Maisfutebol

Polónia

1
Wojciech Szczesny

Wojciech Szczęsny

Data Nascimento: 18 abril 1990

Posição: Guarda-redes

Clube: Juventus (Itália)

Internacionalizações: 33*

Alguns adeptos do Arsenal terão sentido alívio ao vê-lo sair do clube, mas agora muitos deles gostariam de o ter de volta. Filho de Maciej, antigo guarda-redes que conquistou cinco títulos de campeão polaco, Wojciech decidiu que estava na altura de deixar Londres e o clube no qual estava desde os 16 anos. «Tornei-me melhor na Roma. Por exemplo a jogar com os pés, aprendi mais em ano e meio do que em nove anos no Arsenal», garantiu. Foi o melhor guarda-redes da Serie A em 2016/17, ainda emprestado pelos «gunners», e depois a Juventus decidiu abrir os cordões à bolsa e contratá-lo para substituto de Buffon. Se antes era visto como arrogante, agora parece muito mais tranquilo, dentro e fora de campo. Experiente, embora tenha apenas 27 anos, pode ter um futuro brilhante pela frente.

2
Michal Pazdan

Michał Pazdan

Data Nascimento: 21 setembro 1987

Posição: Defesa Central

Clube: Legia Varsóvia

Internacionalizações/Golos: 31/0*

Foi uma das figuras da campanha no Euro2016, que terminou nos quartos de final. Há dois anos passou de jogador pouco valorizado entre os adeptos polacos a símbolo da melhor campanha da seleção desde o início dos anos 80. Internacional desde 2007, foi convocado por Leo Beenhakker para o Europeu do ano seguinte, mas não jogou qualquer minuto. Conhecido como «Piranha», Pazdan trabalhou no Górnik Zabrze com o atual selecionador, Adam Nawalka, e é conhecido pelos seus cortes decisivos e pelo estilo destemido.

3
Artur Jedrzejczyk

Artur Jędrzejczyk

Data Nascimento: 4 novembro 1987

Posição: Lateral Direito

Clube: Legia Varsóvia

Internacionalizações/Golos: 35/3*

As gargalhadas e brincadeiras estão garantidas com ele. É um dos jogadores mais animados do balneário e uma estrela dos vídeos de youtube do canal «Laczy Nas Pilka». Titular no Euro2016, é um defesa versátil que pode jogar em ambas as laterais, assim como a central, seja uma defesa com três ou quatro elementos. Podia ter atingido outro patamar no futebol russo, onde representou o Krasnodar, mas rejeitou uma transferência para o Bordeus e depois decidiu regressar a Varsóvia.

4
Thiago Cionek

Thiago Cionek

Data Nascimento: 21 abril 1986

Posição: Defesa Central

Clube: SPAL (Itália)

Internacionalizações/Golos: 17/0*

Nascido no Brasil, é selecionável pela Polónia por causa dos avós, que foram viver para a América do Sul. Thiago foi jogar para a Polónia em 2008 e revelou-se um defesa competente mas não extraordinário com a camisola do Jagiellonia. Depois mudou-se para Itália, onde representou Padova, Modena, Palermo e, por fim, SPAL, tanto na Serie A como na B. É uma alternativa aos habituais titulares, que pode jogar tanto a central como no lado direito, ou mesmo numa defesa a três. No início foi recebido de forma fria pelos adeptos, mas depois impressionou-os a falar polaco e com o conhecimento que revelou da história do país no «Laczy Nas Pilka», o canal oficial da seleção no youtube.

5
Jan Bednarek

Jan Bednarek

Data Nascimento: 12 abril 1996

Posição: Defesa Central

Clube: Southampton (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 1/0*

Jogou em todas seleções jovens da Polónia e agora dá o grande passo, depois de ter assumido um papel essencial na permanência do Southampton, a ponto de ter sido eleito pelos adeptos o Jogador do Mês de maio. Marcou ao Chelsea na estreia a titular e parece ter um grande futuro em Inglaterra, depois de ter sido recrutado ao Lech Poznan.

6
Jacek Goralski

Jacek Goralski

Data Nascimento: 21 setembro 1992

Posição: Médio Defensivo

Clube: Ludogorets (Bulgária)

Internacionalizações/Golos: 3/0*

Um guerreiro em campo, apesar de ter apenas 1,72m. Um pitbull que nunca desiste dos lances, o que se reflete também no número de cartões amarelos. Diz que se não fosse futebolista provavelmente seria criminoso, por causa do bairro onde cresceu (Bydgoszcz). «Muitos dos meus amigos estão na prisão. Um foi assassinado em França», disse ao “Przeglad Sportowy”. Mas não deixem que esta declaração vos engane: Jacek é um bom rapaz.

