Maisfutebol

Egito

1
Essam El Hadary

Essam El Hadary

Data Nascimento: 15 janeiro 1973

Posição: Guarda-redes

Clube: Al-Taawoun (Arábia Saudita)

Internacionalizações: 156*

Capitão, com 45 anos de idade, foi considerado por Didier Drogba o melhor opositor que o avançado marfinense enfrentou, e é conhecido como a «Barragem Alta». Nascido e criado numa cidade chamada Kafr El-Bateekh (que significa melancia em árabe), El Hadary prepara-se para ser o jogador mais velho de sempre a jogar um Campeonato do Mundo. «O meu falecido pai disse-me que o seu sonho era ver-me jogar um Mundial, e quero deixar o meu pai orgulhoso», afirmou em março o guarda-redes, internacional desde 1996. No ano passado marcou o segundo golo da sua longa carreira, ao converter um penálti para o Al-Taawoun.

2
Ali Gabr

Ali Gabr

Data Nascimento: 10 janeiro 1989

Posição: Defesa Central

Clube: West Bromwich Albion

Internacionalizações/Golos: 18/1*

Muitas pessoas questionaram a decisão de reforçar o WBA em janeiro, por empréstimo, e a verdade é que não chegou a fazer qualquer jogo. É o parceiro de Hegazi na seleção, com quem forma uma dupla imponente, mas fica a dúvida se a condição física não pode colocar o seu lugar em perigo. Em novembro a federação egípcia suspendeu-o por falta de pagamento ao antigo empresário, relativamente a uma transferência de 2014, mas o caso foi rapidamente resolvido com um «acordo amigável».

3
Ahmed Elmohamady

Ahmed Elmohamady

Data Nascimento: 9 setembro 1987

Posição: Lateral direito

Clube: Aston Villa (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 74/2*

«Conseguimos a subida de divisão, mas quando os familiares e amigos me ligaram depois, eles não queriam falar do Hull City, mas sim da minha dança», disse «Elmo» relativamente aos movimentos exibidos em 2013. «Mas não me importo. É melhor ser reconhecido por algo diferente do que ser famoso por algo verdadeiramente negativo», acrescentou. Já cumpriu sete temporadas no futebol inglês, ao qual chegou em 2010, emprestado ao Sunderland, e admite que a última temporada foi um pouco mais agradável, por ter jogado no centro do país, onde «o sol aparece um pouco mais». De referir ainda que nunca conduziu um carro com caixa de velocidades manual.

4
Omar Gabr

Omar Gaber

Data Nascimento: 9 março 1986

Posição: Lateral Direito

Clube: Los Angeles FC (EUA)

Internacionalizações/Golos: 22/0*

Formado no Zamalek, tornou-se um ídolo no clube que representou 19 anos (13 nas camadas jovens e mais seis na equipa principal). Em 2016 seguiu os passos de Mohamed Salah e Mohamed Elneny, ao assinar pelo Basileia, mas desde então perdeu estatuto, após um período frustrante na Suíça. «Tem uma grande personalidade, toda a gente gosta dele. Pode jogar em diferentes posições e é rápido e inteligente. Sempre gostei de trabalhar com ele», descreveu Bob Bradley, antigo selecionador do Egito, que em janeiro o recrutou para o Los Angeles FC.

5
Sam Morsy

Sam Morsy

Data Nascimento: 10 setembro 1991

Posição: Médio

Clube: Wigan Athletic (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 3/0*

Embora tenha nascido em Wolverhampton, Morsy cresceu a idolatrar Mohamed Aboutrika e as outras estrelas do Egito, por influência do pai e dos tios. «Nunca sonhei jogar pela seleção, mas davam-me sempre vídeos das lendas para ver», disse o capitão do Wigan. Médio fiável, com passagens também por Port Vale, Chesterfield e Barnsley, Morsy tornou-se um elemento importante da equipa, mesmo sem falar árabe.

