em frente com estatísticas impressionantes: foi o jogador mais jovem de sempre a chegar aos 100 e 150 jogos na Bundesliga, e chegou à preparação para o Mundial com um impressionante registo de sete golos em onze jogos pela seleção.

10
Ozil

Mesut Özil

Data Nascimento: 15 outubro 1988

Posição: Médio Ofensivo

Clube: Arsenal (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 89/22*

Está entre os jogadores preferidos de Löw, mas o público alemão critica muitas vezes aquilo que os adeptos do Arsenal também apontam: é um «playmaker» brilhantemente talentoso, mas muitas vezes descontraído de mais em campo. Martin Keow, antigo jogador dos «gunners», deixou-lhe críticas após a derrota para o At. Madrid, nas meias-finais da Liga Europa: «Há algum tempo que não ando satisfeito com ele. Parece que escolhe os jogos. Não está a dar tudo. Na minha opinião não apto a vestir a camisola, e tenho visto isso muito esta época». O técnico Arsène Wenger saiu em defesa do jogador, e o empresário de Özil chamou «invejoso, estupido e aborrecido» a Keown.

11
Marco Reus

Marco Reus

Data Nascimento: 31 maio 1989

Posição: Médio Ofensivo / Extremo

Clube: Borussia Dortmund

Internacionalizações/Golos: 29/9*

Falhou o Mundial2014 e o Euro2016 com lesões graves, e na final da Taça da Alemanha de 2017 sofreu uma rotura do ligamento cruzado. «As pessoas dizem que ganho muito dinheiro, mas dava tudo o que ganhei para voltar a estar bem e fazer o meu trabalho, fazer aquilo que amo», disse Reus durante o processo de recuperação. Agora apto, terminou a Bundesliga com quatro golos em quatro jogos. As dúvidas relativamente à sua condição física vão persistir, mas se estiver disponível é um enorme talento para Löw rentabilizar. Tem uma frase de Oprah tatuada no braço esquerdo - «A maior aventura que podes encarar é viver os teus sonhos» -, e revelou em 2013 que é fã de Justin Bieber.

12
Kevin Trapp

Kevin Trapp

Data Nascimento: 8 julho 1990

Posição: Guarda-redes

Clube: Paris Saint-Germain (França)

Internacionalizações: 3*

Quando deixou Frankfurt, em 2015, procurou melhorar o perfil e o registo na seleção, mas as coisas não correram bem como planeado. Em Paris tem passado a maior parte do tempo, e quando teve uma oportunidade na seleção, no jogo de março com o Brasil, fez uma exibição que deixou muito a desejar. A sua inclusão na lista final tem mais a ver com a lesões de Neuer do que propriamente com as suas prestações. Tem sido colocado na porta de saída do Parque dos Príncipes, surgindo Inglaterra como destino mais provável. «Uma mudança tem de fazer sentido. Ainda quero crescer com este clube», afirmou.

13
Muller

Thomas Müller

Data Nascimento: 13 setembro 1989

Posição: Avançado

Clube: Bayern Munique

Internacionalizações/Golos: 90/38*

No papel é um médio ofensivo que joga preferencialmente pelo lado direito, mas a imagem de marca de Müller sempre foi aparecer em locais improváveis a marcar golos improváveis. A definição «intérprete do espaço», avançado pelo próprio em entrevistam, resume tudo. Não gosto de ser rotulado como ponta de lança, não me vejo como tal. Gosto de jogar de forma ativa atrás da linha média do adversário». Müller é um especialista em Mundiais: marcou cinco golos em 2010 e outros tantos em 2014. «Por vezes ele próprio não sabe o que vai fazer. Há muito intuição pelo meio», chegou a dizer Oliver Khan. Isto aplica-se também ao talento para a dança do avançado, famoso ainda pelo charme bávaro algo rústico com que aborda as entrevistas

14
Goretzka

Leon Goretzka

Data Nascimento: 6 fevereiro 1995

Posição: Médio

Clube: Schalke

Internacionalizações/Golos: 14/6*

Foi um elemento-chave na conquista da Taça das Confederações, há um ano. Bisou na goleada ao México (4-1), na meia-final, e acabou por ser votado o terceiro melhor jogador do torneio. De um dia para o outro tornou-se a nova esperança do país para o Mundial2018, mas as coisas mudaram deste então. Primeiro sofreu algumas lesões, e depois, quando estava a recuperar a forma, foi anunciado o pré-acordo com o Bayern. Coincidência ou não, houve uma quebra de forma posterior. «Para alguns adeptos do Schalke a minha decisão era um tudo ou nada, e eu estava pronto para isso. Mas outros compreenderam. Não queria aborrecer ninguém, simplesmente senti que precisava de sair da minha zona do conforto para evoluir», justificou.