7
Arkadiusz Milik

Arkadiusz Milik

Data Nascimento: 28 fevereiro 1994

Posição: Avançado

Clube: Nápoles (Itália)

Internacionalizações/Golos: 38/12*

Um enorme talento que tem sido perseguido por algum azar. Os dois últimos anos foram um verdadeiro pesadelo. Em setembro lesionou-se no ligamento cruzado anterior pela segunda vez no espaço de um ano, e só em janeiro é que voltou aos treinos. Milik é um «pupilo» de Nawalka, já que tinha apenas 16 anos quando foi treinado pelo atual selecionador no Gornik Zabrze. A transferência para o Bayer Leverkusen revelou-se um contratempo, mas depois teve uma evolução maravilhosa no Ajax, ajudado por Dennis Bergkamp, e ainda é o jogador polaco mais caro de sempre, contratado pelo Nápoles por 33 milhões de euros. Quando está bem fisicamente forma uma dupla fatal com Lewandowski. Podem jogar juntos em 4x4x2 ou em 4x2x3x1, com Milik ligeiramente atrás da estrela do Bayern. O Nápoles ainda tem expectativas elevadas relativamente a Milik, ainda que as lesões o tenham impedido se mostrar todo o seu potencial. Talvez a maré de azar tenha terminado.

8
Karol Linetty

Karol Linetty

Data Nascimento: 2 fevereiro 1995

Posição: Médio

Clube: Sampdoria (Itália)

Internacionalizações/Golos: 19/1*

Outro jogador formado na academia do Lech Poznan e que partiu para o estrangeiro como um dos melhores jogadores da Liga polaca. Assinou pela Sampdoria e rapidamente conquistou o seu espaço. É conhecido pela sua energia e capacidade de desarme. Este ano juntou também alguns golos ao perfil (três na Serie A). Ainda procura afirmar-se na seleção, mas se no Euro2016 não somou qualquer minuto, depois disso tornou-se titular. No Lech Poznan era conhecido como “Karolek” [Pequeno Karol], mas em Itália ganhou maior dimensão física e evitou lesões, algo que foi um problema anteriormente. Apontado à titularidade ao lado de Krychowiak, pode ter no Mundial um espaço de afirmação.

9
Lewandowski

Robert Lewandowski

Data Nascimento: 21 agosto 1988

Posição: Avançado

Clube: Bayern Munique (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 93/52*

Capitão, estátua, herói, recordista e avançado de classe mundial. Foi o melhor marcador da qualificação europeia, com 16 golos, superando o recorde de Cristiano Ronaldo. Antes dele só três jogadores foram os melhores marcadores de uma qualificação para o Euro e para o Mundial: Gerd Müller, Karl-Heinz Rummenigge e Luigi Riva. Com o «bis» à Arménia tornou-se também o melhor marcador da história da seleção polaca, com 52 golos, superando o lendário Wlodzimierz Lubanski. Ganhou o sexto título pelo Bayern, mas já assumiu que quer transferir-se para o Real Madrid, que estará disposto a pagar 100 milhões de euros. No Euro2016 apareceu um pouco cansado, e foi por isso que incentivou o Bayern a contratar um ponta de lança alternativo (Sandro Wagner). “Lewy” queria maior frescura nas pernas e na mente, de olhos postos numa candidatura à Bota de Ouro, possível apenas se a Polónia chegar a fase adiantada da prova.

10
Krychowiak

Grzegorz Krychowiak

Data Nascimento: 29 janeiro 1990

Posição: Médio

Clube: West Bromwich Albion (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 49/2*

Após a tremenda prestação no Euro2016 a transferência para o gigante PSG apareceu como um sonho concretizado. Embora nascido e criado na Polónia, Krychowiak desenvolveu-se como jogador na academia do Bordéus. A transferência para a capital francesa revelou-se um desastre, no entanto. Krychowiak não encaixou na equipa, teve alguns problemas com colegas, e até o técnico Unai Emery, que bem conhecia, tornou-se um adversário. No final da época 2016/17 tornou-se óbvio que tinha de encontrar uma solução, mas o salário era um problema, pelo que a solução era o empréstimo. A mudança para o West Bromwich Albion surpreendeu, mas o médio tinha de jogar para segurar o lugar na seleção. A experiência na Premier League tem de ser classificada como OK, pois o impacto não foi grande. Consuma a despromoção passou a jogar menos, por estar emprestado, mas continua a ser indispensável na seleção, onde esperam que recupera o nível exibicional de 2016.