6
Ahmed Hegazi

Ahmed Hegazi

Data Nascimento: 25 janeiro 1991

Posição: Defesa Central

Clube: West Bromwich Albion (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 42/1*

O «Nesta do Egito» teve um início de carreira atormentado por duas lesões nos ligamentos cruzados anteriores, que o afastaram da competição quase dois anos. Isso destruiu as hipóteses de sucesso na Fiorentina, pelo que acabou por voltar ao Egito depois de uma cedência ao Perugia. Chegou ao West Bromwich Albion por empréstimo, mas em dezembro o emblema inglês comprou o passe. Apesar da despromoção, Hegazi mostrou a sua qualidade na Premier League. É amigo de Mo Salah desde os tempos em que partilharam sucessos nas seleções jovens do Egito. Após o empate com o Liverpool, em abril, publicou uma foto com o compatriota e escreveu a seguinte mensagem: «Feliz por ver o meu irmão». «Bates-me no jogo e agora vais para aqui escrever isto. Qual irmão…tens a mão pesada», brincou Salah na resposta, a propósito de um lance dividido com o compatriota, no qual acabou por ser atingido na cara.

7
Ahmed Fathi

Ahmed Fathi

Data Nascimento: 10 novembro 1984

Posição: Lateral Direito

Clube: Al Ahly

Internacionalizações/Golos: 120/3*

O «Senhor Versátil» já jogou em praticamente todas as posições imagináveis do setor defensivo, ao serviço da seleção. Em entrevista recente disse que não tinha qualquer problema com esta polivalência, a não ser com a posição de lateral esquerdo, que desempenhou na Taça das Nações Africanas de 2017. Sub-capitão, cumpriu quase toda a carreira no Al Ahly, mas teve passagens pelo futebol inglês: jogou pelo Sheffield United em 2007, na Premier League, e pelo Hull City em 2013, no Championship. Em 2012, logo depois de ter vivido a tragédia de Port Said, que provocou 74 mortes, Ahmed Fathi esteve dez dias a visitar família de vítimas.

8
Tarek Hamed

Tarek Hamed

Data Nascimento: 24 outubro 1988

Posição: Médio Defensivo

Clube: Zamalek

Internacionalizações/Golos: 19/0*

Conhecido como «El Lewaa» (Major-General), Hamed tem feito dupla com Mohamed Elneny no meio-campo. Chegou a ser associado a clubes da Premier League, mas em março renovou contrato com o Zamalek e até foi nomeado para o prémio de melhor jogador africano a atuar no continente. Ficou chocado com as notícias que davam conta de um alegado acordo para deixar o Zamalek e decidiu confrontar um jornalista: «Se ainda no outro dia renovei contrato como é que isso pode ser verdade?».

9
Marwan Mohsen

Marwan Mohsen

Data Nascimento: 26 fevereiro 1989

Posição: Avançado

Clube: Al Ahly

Internacionalizações/Golos: 17/4*

Marcou três golos nos dois primeiros jogos pela seleção, em 2011, mas precisou depois de seis anos para voltar a marcar. A carreira tem sido condicionada por lesões, mas voltou às opções recentemente e pode assumir um papel relevante na Rússia. Atualmente no Al Ahly, deixou o Petrojet com polémica, acusando o clube de «perseguição». Teve uma passagem curta pelo Gil Vicente, que também não foi feliz.

10
Mohamed Salah

Mohamed Salah

Data Nascimento: 15 junho 1992

Posição: Extremo Direito / Avançado

Clube: Liverpool (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 57/33*

A lesão sofrida na final da Liga dos Campeões, em lance com Sergio Ramos, agitou a internet e chegou mesmo a deixar o twitter fora de serviço. Quando a rede social recuperou, os “trends” eram dominados por incentivos ao Liverpool e insultos ao central do Real Madrid. A preparação para o Mundial foi dominada por atualizações diárias da recuperação de Salah, mas nunca será excessivo referir a importância do esquerdino para a seleção do Egito, dentro e fora do campo. Costumava fazer diariamente uma viagem de cinco horas para ir aos treinos do seu primeiro clube, Arab Contractors, no Cairo. Agora venceu os prémios da associação de futebolistas e da imprensa para Jogador do Ano da Premier League. Para além disso é um multimilionário filantropo, cuja caridade já esteve patente até no pagamento de um transplante de medula óssea a uma criança. A campanha do Egito no Mundial está dependente da recuperação de Salah. O país prende a respiração.