15
Niklas Sule

Niklas Süle

Data Nascimento: 3 setembro 1995

Posição: Defesa Central

Clube: Bayern Munique

Internacionalizações/Golos: 9/0*

No Bayern desde o ano passado, Süle está habituado a ser suplente de Hümmels e Boateng. Mas o central de 22 anos é um talento para levar a sério: vai estar à altura se for chamado, e espera-se que venha a ter um enorme futuro. Jupp Heynckes, treinador do Bayern, disse mesmo que Süle «vai ser um jogo soberbo, de classe mundial». «Dentro de poucos anos será o central mais procurado no futebol europeu», acrescentou.

16
Antonio Rudiger

Antonio Rüdiger

Data Nascimento: 3 março 1993

Posição: Defesa Central

Clube: Chelsea (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 23/1*

Boateng e Hummels têm vantage sobre Rüdiger por causa da capacidade para construir jogo. Mas o central do Chelsea é uma terceira opção mais do que solida, até pela versatilidade que oferece, uma vez que também pode jogar como lateral. Rüdiger aprendeu a jogar nas «jaulas» (campos com vedação) da zona de Neuköln, em Berlim. «Isso moldou-me. Éramos pobres e não tenho vergonha disso. Jogar nessas jaulas ensinou-me que ou comes ou és comido: era sempre duro, toda a gente detestada de perder e as emoções não se controlavam. Costumava deixar-me levar muito pelas emoções, e isso podia ter sido fatal para a minha carreira, mas consegui controlar isso. Agora nunca mostro medo», afirmou.

17
Jerome Boateng

Jérôme Boateng

Data Nascimento: 3 setembro 1988

Posição: Defesa Central

Clube: Bayern Munique

Internacionalizações/Golos: 70/1*

Em tempos andou na sombra do meio-irmão Kevin Prince. Espetacular na final do Mundial2014, o central ultrapassou várias lesões para chegar ao Rússia2018, e continua a ser um elemento fundamental. Tem despertado atenções também fora do campo, como estilista em part-time, trabalhando com a editora de Jay-Z. «A minha mãe sempre disse que eu podia abrir uma loja, e essa ideia começou a formar-se quando tinha 13 ou 14 anos. “Quero esses sapatos em cores diferentes”, pensava eu. E depois comecei a trabalhar e não consigo parar. Ainda adoro sapatos», afirmou.

18
Kimmich

Joshua Kimmich

Data Nascimento: 8 fevereiro 1995

Posição: Lateral Direito / Médio

Clube: Bayern Munique

Internacionalizações/Golos: 27/3*

Os adeptos olham para ele como o novo Philipp Lahm. Ainda não tem a classe do antecessor no lado direito da defesa do Bayern e da Alemanha, mas o paralelismo é impressionante: ambos pequenos mas agéis, certos no passe e bons a cruzar, inteligentes dentro e fora do campo. Conquistou a titularidade no Euro2016 e não mais a perdeu. «Sempre quis ser eu, e não um clone de Lahm ou o Lahm II. Claro que o Philipp foi um grande jogador, e mesmo quanto tinha um jogo mau era melhor do que os outros, mas queres jogar como tu próprio», afirmou Kimmich ao Guardian.

19
Rudy

Sebastian Rudy

Data Nascimento: 28 fevereiro 1990

Posição: Médio Defensivo

Clube: Bayern Munique

Internacionalizações/Golos: 24/1*

Foi uma das estrelas da Taça das Confederações, mas não teve muito tempo de jogo após trocar o Hoffenheim pelo Bayern. Jupp Heynckes descreveu-o como um jogador «fino, elegante e com visão de jogo», mas Rudy teve poucas oportunidades e tem sido um nome muito abordado nas notícias de mercado. O médio formado no Estugarda fez questão, no entanto, de afastar a especulação: «Não quero sair. Uma transferência não está sequer em discussão.»