11
Kamil Grosicki

Kamil Grosicki

Data Nascimento: 8 junho 1988

Posição: Extremo

Clube: Hull City (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 56/12*

“Turbo” Grosicki é a segunda arma mais letal do arsenal de Adam Nawalka, a seguir a Robert Lewandowski. Esta dupla marcou mais de metade dos golos com este selecionador (46 de 89). E o número de assistências (14) reforça a importância de Grosicki na equipa. A capacidade de aceleração e velocidade são os principais atributos, e Nawalka começou a dar-lhe trabalho físico adicional três vezes por semana. «Tudo o que faço é a pensar no Mundial. Mudei a minha dieta e coloquei a cabeça em ordem. Nada nem ninguém vai tirar-me o foco. Até a festa do 30º aniversário vai ter de esperar para quando voltar da Rússia», afirmou. Para além da velocidade que dá ao jogo, Grosicki também tem uma forma diferente de olhar para o jogo, e arrisca aquilo que os outros receiam.

12
Bartosz Bialkowski

Bartosz Białkowski

Data Nascimento: 6 julho 1987

Posição: Guarda-redes

Clube: Ipswich Town (Inglaterra)

Internacionalizações: 1*

Os adeptos ingleses conhecem-no bem, mas na Polónia o seu nome já foi algo esquecido. Deixou o país ainda antes do 18º aniversário, e jogou no Southampton, Ipswich, Barnsley e Notts County, antes de voltar ao Ipswich. Tem mais de 250 jogos acumulados no futebol inglês, entre Championship e League One. Estreou-se pela seleção em março, no particular com a Nigéria, e sofreu um penálti de Victor Moses. Na duas últimas temporadas foi eleito o Jogador do Ano pelos adeptos do Ipswich, e para breve pode estar uma transferência para a Premier League.

13
Maciej Rybus

Maciej Rybus

Data Nascimento: 19 agosto 1989

Posição: Lateral / Médio Esquerdo

Clube: Lokomotiv Moscovo (Rússia)

Internacionalizações/Golos: 49/2*

Falhou o Euro2016 por causa de uma lesão no ombro, e era um forte candidato à titularidade. Foi um dos vários jogadores polacos que mudou de clube nesse verão, mas a transferência do Terek Grozny para o Lyon não correu como pretendido. Um ano depois voltou à Rússia para jogar no Lokomotiv, e em Moscovo sente-se em casa.

14
Teodorczyk

Lukasz Teodorczyk

Data Nascimento: 3 junho 1991

Posição: Avançado

Clube: Anderlecht (Bélgica)

Internacionalizações/Golos: 15/4*

O «bad boy»da seleção, com uma personalidade difícil e que odeia 99 por cento dos jornalistas. Já se meteu em problemas várias vezes: levantou o dedo do meio para os adeptos do Club Brugge, usou linguagem imprópria diante dos jornalistas, pontapeou um adversário e deu uma cabeçada na porta do balneário. Tirando isto é um avançado talentoso, alto, forte, rápido e bom no jogo aéreo, mas também com algumas limitações técnicas.

15
Kamil Glik

Kamil Glik

Data Nascimento: 3 fevereiro 1988

Posição: Defesa Central

Clube: Mónaco (França)

Internacionalizações/Golos: 58/4*

O coração e a alma da defesa polaca, um dos centrais mais fiáveis da Liga francesa. Glik tem uma carreira invulgar. Aos 19 anos deixou a Polónia para jogar no Real Madrid C, na quarta divisão espanhola. Um ano depois voltou para jogar no Piast Gliwice, equipa que foi despromovida da Liga polaca em 2010, e acabou recrutado pelo Palermo. Foi emprestado ao Bari, da Serie B, e despertou a atenção do Torino. Tornou-se um líder no emblema de Turim, a ponto de ser o primeiro estrangeiro a envergar a braçadeira de capitão. Após o sucesso no Euro2016 mudou-se para o Mónaco, clube pelo qual se sagrou campeão francês na época seguinte. É insubstituível na seleção polaca.