11
Mahmoud Abdel-Moneim

Mahmoud Abdel-Moneim «Kahraba»

Data Nascimento: 13 abril 1994

Posição: Extremo direito / Avançado

Clube: Al-Ittihad (Arábia Saudita)

Internacionalizações/Golos: 16/2*

É conhecido por «Kahraba», que é como quem diz «eletricidade». Mudou-se para o Luzern, da Suíça, quando tinha apenas 19 anos, mas foi dispensado após vários episódios de indisciplina, entre as quais injúrias a um diretor. Em 2017 anunciou o noivado com a filha do guarda-redes El-Hadary, colega de seleção, já depois de ter sido processado pela apresentadora de televisão Sarah Khalifa, após ter sido noticiado que tinham casado em segredo. Recebeu um Bentley de oferta após ter conquistado a Taça do Príncipe Herdeiro, na Arábia Saudita, e costuma conduzi-lo pelas ruas do Cairo quando visita os melhores restaurantes da capital.

12
Ashraf (instagram)

Ayman Ashraf

Data Nascimento: 9 abril 1991

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Al Ahly

Internacionalizações/Golos: 0/0*

Estreou-se em convocatórias no estágio de março, na Suíça, mas não foi utilizado nos jogos de preparação com Portugal e Grécia. Habituado a ser a terceira opção para o lado esquerdo da defesa, atrás de Mohamed Abdel-Shafy e Karim Hafez, teve uma oportunidade com a lesão deste último, operado ao tornozelo em fevereiro. Perdeu a mãe e a irmã em 2016, num acidente de viação em Alexandria, quando jogava pelo Smouha.

13
Mohamed Abdel-Shafy

Mohamed Abdelshafy

Data Nascimento: 1 julho 1985

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Al-Fateh (Arábia Saudita)

Internacionalizações/Golos: 48/1*

A transferência para o Al Ahli, em 2015, marcou uma nova era para os jogadores egípcios na Arábia Saudita. Abdel-Shafy ganhou a Taça do Príncipe Herdeiro na primeira época e na temporada seguinte foi campeão. Após a primeira destas conquistas publicou uma fotografia com a camisola que tinha usado nas comemorações, com os números 22 e 74. O jogador decidiu assim assinalar o incidente no Estádio da Defesa Aérea, que alguns dias antes tinha resultado na morte de 22 adeptos do Zamalek, assim como o terceiro aniversário da tragédia de Port Said.

14
Ramadan Sobhi

Ramadan Sobhi

Data Nascimento: 23 janeiro 1997

Posição: Extremo esquerdo

Clube: Stoke City (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 19/1*

Conhecido como «Ramadona» entre os adeptos do Al Ahly, foi contratado pelo Stoke City em 2016. Na adolescência teve de lidar com dúvidas relativamente à sua idade, o que o levou o Al Ahly a realizar testes médicos para provar que estava na faixa etária correta. «Era algo que as pessoas iam buscar quando eu jogava bem. Foi algo fabricado por pessoas que não queriam que eu tivesse sucesso», disse o jogador no ano passado. É casado com a irmã do colega de equipa Sherif Ekramy, que conheceu quando esta o entrevistou para um projeto da faculdade.

15
Hamdy (el-zamalek.com)

Mahmoud Hamdy

Data Nascimento: 1 junho 1995

Posição: Defesa Central

Clube: Zamalek

Internacionalizações/Golos: 0/0*

Entrou na pré-convocatória sem qualquer internacionalização, chamado por força das questões físicas associadas a alguns jogadores mais experientes. Em todo o caso conquistou o lugar com uma excelente campanha ao serviço do Zamalek, que lhe renovou o contrato antes do Mundial.

