Maisfutebol

Irão

1
Alireza Beiranvand (Reuters)

Nome: Alireza Beiranvand

Data Nascimento: 22 setembro 1992

Posição: Guarda-redes

Clubee: Persepolis

Internacionalizações: 19*

O indiscutível nº1 de Carlos Queiroz teve um trajeto invulgar até ao topo: com uma infância difícil, Beiranvand lavou carros e entregou pizzas antes de tornar-se futebolista profissional. A transferência do Naft Tehran para o Persepolis, em 2016, fez dele o mais caro guarda-redes da história do futebol iraniano. É conhecido também por ter um lançamento muito longo.

2
Torabi (saipasport.com)

Mehdi Torabi

Data Nascimento: 10 setembro 1994

Posição: Extremo esquerdo

Clube: Saipa Tehran

Internacionalizações/Golos: 14/4*

O melhor jogador iraniano ainda a jogar no país. Com o talento aprimorado no futsal, o jogador de 23 anos tornou-se um extremo habilidoso e já despertou a cobiça de clubes europeus. Embora seja tímido por natureza, já perdeu as estribeiras em campo várias vezes.

3
Ehsan Hajsafi (Reuters)

Ehsan Haji Safi

Data Nascimento: 25 fevereiro 1990

Posição: Médio defensivo

Clube: Olympiakos (Grécia)

Internacionalizações/Golos: 91/6*

Um dos jogadores mais experientes da equipa e também um dos mais versáteis. Lateral esquerdo de raiz, tem sido adaptado ao meio-campo por Carlos Queiroz, e com sucesso. Na Rússia deve ter titularidade garantida.

4
Cheshmi (Reuters)

Roozbeh Cheshmi

Data Nascimento: 24 julho 1993

Posição: Defesa central

Clube: Esteghlal

Internacionalizações/Golos: 7/0*

Médio adaptado a central por Carlos Queiroz. Com percurso nas seleções jovens do Irão (sub-17, sub-20 e sub-23), é conhecido por ser forte no ar.

5
Milad Mohammadi (Reuters)

Milad Mohammadi

Data Nascimento: 29 setembro 1993

Posição: Lateral esquerdo

Clube: Akhmat Grozni (Rússia)

Internacionalizações/Golos: 15/0*

Tal como o gémeo Mehrdad, começou a carreira no Rah Ahan, clube de Teerão. Claramente o mais talentoso dos irmãos, não surpreendeu que Milad tenha conseguido uma progressão de carreira diferente, tendo sido contratado pelos russos do Akhmat Grozni em 2016. O jogador de 24 anos foi dono do lado esquerdo da defesa do Irão na fase de apuramento, e tudo indica que vai manter esse estatuto na fase final do Mundial.

6
Saeid Ezatolahi (Reuters)

Saeid Ezatolahi

Data Nascimento: 1 outubro 1996

Posição: Médio defensivo

Clube: Amkar (Rússia)

Internacionalizações/Golos: 24/1*

É uma dor de cabeça que Carlos Queiroz terá para o jogo inaugural, com Marrocos: Ezatolahi foi expulso no jogo de qualificação com a Coreia de Sul e tem de cumprir castigo. O jogador de 21 anos foi um dos jogadores mais utilizados no apuramento, e apesar da juventude tornou-se um elemento essencial para a equipa. Antes de mudar-se para a Rússia, onde também já representou o Rostov e o Anzhi, Ezatolahi também passou pela formação do Atlético de Madrid.

7
Masoud Shojaei (reuters)

Masoud Shojaei

Data Nascimento: 9 junho 1984

Posição: Médio ofensivo

Clube: AEK Atenas (Grécia)

Internacionalizações/Golos: 72/8*

Já participou em dois Mundiais (2006 e 2014), mas a presença neste terceiro torneio esteve em risco, já que o Ministro do Desporto, Reza Davarzani, defendeu que o jogador de 33 anos deveria ser banido da seleção por ter defrontado uma equipa israelita, no caso o Maccabi Telavive, ao serviço dos gregos do Panionios. Após algum tempo de afastamento acabou por ser reintegrado.

8
Morteza Pouraliganji (Reuters)

Morteza Pouraliganji

Data Nascimento: 19 abril 1992

Posição: Defesa Central

Clube: Al-Sadd (Qatar)

Internacionalizações/Golos: 25/2*

Jogador do Al-Saad desde 2016, Pouraliganji desenvolveu uma relação forte com o espanhol Xavi, tanto fora como dentro do campo, até por ser utilizado regularmente como médio pelo técnico português Jesualdo Ferreira. Na seleção, contudo, o jogador de 26 anos tem alinhado sobretudo como central, e essa é a expectativa para o Mundial.

