Maisfutebol

Japão

1
Kawashima (Reuters)

Eiji Kawashima

Data Nascimento: 20 março 1983

Posição: Guarda-redes

Clube: Metz (França)

Internacionalizações: 82*

Experiente, é o dono da baliza do Japão desde o Mundial 2010. Trabalhador, revela empenho constante em evoluir, o que se comprova até pela capacidade para falar sete línguas. Treinou em Itália quando era jovem, mas foi em 2010 que concretizou o sonho antigo de jogar na Europa. Após cinco anos na Bélgica, ao serviço do Lierse e do Standard Liège, teve uma breve passagem pela Escócia (Dundee United), antes de mudar-se para França, em 2016.

2
Ueda (Reuters)

Naomichi Ueda

Data Nascimento: 24 outubro 1994

Posição: Defesa Central

Clube: Kashima Antlers

Internacionalizações/Golos: 3/0*

Muito se espera deste jovem central que concilia poder e velocidade na linha defensiva. Durante alguns tempos esteve dividido entre o futebol e o taekwondo, modalidade em que chegou a representar o Japão num campeonato mundial. Fez parte da seleção nipónica que em 2011 chegou aos quartos de final do Mundial de sub-17 (de futebol, neste caso), e estreou-se pela seleção principal no passado mês de dezembro.

3
Shoji (Reuters)

Gen Shoji

Data Nascimento: 11 dezembro 1992

Posição: Defesa Central

Clube: Kashima Antlers

Internacionalizações/Golos: 11/1*

Pode não ser o maior, mas é conhecido pelo perfil duro e robusto de defender. Destacou-se no Mundial de Clubes de 2016, prova em que o Kashima Antlers conseguiu virar o resultado na final com o Real Madrid, acabando depois por perder no prolongamento. Aos 14 anos chegou a estar algum tempo afastado do futebol, depois de ter deixado a academia do Gamba Osaka.

4
Keisuke Honda (Reuters)

Keisuke Honda

Data Nascimento: 13 junho 1986

Posição: Extremo/Médio Ofensivo

Clube: Pachuca (México)

Internacionalizações/Golos: 93/36*

Uma verdadeira estrela do futebol japonês, que marcou muitos golos importantes para a seleção com um prodigioso pé esquerdo. Em suposto declínio nos últimos anos, conseguiu um formidável registo de golos na Liga mexicana e com isso recuperou estatuto. Para demonstrar o carinho que sentem pelo esquerdino, os adeptos japoneses costumam escrever o nome de Keisuke Honda com um triângulo ao lado, num jogo de palavras que dá a expressão [«Honda-san, tão fixe»]. Sempre preocupado com a imagem, Keiseuke usa sempre relógios em ambos os pulsos.

5
Nagatomo (Reuters)

Yuto Nagatomo

Data Nascimento: 12 setembro 1986

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Galatasaray (Turquia)

Internacionalizações/Golos: 103/3*

Em 2011 assinou pelo Inter, e durante vários anos foi um elemento-chave no gigante italiano, mas no passado mês de janeiro foi emprestado ao Galatasaray. Competente tanto a jogar a lateral esquerdo como direito, Nagatomo é conhecido pela passada forte e pelos níveis incríveis de energia. Fora do campo é um especialista em várias teorias de treino pessoal e até publicou livros sobre métodos de ioga.

6
Wataru Endo (Reuters)

Wataru Endo

Data Nascimento: 9 fevereiro 1993

Posição: Defesa Central

Clube: Urawa Red Diamonds

Internacionalizações/Golos: 11/0*

Jogador de enorme utilidade, uma vez que pode jogar em várias posições: lateral direito, central ou médio defensivo. Ao longo da carreira conquistou sempre os treinadores com as suas capacidades de liderança. Aos 19 anos já era capitão do seu clube anterior (Shonan Bellmare), e foi o dono da braçadeira do Japão nos Jogos Olímpicos de 2016.