16
Sherif Ekramy

Sherif Ekramy

Data Nascimento: 10 julho 1983

Posição: Guarda-redes

Clube: Al Ahly

Internacionalizações: 21*

É filho de Ekramy El-Shahat, o «Monstro de África», um dos mais lendários guarda-redes da história do Egito e do Al Ahly. Sherif perdeu a titularidade neste clube para Mohamed Elshenway, e só foi convocado para o Mundial por causa da lesão do outro Elshenawy, Ahmed, guarda-redes do Zamalek. Mas apesar de ter perdido o lugar não pensa deixar o Al Ahly, dada a ligação ao clube. «Renovei contrato com uma folha em branco, sem quaisquer termos para meu benefício, e não é a primeira vez que o faço», disse em janeiro.

17
Mohamed Elneny

Mohamed Elneny

Data Nascimento: 11 julho 1992

Posição: Médio

Clube: Arsenal (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 57/5*

Filho de um treinador de futebol, cresceu em El-Mahalla, no Delta do Rio Nilo, e começou a jogar com apenas três anos. «Lembro-me que o meu pai dizia para eu ir para a cama com a bola. Ele dizia que eu tinha de criar uma ligação com a bola», recordou Elneny em 2015. A abordagem paterna deu frutos: Elneny foi contratado pelo Basileia depois de ter impressionado num jogo particular que a formação suíça disputou com a seleção egípcia que preparava a participação nos Jogos Olímpicos de 2012. Muçulmano devoto, ficou encantado por saber que podia comprar carne Halal na cidade suíça. No ano passado recusou uma transferência para o Leicester, e foi uma das figuras da campanha do Arsenal na Liga Europa até à lesão.

18
Shikabala

Shikabala

Data Nascimento: 5 março 1986

Posição: Extremo / Médio Ofensivo

Clube: Al-Raed (Arábia Saudita)

Internacionalizações/Golos: 28/2*

«Shikabala dançou e comemorou com o grupo de adeptos que insultou o Ministro do Interior, o Exercício, o Al Ahly e o seu icónico presidente Saleh Selim», disse Moratada Mansour, presidente do Zamalek, após suspender o jogador, em 2016. Teve uma passagem negativa pelo Sporting, clube que representou dois anos, e pelo qual acabou por fazer apenas um jogo. Saiu depois de ter sido acusado de ter perdido propositadamente o visto de saída quando a equipa disputou um particular no Egito.

19
Abdallah El-Said

Abdallah Said

Data Nascimento: 13 julho 1985

Posição: Médio Ofensivo

Clube: Kuopion PS (Finlândia)

Internacionalizações/Golos: 33/6*

Protagonizou uma das negociações mais estranhas dos últimos tempos, ao recusar uma transferência do Al Ahly para o rival Zamalek, mesmo já com contrato assinado. Optou por um empréstimo ao Kuopion Palloseura (KuPS). «El-Said foi forçado a assinar pelo Al Ahly na presença de oito guarda-costas, enquanto assinou por nós de livre vontade», garantiu então Mortada Mansour, presidente do Zamalek. Esteve apenas dois meses na Europa, na oitava cidade mais populosa da Finlândia.

20
Saad Samir

Saad Samir

Data Nascimento: 1 Abril 1989

Posição: Defesa Central

Clube: Al Ahly

Internacionalizações/Golos: 10/0*

Membro da seleção que chegou aos quartos de final dos Jogos Olímpicos de 2012, Samir tem sentido dificuldades para fixar-se como titular na seleção principal, apesar da experiência acumulada ao serviço do Al Ahly. Com quase dois milhões de seguidores no «instagram» e um milhão no «twitter», foi incluído numa lista de 50 jogadores africanos com mais influência nas redes sociais. Era uma das pessoas mais calmas no estádio quando o Congo empatou o jogo decisivo da qualificação. «A maioria dos jogadores recordou a dramática derrota na final da Taça das Nações Africanas, que nos deixou em choque, mas eu previ que íamos conseguir um segundo golo e lutar até ao fim», garantiu.