16
Blaszczykowski

"Kuba" Blaszczykowski

Data Nascimento: 14 dezembro 1985

Posição: Extremo

Clube: Wolfsburgo (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 97/19*

O “Rocky Balboa» do futebol polaco. A caminhada para o Mundial esteve cheia de armadilhas e muros que teve de ultrapassar. Em criança viu o pai assassinar a mãe e chegou a abandonar o futebol, até que o tio, o antigo internacional Jerzy Brzecezk, encorajou-o a voltar. Na última época esteve cinco meses sem jogar durante cinco meses sem jogar devido a um problema nas costas que os médios não conseguiam diagnosticar. “Kuba” sentia dores em todo o lado direito do corpo, e os médicos até chegaram a pensar operar-lhe a mão desse lado. O jogador recusou e começou a trabalhar com um preparador físico que o ensinou a «correr apropriadamente» num ginásio construído por cima de um talho. Adorado pelos adeptos, “Kuba» pode voltar a ser uma arma importante para a Polónia, com a sua experiência e técnica.

17
Slawomir Peszko

Slawomir Peszko

Data Nascimento: 19 fevereiro 1985

Posição: Extremo

Clube: Lechia

Internacionalizações/Golos: 43/2*

Tem um papel secundário na seleção, mas Nawalka considera-o bastante útil, tendo em conta a sua velocidade e espírito de luta. É daqueles extremos dinâmicos que pode fazer a diferença nos instantes finais dos jogos. Por vezes demasiado agressivo, vê cartões amarelos com enorme facilidade. Falhou o Euro2012 por ter provocado uma altercação dentro de um táxi, sob o efeito de álcool.

18
Bartosz Bereszynski

Bartosz Bereszyński

Data Nascimento: 12 julho 1992

Posição: Lateral Direito

Clube: Sampdoria (Itália)

Internacionalizações/Golos: 6/0*

Fez as manchetes dos jornais polacos em janeiro de 2013, ao trocar o Lech Poznan, clube de infância, pelo maior rival, o Legia Varsóvia. O próprio pai, Przemislaw, jogou oito anos no Lech, clube pelo qual ganhou três títulos, o que deu uma dimensão ainda mais polémica à mudança de Bartosz. Em Varsóvia passou definitivamente de avançado para lateral direito, tornando-se um dos melhores jogadores da Ekstraklasa nesta posição. Joga agora na Sampdoria, com os compatriotas Karol Linetty e Dawid Kownacki. Pode alinhar também como lateral esquerdo, e pode até ser o titular nessa posição, uma vez que o lado direito está entregue a Piszczek.

19
Zielinski

Piotr Zielinski

Data Nascimento: 20 maio 1994

Posição: Médio

Clube: Nápoles (Itália)

Internacionalizações/Golos: 31/4*

O miúdo-maravilha do futebol polaco, apelidado de “novo Kevin de Bruyne” pelo seu treinador no Nápoles, Maurizio Sarri. Faz passes extraordinários, pensa mais rápido do que os outros e tem um remate potente e preciso de fora da área, como mostrou no particular com a Coreia do Sul, ao garantir a vitória em período de compensação. Começa a corresponder às elevadas expectativas e pode vir a ser verdadeiramente brilhante. No Euro2016 teve uma oportunidade a titular frente à Ucrânia mas saiu na segunda parte e chorou no balneário. Agora tem atraído a atenção dos principais emblemas europeus, e Jurgen Klopp há muito que o tem debaixo de olho e já esteve perto de o levar para o Liverpool. Zielinski pode assumir-se como uma das estrelas mais brilhantes da Polónia. O talento está lá, só precisa de maior crença nas suas capacidades.

20
Lukasz Piszczek

Łukasz Piszczek

Data Nascimento: 3 junho 1985

Posição: Lateral Direito

Clube: Borussia Dortmund (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 61/3*

Um grande jogador com um grande carácter. É um dos jogadores polacos mais conhecidos a nível mundial, graças aos feitos com o Borussia Dortmund. Começou como avançado, passou para extremo no Hertha e depois tornou-se lateral, o que se provou ser uma excelente decisão. É o único resistente do trio polaco que fazia parte da equipa do Dortmund que, sob o comando de Jurgen Klopp, conquistou a Bundesliga em 2011 e 2012 (os outros eram Kuba Blaszczykowski e Robert Lewandowski). Piszczek é um lateral equilibrado, forte defensivamente e capaz de ajudar a equipa no ataque. Em março renovou com o Dortmund, onde deve terminar a carreira…profissional. Isto porque já prometeu ainda voltar ao LKS Goczałkowice Zdrój, clube de infância, agora na quinta divisão. Piszczek até gere a conta de Facebook do clube nos tempos livres.