7
Shibasaki (Reuters)

Gaku Shibasaki

Data Nascimento: 28 maio 1992

Posição: Médio

Clube: Getafe (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 15/3*

É natural da pequena cidade de Noheji, no norte do Japão. Pacato e humilde, destacou-se como força motriz do Japão na dramática derrota com o Brasil de Neymar, nos Mundial sub-17 de 2009. Dono da camisola 10 do Kashima Antlers no Mundial de Clubes de 2016, Shibasaki marcou dois golos ao Real Madrid na final, e no ano seguinte mudou-se para o futebol espanhol.

8
Haraguchi (Reuters)

Genki Haraguchi

Data Nascimento: 9 maio 1991

Posição: Extremo Esquerdo

Clube: Fortuna Düsseldorf (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 30/6*

Na Alemanha desde 2014, Haraguchi é um extremo que foi adaptado várias vezes ao centro do terreno por Vahid Halilhodzic. Com grande capacidade atlética, é muito forte também no um para um. Na Liga japonesa chegou a ser criticado pela sua postura, mas desde que chegou à Bundesliga que tem trabalhado intensamente para tornar-se um jogador mais abnegado.

9
Okazaki (Reuters)

Shinji Okazaki

Data Nascimento: 16 abril 1986

Posição: Avançado

Club: Leicester City (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 111/50*

Uma das figuras do milagroso título conquistado pelo Leicester, Okazaki é o jogador que melhor se adequa à alcunha «Samurai». Uma das principais críticas ao antigo selecionador, Vahid Halilhodzic, era precisamente o afastamento de Okazaki, idolatrado no país pela sua bravura e resistência. Pode não ser o jogador mais rápido, e isso chegou a ser um motivo de preocupação, mas ultrapassou os medos e escreveu um livro intitulado «Donsoku» («pés lentos») Banzai!».

10
Kagawa (Reuters)

Shinji Kagawa

Data Nascimento: 17 março 1989

Posição: Médio Ofensivo

Clube: Borussia Dortmund (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 89/29*

A superestrela do futebol japonês, com mais seguidores no twitter do que qualquer outro colega de seleção. Teve uma má relação com o anterior selecionador, Vahid Halilhodzic, e foi afastado da seleção com o argumento de que não encaixa nos planos táticos. A mudança de treinador proporcionou o regresso à seleção do jogador formado no FC Miyagi Barcelona, um clube pequeno mas com um grande nome, que diz muito a todas as crianças japonesas.

11
USAMI Takashi (Reuters)

Takashi Usami

Data Nascimento: 6 maio 1992

Posição: Extremo Esquerdo

Clube: Fortuna Düsseldorf (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 21/3*

Um talento prodigioso, gerou enorme expectativa desde muito cedo, e por isso foi para o Bayern de Munique com apenas 19 anos. No entanto a carreira tem sido condicionada por algumas das fraquezas que normalmente atraiçoam os jogadores que vivem da habilidade natural. Nunca conseguiu mostrar consistência nem tornar-se uma aposta sólida na seleção.

12
HIGASHIGUCHI Masaaki (Reuters)

Masaaki Higashiguchi

Data Nascimento: 12 maio 1986

Posição: Guarda-redes

Clube: Gamba Osaka

Internacionalizações: 4*

Foi dispensado do Gamba Osaka aos 15 anos, por ter apenas 1,67m, mas aos 22 anos, com 1,82m, teve finalmente uma oportunidade no futebol profissional. Após treze anos fora regressou ao Gamba Osaka em 2014, ajudando a equipa a conquistar o «triplete» e chegando à seleção no ano seguinte.

13
MUTO Yoshinori (Reuters)

Yoshinori Muto

Data Nascimento: 15 julho 1992

Posição: Avançado

Clube: Mainz (Alemanha)

Internacionalizações/golos: 21/2*

Trocou o FC Tóquio pelo Mainz em 2015, oito meses após a estreia pela seleção. Com contrato válido até 2019, tem sido associado a uma transferência para o Newcastle. Antes da viagem para a Rússia afirmou: «Vou sair [para Inglaterra]. É o momento certo. Mesmo que venha a falhar, quero encarar esse desafio». Marcou um golo na vitória sobre o Borussia Dortmund (2-1) que ajudou o Mainz a evitar a despromoção.

