Maisfutebol

Portugal

1
Rui Patrício (Reuters)

Rui Patrício

Data Nascimento: 15 fevereiro 1988

Posição: Guarda-redes

Clube: Sporting

Internacionalizações: 68*

Titular do Sporting desde 2007, está perto de bater o recorde de jogos pelo clube. Na Seleção é o dono da baliza desde 2011, e parece melhor a cada ano que passa. O Euro2016 colocou-o entre os melhores guarda-redes do continente, e uma defesa na final até mereceu uma estátua em Leiria. Ainda antes do Mundial avançou para a rescisão com o Sporting, alegando justa causa.

2
Bruno Alves (Reuters)

Bruno Alves

Data Nascimento: 27 novembro 1981

Posição: Defesa Central

Clube: Glasgow Rangers (Escócia)

Internacionalizações/Golos: 95/11*

Pedro Caixinha recrutou-o para o histórico emblema escocês mas foi despedido logo em outubro. Bruno Alves teve problemas com lesões ao longo da época, incluindo uma paragem de dois meses, mas Fernando Santos continua a valorizar a sua experiência, até porque não abundam alternativas.

3
Pepe (Reuters)

Pepe

Data Nascimento: 26 fevereiro 1983

Posição: Defesa Central

Clube: Besiktas (Turquia)

Internacionalizações/Golos: 92/5*

Assinou pelo Besiktas logo após a Taça das Confederações e foi apresentado de forma caricata, através de um vídeo em que Ricardo Quaresma aparece ao telefone a desafiar o central a juntar-se ao emblema turco. Pepe já tem 35 anos de idade, mas continua a ser o líder da defesa portuguesa, e a dúvida para o Mundial não está no seu lugar, mas sim quem joga a seu lado. Pode chegar à centésima internacionalização no Mundial.

4
Manuel Fernandes (Reuters)

Manuel Fernandes

Data Nascimento: 5 fevereiro 1986

Posição: Médio

Clube: Lokomotiv Moscovo (Rússia)

Internacionalizações/Golos: 12/3*

Não participou na qualificação mas voltou à Seleção em novembro, após cinco anos de ausência, ainda a tempo de garantir a presença no Mundial da Rússia, país onde vive há quatro anos e no qual se sagrou campeão agora. Protagonizou alguns casos disciplinares ao longo da carreira, mas aos 32 anos garante que está mais maduro. Mas isso não lhe retirou frontalidade, como se viu em março, no jogo de preparação com a Holanda de Ronald Koeman, com quem teve problemas no Benfica e no Valência. «Se tive oportunidade de falar com ele? Não, mas também não tinha nenhuma razão para o fazer.»

5
Raphael Guerreiro (Reuters)

Raphael Guerreiro

Data Nascimento: 22 dezembro 1993

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Borussia Dortmund (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 21/2*

Nascido em França, o esquerdino começou a jogar futebol em Blanc-Mesnil, localidade a escassos quilómetros do Stade de France, onde se tornou campeão europeu em 2016. Jogador do Borussia Dortmund desde então, Raphael foi umas vítimas do atentado à bomba ao autocarro do emblema alemão, em abril de 2017. Teve vários problemas físicos ao longo dos últimos meses, que colocaram a sua presença no Mundial em dúvida, mas entra na lista final como favorito à titularidade no lado esquerdo da defesa.

6
José Fonte (Reuters)

José Fonte

Data Nascimento: 22 dezembro 1983

Posição: Defesa Central

Clube: Dalian Yifang (China)

Internacionalizações/Golos: 28/0*

Dispensado por Fernando Santos no Sporting e no Benfica, ironicamente foi com este técnico que festejou o título europeu. Conseguiu a primeira internacionalização já com 30 anos, mas ainda a tempo de fazer parte do momento mais brilhante da história do futebol português. Em janeiro de 2017 trocou a braçadeira do Southampton pelo West Ham, mas não foi tão feliz na capital inglesa e um ano depois mudou-se para a China, a pensar no Mundial.