20
Julian Brandt

Julian Brandt

Data Nascimento: 2 maio 1996

Posição: Extremo

Clube: Bayer Leverkusen

Internacionalizações/Golos: 14/1*

Com apenas 22 anos, ainda tem o melhor pela frente, mas trabalhou muito por esta oportunidade. Brandt faz questão de dizer que ainda não é um produto finalizado. «Sou relativamente rápido para a minha altura, sinto-me confortável com a bola nos pés e tenho outros atributos, mas também algumas fraquezas (…). Gosto quando um jogador faz algo especial, inesperado, instintivo. Quando estás a ver o jogo e pensar saber o que vai acontecer, mas depois surge algo inesperado, algo que te faz levantar da cadeira. É por isso que jogo futebol, para surpreender. Prometi a mim mesmo que ia sempre ter esse elemento-surpresa no meu jogo», afirma.

21
Gundogan

Ilkay Gündogan

Data Nascimento: 24 outubro 1990

Posição: Médio

Clube: Manchester City (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 24/4*

Campeão inglês pelo Manchester City, bateu o recorde de passes num jogo: 174, frente ao Chelsea, em março, com uma eficácia de 96 por cento. Ainda assim é de esperar que esteja atrás de Khedira na luta pela titularidade, e a verdade é que Gündogan não tem sido muito feliz nestas andanças: não foi utilizado no Euro2014 e esteve lesionado no Mundial2014 e no Euro2016. Está, por isso, “desesperado” para jogar na Rússia.

22
Ter Stegen

Marc-André ter Stegen

Data Nascimento: 30 abril 1992

Posição: Guarda-redes

Clube: Barcelona (Espanha)

Internacionalizações: 19*

Na maioria das seleções o nº1 do Barcelona teria a titularidade garantida, mas esta é a Alemanha de Manuel Neuer. Teve um início difícil no Barcelona, em 2014, mas cresceu com isso e é agora apoiado dentro e fora do campo. Fala catalão e castelhano, e já foi apanhado algumas vezes a andar de trotinete elétrica na zona de Gràcia para ir comprar pão.

23
Mario Gomez

Mario Gomez

Data Nascimento: 10 julho 1985

Posição: Avançado

Clube: Estugarda

Internacionalizações/Golos: 73/31*

Parecia que a carreira internacional estava em percurso descendente, mas Joachim Löw não resistiu a levá-lo para a Rússia, em detrimento de Sandro Wagner. Gomez falhou o Mundial2014 por lesão, e tinha o objetivo de marcar presença na edição deste ano, conforme assumiu em dezembro, quando trocou o Wolfsburgo pelo Estugarda, clube pelo qual marcou oito golos em dezasseis jogos. «O melhor do futebol é marcar golos. Vivo para isso a cada semana. Gostava de todas as pessoas pudessem sentir isso, pelo menos uma vez. É uma explosão de sentimentos. Antes do remate parece que tens 200 quilos, mas depois a bola balança a rede e parece que perdeste o peso todo». Tem uma rua com o seu nome em Albuñan, cidade espanhola onde nasceu o pai.

* Dados a 14 de maio

Textos originais de Jens Kirschneck (11 Freunde)

Maisfutebol
Polónia 4 jun 2018, 13:12
Tunísia 4 jun 2018, 13:09
Panamá 4 jun 2018, 13:06
Bélgica 4 jun 2018, 13:03
Alemanha 4 jun 2018, 13:01
Dinamarca 4 jun 2018, 12:52
Rússia 4 jun 2018, 12:49
Nigéria 3 jun 2018, 19:13
Japão 1 jun 2018, 11:49
Suíça 31 mai 2018, 16:52
Colômbia 30 mai 2018, 23:32
Coreia do Sul 29 mai 2018, 23:00
Senegal 29 mai 2018, 22:48
Suécia 28 mai 2018, 13:41
Croácia 26 mai 2018, 23:28
Argentina 25 mai 2018, 12:00
Peru 24 mai 2018, 16:47
Brasil 24 mai 2018, 11:28
Uruguai 23 mai 2018, 16:51
França 23 mai 2018, 11:36
Marrocos 22 mai 2018, 23:27
Arábia Saudita 22 mai 2018, 11:05
México 18 mai 2018, 22:26
Portugal 16 mai 2018, 22:57
Costa Rica 15 mai 2018, 21:24
Islândia 14 mai 2018, 21:04
Espanha 14 mai 2018, 02:00
Egito 13 mai 2018, 22:43
Austrália 13 mai 2018, 21:37
Irão 9 mai 2018, 16:01
Inglaterra 4 mai 2018, 13:09
Sérvia 24 abr 2018, 10:47