14
INUI Takashi (Reuters)

Takashi Inui

Data Nascimento: 2 junho 1988

Posição: Extremo Esquerdo

Clube: Eibar (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 25/2*

Médio ofensivo, tem construído uma boa carreira no futebol europeu, entre Alemanha e Espanha. Excelente no um contra um, combina o toque mais delicado com uma rápida mudança de velocidade. Embora seja internacional desde 2009, só agora Inui consegue um lugar no Mundial.

15
OSAKO Yuya (Reuters)

Yuya Osako

Data Nascimento: 18 maio 1990

Posição: Avançado

Clube: Colónia (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 26/7*

Tem um estilo de jogo muito diferente dos outros avançados da lista. É uma opção excelente para manter a posse de bola, segurar jogo na frente e depois servir os colegas, atributos que fazem de Osako também uma alternativa para a posição 10. As suas prestações são frequentemente qualificadas como «hampanai», uma expressão japonesa que significa «extraordinário» ou «incrível».

16
YAMAGUCHI Hotaru (Reuters)

Hotaru Yamaguchi

Data Nascimento: 6 outubro 1990

Posição: Médio Defensivo

Clube: Cerezo Osaka

Internacionalizações/Golos: 39/2*

Médio muito móvel, tornou-se um elemento essencial sob o comando de Vahid Halilhodzic, por força da eficácia na recuperação de bolas. A meio da temporada 2015/16 abraçou a primeira aventura no estrangeiro, com uma transferência para o Hannover (Alemanha), mas seis meses depois voltou ao Japão. Cresceu na cidade de Nabari, historicamente conhecida pela sua população ninja.

17
HASEBE Makoto (Reuters)

Makoto Hasebe

Data Nascimento: 18 janeiro 1984

Posição: Médio Defensivo

Clube: Eintracht Frankfurt (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 108/2*

Capitão da seleção japonesa desde 2010. Alberto Zaccheroni, antigo selecionador do Japão, chegou a referir Paolo Maldini e Makoto Hasebe como os únicos capitães verdadeiros com que tinha trabalhado. O médio do Eintracht Frankfurt vendeu mais de um milhão de cópias do seu livro, intitulado «Kokoro o totonoeru» [«Treinar a mente»] e doou a verba dos direitos de autor para ajudar os mais desfavorecidos.

18
OSHIMA Ryota (Reuters)

Ryota Ohshima

Data Nascimento: 23 janeiro 1993

Posição: Médio

Clube: Kawasaki Frontale

Internacionalizações/Golos: 3/0

Jogador tecnicamente dotado, com uma vasta gama de habilidades, foi um perfeito desconhecido até aos 17 anos. Esteve para reforçar uma equipa universitária de menor reputação, até que o seu talento foi detetado por um olheiro do Kawasaki Frontale. O contrato assinado com um dos emblemas mais fortes da Liga japonesa foi uma surpresa tanto para Oshima como para os amigos e família.

19
SAKAI Hiroki (Reuters)

Hiroki Sakai

Data Nascimento: 12 abril 1990

Posição: Lateral Direito/Esquerdo

Clube: Marselha (França)

Internacionalizações/Golos: 41/0*

Trocou o Hannover pelo Marselha em 2016 e rapidamente tornou-se um membro regular do «onze». Embora seja agora considerado um dos melhores laterais direitos da Ligue 1, Sakai começou como lateral esquerdo, mas trocou de flanco quando chegou a profissional. Elogiado pela humildade, ganhou a alcunha de «Kenson no Sakai» [Sakai modesto].