21
Rafal Kurzawa (Facebook Górnik Zabreze)

Rafal Kurzawa

Data Nascimento: 29 janeiro 1993

Posição: Extremo Esquerdo

Clube: Gornik

Internacionalizações/Golos: 3/0*

Não é exagero dizer que tem uma perna esquerdo mortífera, com cerca de duas dezenas de assistências esta época. Qualquer livre ou canto é uma ameaça. O selecionador polaco gosta de ter alguns jogadores para missões especiais, com papéis específicos, e Kurzawa pode entrar a cinco minutos do fim apenas para servir um golo. Tanto pode jogar como extremo ou a fazer todo o corredor em 3x5x2, esquema que a Polónia tem testado intensamente como alternativa.

22
Lukasz Fabianski

Łukasz Fabiański

Data Nascimento: 18 abril 1985

Posição: Guarda-redes

Clube: Swansea (Gales)

Internacionalizações: 43*

«Rejeitado pelo Arsenal!», é o cântico que Fabianski diz ouvir frequentemente quando está na baliza no Swansea. Mas isso não o parece perturbar. O antigo guarda-redes do Legia mudou-se para o País de Gales em 2014, e desde então só falhou três jogos da Premier League. Compete com Szczesny pela baliza polaca, e é difícil dizer quem parte em vantagem. Nawalka confia em ambos, e por isso aposta por vezes na rotatividade, o que Fabianski entende, revelando enorme carácter. No Euro2016 destacou-se particularmente com a exibição frente à Suíça, nos oitavos de final.

23
Dawid Kownacki

Dawid Kownacki

Data Nascimento: 14 março 1997

Posição: Avançado

Clube: Sampdoria (Itália)

Internacionalizações/Golos: 1/0*

Um dos jovens mais promissores do futebol polaco. Estreou-se pela seleção em março, na derrota em particular com a Nigéria. Formado no Lech Poznan, chegou à Liga polaca com apenas 17 anos. Na época seguinte foi opção regular na caminhada para o título. Longe de ser tímido, Kownacki chegou a apostar com seguidores no “twitter” que dava uma determinada verba para caridade se não marcasse pelo menos dez golos após a pausa de inverno. Na Serie A desde o verão passado, aos poucos vai construindo a sua reputação, ao mesmo tempo que conserva o estatuto de capitão da seleção sub-21.

* dados a 14 de maio

Textos originais de Tomasz Wlodarczyk e Michal Gutka (Przegląd Sportowy)

Maisfutebol
Polónia 4 jun 2018, 13:12
Tunísia 4 jun 2018, 13:09
Panamá 4 jun 2018, 13:06
Bélgica 4 jun 2018, 13:03
Alemanha 4 jun 2018, 13:01
Dinamarca 4 jun 2018, 12:52
Rússia 4 jun 2018, 12:49
Nigéria 3 jun 2018, 19:13
Japão 1 jun 2018, 11:49
Suíça 31 mai 2018, 16:52
Colômbia 30 mai 2018, 23:32
Coreia do Sul 29 mai 2018, 23:00
Senegal 29 mai 2018, 22:48
Suécia 28 mai 2018, 13:41
Croácia 26 mai 2018, 23:28
Argentina 25 mai 2018, 12:00
Peru 24 mai 2018, 16:47
Brasil 24 mai 2018, 11:28
Uruguai 23 mai 2018, 16:51
França 23 mai 2018, 11:36
Marrocos 22 mai 2018, 23:27
Arábia Saudita 22 mai 2018, 11:05
México 18 mai 2018, 22:26
Portugal 16 mai 2018, 22:57
Costa Rica 15 mai 2018, 21:24
Islândia 14 mai 2018, 21:04
Espanha 14 mai 2018, 02:00
Egito 13 mai 2018, 22:43
Austrália 13 mai 2018, 21:37
Irão 9 mai 2018, 16:01
Inglaterra 4 mai 2018, 13:09
Sérvia 24 abr 2018, 10:47