21
Mahmoud Hassan

Mahmoud Hassan «Trezeguet»

Data Nascimento: 1 outubro 1994

Posição: Extremo esquerdo

Clube: Kasimpasa (Turquia)

Internacionalizações/Golos: 18/2*

«O cabelo não é o mesmo e a posição em campo também não. Mas vou ter de perguntar ao meu pai se esteve no Egipto», disse o Trezeguet original, David, antigo internacional francês. Mas as semelhanças vão para além do visual. Mahmoud esteve em destaque na Liga turca, esta época, o que gerou especulação relativa ao alegado interesse de Everton e Bournemouth. É provável que integre o onze, ainda para mais depois de ter conquistado o penálti que deu a vitória sobre o Congo em tempo de compensação e consequente apuramento para o Mundial.

22
Amr Warda

Amr Warda

Data Nascimento: 17 setembro 1993

Posição: Extremo Direito / Médio Ofensivo

Clube: Atromitos (Grécia)

Internacionalizações/Golos: 13/0*

Filho do antigo capitão da seleção egípcia de basquetebol, Medhat Warda, que disputou dois Jogos Olímpicos. Foi para a Grécia em 2015 e impressionou o suficiente para assinar pelo PAOK. Esteve em Portugal por empréstimo, mas deixou o Feirense ao fim de apenas três dias, envolvido em acusações de assédio sexual às esposas dos colegas, algo que negou de forma veemente. Em fevereiro foi vítima de uma tentativa de assalto nas ruas de Atenas, depois de ter estado a ver o Chelsea-Barcelona da Liga dos Campeões. Foi ameaçado por dois homens com uma faca e uma arma, mas escapou ao fugir para uma esquadra.

23
Mohamed Elshenawy

Mohamed Elshenawy

Data Nascimento: 18 dezembro 1988

Posição: Guarda-redes

Clube: Al Ahly

Internacionalizações: 1*

Outro produto da formação do Al Ahly, Elshenawy passou vários anos como suplente. Deixou o clube de formação em 2009, com apenas um jogo realizado pela equipa principal, e depois passou por várias equipas da Liga do Egito. Acabou por voltar ao Al Ahly em 2016, e desde então tornou-se o principal candidato a sucessão de El-Hadary. É um «guarda-redes-líbero», sempre preparado para sair da linha de baliza, se for necessário.

* Dados a 14 de maio

Textos originais de Ahmad Yousef (kingfut.com)

Maisfutebol
Polónia 4 jun 2018, 13:12
Tunísia 4 jun 2018, 13:09
Panamá 4 jun 2018, 13:06
Bélgica 4 jun 2018, 13:03
Alemanha 4 jun 2018, 13:01
Dinamarca 4 jun 2018, 12:52
Rússia 4 jun 2018, 12:49
Nigéria 3 jun 2018, 19:13
Japão 1 jun 2018, 11:49
Suíça 31 mai 2018, 16:52
Colômbia 30 mai 2018, 23:32
Coreia do Sul 29 mai 2018, 23:00
Senegal 29 mai 2018, 22:48
Suécia 28 mai 2018, 13:41
Croácia 26 mai 2018, 23:28
Argentina 25 mai 2018, 12:00
Peru 24 mai 2018, 16:47
Brasil 24 mai 2018, 11:28
Uruguai 23 mai 2018, 16:51
França 23 mai 2018, 11:36
Marrocos 22 mai 2018, 23:27
Arábia Saudita 22 mai 2018, 11:05
México 18 mai 2018, 22:26
Portugal 16 mai 2018, 22:57
Costa Rica 15 mai 2018, 21:24
Islândia 14 mai 2018, 21:04
Espanha 14 mai 2018, 02:00
Egito 13 mai 2018, 22:43
Austrália 13 mai 2018, 21:37
Irão 9 mai 2018, 16:01
Inglaterra 4 mai 2018, 13:09
Sérvia 24 abr 2018, 10:47