20
MAKINO Tomoaki (Reuters)

Tomoaki Makino

Data Nascimento: 11 maio 1987

Posição: Defesa Central

Clube: Urawa Red Diamonds

Internacionalizações/Golos: 30/4*

Um verdadeiro atleta, Makino marcou de cabeça nos jogos de preparação com Brasil (novembro) e Ucrânia (março). Gosta de falar da «força da personalidade», cuja importância lhe foi incutida pelo treinador nas camadas jovens. Casado com a atriz Rin Takanashi, Tomoaki também já apareceu como samurai a publicitar serviços de streaming de desporto.

21
SAKAI Gotoku (Reuters)

Gotoku Sakai

Data Nascimento: 14 março 1991

Posição: Lateral Direito

Clube: Hamburgo (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 38/0*

Lateral capaz de atuar nos dois flancos, nasceu em Nova Iorque mas cresceu no Japão. Desde 2012 joga na Alemanha, país natal da mãe. Em 2016/17, a segunda época ao serviço do Hamburgo, tornou-se mesmo o primeiro japonês a ser nomeado capitão de uma equipa da Bundesliga. Os dois irmãos mais novos são também futebolistas profissionais, enquanto o irmão mais velho optou pelo judo. Já relativamente a Hiroki Sakai, colega de seleção, não há qualquer grau de parentesco.

22
YOSHIDA Maya (Reuters)

Maya Yoshida

Data Nascimento: 24 agosto 1988

Posição: Defesa Central

Clube: Southampton (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 80/10*

O rochedo na defesa japonesa. Estreou-se pela seleção em 2010 e já chegou à fasquia das 80 internacionalizações. Em tempos foi criticado pela tendência para cometer erros, mas amadureceu imenso em seis anos na Premier League, ao serviço do Southampton, a ponto de ser impossível imaginar o Japão sem ele.

23
NAKAMURA Kosuke (Reuters)

Kosuke Nakamura

Data Nascimento: 27 fevereiro 1995

Posição: Guarda-redes

Clube: Kashiwa Reysol

Internacionalizações: 3*

Foi o titular da seleção japonesa de sub-17 que chegou aos quartos de final do Mundial de 2011, e rapidamente começou a ser visto como o futuro dono da baliza da seleção. Depois disso sofreu várias lesões, mas ultrapassou esses problemas e marcou presença nos Jogos Olímpicos de 2016. As excelentes exibições na Liga japonesa proporcionaram a estreia na seleção nipónica em dezembro. Em criança tinha Oliver Kahn como ídolo.

* dados a 14 de maio

Textos originais de Akihiko Kawabata (footballista.jp), em japonês, e tradução para inglês de Ben Mabley.

Maisfutebol
Polónia 4 jun 2018, 13:12
Tunísia 4 jun 2018, 13:09
Panamá 4 jun 2018, 13:06
Bélgica 4 jun 2018, 13:03
Alemanha 4 jun 2018, 13:01
Dinamarca 4 jun 2018, 12:52
Rússia 4 jun 2018, 12:49
Nigéria 3 jun 2018, 19:13
Japão 1 jun 2018, 11:49
Suíça 31 mai 2018, 16:52
Colômbia 30 mai 2018, 23:32
Coreia do Sul 29 mai 2018, 23:00
Senegal 29 mai 2018, 22:48
Suécia 28 mai 2018, 13:41
Croácia 26 mai 2018, 23:28
Argentina 25 mai 2018, 12:00
Peru 24 mai 2018, 16:47
Brasil 24 mai 2018, 11:28
Uruguai 23 mai 2018, 16:51
França 23 mai 2018, 11:36
Marrocos 22 mai 2018, 23:27
Arábia Saudita 22 mai 2018, 11:05
México 18 mai 2018, 22:26
Portugal 16 mai 2018, 22:57
Costa Rica 15 mai 2018, 21:24
Islândia 14 mai 2018, 21:04
Espanha 14 mai 2018, 02:00
Egito 13 mai 2018, 22:43
Austrália 13 mai 2018, 21:37
Irão 9 mai 2018, 16:01
Inglaterra 4 mai 2018, 13:09
Sérvia 24 abr 2018, 10:47