9
Omid Ebrahimi (Reuters)

Omid Ebrahimi

Data Nascimento: 15 setembro 1987

Posição: Médio

Clube: Esteghlal Tehran

Internacionalizações/Golos: 28/0*

Médio «box to box» com um remate potente e capacidade para arrancar cruzamentos precisos, Ebrahimi é um elemento dinâmico no centro do terreno e parece preparado para ser um dos esteios da equipa na Rússia, especialmente tendo em conta a excelente forma apresentada esta época no Esteghal.

10
Karim Ansarifard (Reuters)

Karim Ansarifard

Data Nascimento: 3 abril 1990

Posição: Avançado

Clube: Olympiakos (Grécia)

Internacionalizações/Golos: 61/16*

Chegou a ser apontado como um dos talentos mais promissores do futebol mundial, com a FIFA a escolhê-lo como um dos jogadores a acompanhar em 2012. Ansarifard esteve em destaque no Olympiakos e tem conseguido também exibições consistentes na seleção, como referência ofensiva, ainda que possa também ser utilizado como extremo ou médio ofensivo.

11
Vahid Amiri (Reuters)

Vahid Amiri

Data Nascimento: 2 abril 1988

Posição: Extremo esquerdo

Clube: Persepolis

Internacionalizações/Golos: 33/1*

Demorou a conquistar o seu espaço e só chegou a internacional aos 26 anos, mas desde então tornou-se um elemento influente na equipa. Agora com 30 anos, o extremo nunca prescindiu dos estudos e para além do curso de Direito tirou também um mestrado em Educação Física.

12
Mohammad Rashid Mazaheri (Instagram)

Mohammad Rashid Mazaheri

Data Nascimento: 18 maio 1989

Posição: Guarda-redes

Clube: Zob Ahan Isfahan

Internacionalizações: 3*

O guarda-redes de 28 anos tem prestações algo erráticas no clube e na seleção. Por vezes faz exibições excelentes, sobretudo quando se trata de defender penáltis, mas noutras ocasiões tem falhas terríveis. Mazaheri tem uma forte presença nas redes sociais, com mais de 33 mil seguidores no Instagram.

13
Mohammadreza Khanzadeh (Reuters)

Mohammadreza Khanzadeh

Data Nascimento: 11 maio 1991

Posição: Defesa Central

Clube: Padideh Mashhad

Internacionalizações/Golos: 8/1*

Tem um dos trajetos mais curiosos da seleção do Irão que vai disputar o Mundial. A carreira (até então) discreta quase terminava em 2015, quando foi suspenso nove meses pela federação iraniana, devido a uma acalorada discussão com um adepto durante um jogo do Persepolis. Regressou, no entanto, e agora faz parte da seleção.

14
Saman Ghoddos (Reuters)

Saman Ghoddos

Data Nascimento: 6 setembro 1993

Posição: Médio Ofensivo

Clube: Ostersunds (Suécia)

Internacionalizações/Golos: 6/1*

Nascido em Malmö, mas com ascendência iraniana, Ghoddos optou inicialmente por representar a Suécia. Disputou os particulares com a Costa do Marfim e a Eslováquia, e até marcou neste último encontro, mas no passado mês de agosto revelou que já tinha passaporte iraniano e que ia ajudar esta seleção nos jogos de qualificação com a Coreia do Sul e Síria. Acabou por fazer a estreia num particular com o Togo, e agora parece firme nos planos de Queiroz.

15
Pejman Montazeri

Pejman Montazeri

Data Nascimento: 7 novembro 1983

Posição: Defesa Central

Clube: Esteghlal

Internacionalizações/Golos: 43/1*

O experiente defesa foi um dos melhores elementos do Irão no último Mundial, mas é pouco provável que jogue regularmente na Rússia, devido a problemas físicos. Com 34 anos, pode jogar também como lateral.

16
Reza Ghoochannejhad (Reuters)

Reza Ghoochannejhad

Data Nascimento: 20 setembro 1987

Posição: Avançado

Clube: Heerenveen (Holanda)

Internacionalizações/Golos: 41/17*

Internacional sub-16, sub-17, sub-18 e sub-19 pela Holanda, passou a representar o Irão em 2012. Dois anos depois foi a principal opção ofensiva de Carlos Queiroz no Mundial do Brasil, e na Rússia também deve ser utilizado com regularidade. É cunhado de Sareh Bayat, famosa atriz iraniana que participou no filme «Uma Separação», vencedor do Óscar de melhor filme estrangeiro em 2012.

17
Mehdi Taremi (Reuters)

Mehdi Taremi

Data Nascimento: 18 julho 1992

Posição: Extremo esquerdo / Avançado

Clube: Al-Gharafa (Qatar)

Internacionalizações/Golos: 25/11*

Melhor marcador da Liga iraniana nos últimos dois anos, em janeiro o avançado de 25 anos trocou o Persepolis pelo Al Gharafa, onde se tornou colega do holandês Wesley Sneijder. É um dos jogadores imprescindíveis para Carlos Queiroz e será titular na Rússia.

18
Alireza Jahanbakhsh (Reuters)

Alireza Jahanbakhsh

Data Nascimento: 11 agosto 1993

Posição: Extremo direito / Médio ofensivo

Clube: AZ Alkmaar (Holanda)

Internacionalizações/Golos: 36/4*

Indiscutivelmente o melhor jogador do Irão. Na terceira época ao serviço do AZ Alkmaar marcou quinze golos na Eredivisie, e nos últimos tempos até surgiram notícias do interesse do Nápoles. Jahanbakhsh disputou os três jogos do Irão no Mundial2014 e na Rússia deve ter um papel de elevada relevância na estratégia da equipa.

19
Majid Hosseini (fcesteghlal.ir)

Majid Hosseini

Data Nascimento: 20 junho 1996

Posição: Defesa Central

Clube: Esteghlal

Internacionalizações/Golos: 1/0*

Impressionou Carlos Queiroz na preparação para o Mundial e acabou por integrar a lista, assumindo, de forma algo surpreendente, o lugar do veterano Jalal Hosseini, um líder nato e um dos jogadores mais reconhecidos da história do futebol iraniano. O que lhe falta em experiência compensa em energia e entusiasmo. O Mundial da Rússia será um espaço de aprendizagem, mas o futuro parece brilhante.

20
Sardar Azmoun (Reuters)

Sardar Azmoun

Data Nascimento: 1 janeiro 1995

Posição: Avançado

Clube: Rubin Kazan (Rússia)

Internacionalizações/Golos: 31/23*

Brilhou no empréstimo ao Rostov e regressou ao Rubin Kazan há um ano, mas enfrentou um período difícil, sobretudo devido a lesões. Ainda assim continua a ser o principal ponta de lança de Carlos Queiroz e, tendo sido associado ao Celtic e ao Liverpool, pode ser uma das revelações do Mundial.

21
Ashkan Dejagah (Reuters)

Ashkan Dejagah

Data Nascimento: 5 julho 1986

Posição: Extremo esquerdo

Clube: Nottingham Forest (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 44/8*

Sofreu uma lesão no joelho poucas semanas depois de ter assinado pelo Nottingham Forest, em janeiro, mas ainda assim conseguiu marcar presença no Mundial. Quando jogava no Hertha abriu um restaurante de sushi em Berlim.

22
Amir Abedzadeh (arquivo pessoal)

Amir Abedzadeh

Data Nascimento: 26 Abril 1993

Posição: Guarda-redes

Clube: Marítimo (Portugal)

Internacionalizações: 0*

Filho de Ahmadreza Abedzadeh, lendário guarda-redes do Irão que representou a seleção no Mundial de 1998. Como é normal nestes casos Amir tem de lidar com a sombra do pai, mas as exibições ao serviço do Marítimo têm rendido elogios, e aos 24 anos é visto como uma promessa entusiasmante do futebol iraniano.

23
Ramin Rezaeian (Reuters)

Ramin Rezaeian

Data Nascimento: 21 março 1990

Posição: Lateral direito

Clube: Oostende (Bélgica)

Internacionalizações/Golos: 25/2*

Transferiu-se para a Bélgica há um ano, em parte para convencer Carlos Queiroz a dar-lhe um lugar na lista para o Campeonato do Mundo. O tiro saiu um pouco pela culatra, no entanto, tendo em conta as dificuldades sentidas pelo jogador de 28 anos, mas ainda assim foi convocado.

* dados a 14 de maio

Textos originais de Behnam Jafarzadeh (varzesh3.com)

Maisfutebol
Polónia 4 jun 2018, 13:12
Tunísia 4 jun 2018, 13:09
Panamá 4 jun 2018, 13:06
Bélgica 4 jun 2018, 13:03
Alemanha 4 jun 2018, 13:01
Dinamarca 4 jun 2018, 12:52
Rússia 4 jun 2018, 12:49
Nigéria 3 jun 2018, 19:13
Japão 1 jun 2018, 11:49
Suíça 31 mai 2018, 16:52
Colômbia 30 mai 2018, 23:32
Coreia do Sul 29 mai 2018, 23:00
Senegal 29 mai 2018, 22:48
Suécia 28 mai 2018, 13:41
Croácia 26 mai 2018, 23:28
Argentina 25 mai 2018, 12:00
Peru 24 mai 2018, 16:47
Brasil 24 mai 2018, 11:28
Uruguai 23 mai 2018, 16:51
França 23 mai 2018, 11:36
Marrocos 22 mai 2018, 23:27
Arábia Saudita 22 mai 2018, 11:05
México 18 mai 2018, 22:26
Portugal 16 mai 2018, 22:57
Costa Rica 15 mai 2018, 21:24
Islândia 14 mai 2018, 21:04
Espanha 14 mai 2018, 02:00
Egito 13 mai 2018, 22:43
Austrália 13 mai 2018, 21:37
Irão 9 mai 2018, 16:01
Inglaterra 4 mai 2018, 13:09
Sérvia 24 abr 2018, 10:47