7
Cristiano Ronaldo (Reuters)

Cristiano Ronaldo

Data Nascimento: 5 fevereiro 1985

Posição: Avançado

Clube: Real Madrid (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 149/81*

«De um para quatro filhos em três meses... também é um recorde.» Cristiano Ronaldo brincou quando recebeu o prémio de jogador português do ano em 2017, mas a verdade é que ele não tem limites. E ainda brinda o mundo com momentos que valem mais que qualquer prémio ou recorde, como quando recebeu uma ovação dos adeptos da Juventus depois de um incrível golo de bicicleta em Turim, depois bateu com toda a tranquilidade um penálti de pressão máxima no Bernabéu para colocar o Real Madrid na meia-final da Liga dos Campeões. Nos últimos anos, a sua condição física quase perfeita ajudou-o a manter a forma no final da época, o que tem sido decisivo para atingir muitos títulos com o Real Madrid e com Portugal e pode também fazer a diferença na Rússia. Aos 33 anos este pode ser o seu último Mundial. Mas é Cristiano Ronaldo... portanto, quem sabe?

8
João Moutinho (Reuters)

João Moutinho

Data Nascimento: 8 setembro 1986

Posição: Médio

Clube: Mónaco (França)

Internacionalizações/Golos: 107/7*

«Ei! Ei! Anda bater! Anda que bates bem. Se perdermos, que se lixe». As palavras do capitão Cristiano Ronaldo para Moutinho, antes do desempate por penáltis dos quartos de final do Euro2016, com a Polónia, ainda hoje são recordadas. Moutinho converteu o penálti e Portugal prosseguiu a caminhada para o título europeu.

9
André Silva (Reuters)

André Silva

Data Nascimento: 6 novembro 1995

Posição: Avançado

Clube: AC Milan (Itália)

Internacionalizações/Golos: 20/11*

Não tem sido fácil para Portugal produzir bons pontas de lança, por isso André Silva foi uma nova opção para Fernando Santos muito saudada. O selecionador estava a considerar convocá-lo para o Euro 2016, mas decidiu levar Éder, que acabou por marcar o golo da vitória na final. André Silva estreou-se logo a seguir ao Europeu e tornou-se o companheiro de Ronaldo na frente, marcando nove golos no apuramento. O FC Porto pagou 1000 euros para o contratar ao Salgueiros e acabaria por o vender por 38 milhões de euros, há um ano. No entanto, André teve dificuldades na adaptação à camisola 9 do Milan.

10
João Mário (Reuters)

João Mário

Data Nascimento: 19 janeiro 1993

Posição: Médio

Club: West Ham (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 33/1*

Começou a jogar pelo FC Porto, mas depois da separação dos seus pais mudou-se para Lisboa com a mãe e foi para o Sporting. Tornou-se a transferência mais cara da história do clube depois do Euro 2016, quando o Inter pagou 40 milhões de euros pela sua contratação, mas teve dificuldades em adaptar-se e esta época foi cedido ao West Ham em janeiro.

11
Bernardo Silva (Reuters)

Bernardo Silva

Data Nascimento: 10 agosto 1994

Posição: Avançado

Clube: Manchester City (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 22/2*

Bernardo Silva passou 12 anos no Benfica, mas foi durante parte do tempo desvalorizado por causa da sua baixa estatura. O seu talento só começou a levar a melhor sobre o físico aos 18 anos. Tinha feito apenas três jogos na equipa principal, com Jorge Jesus a treiná-lo como lateral-esquerdo, quando Leonardo Jardim o contratou para o Mónaco por 15 milhões de euros. Ficou no Principado três épocas, na última das quais se sagrou campeão francês, antes de sair para o Manchester City por 50 milhões de euros. Falhou o Euro 2016 por lesão, mas pode ser agora um jogador chave na Rússia, depois de uma época de sucesso com Pep Guardiola.

12
Anthony Lopes (Reuters)

Anthony Lopes

Data Nascimento: 1 outubro 1990

Posição: Guarda-redes

Clube: Lyon (França)

Internacionalizações: 6*

Nascido em França mas filho de portugueses, está no Lyon desde os nove anos de idade. Escolheu representar Portugal e não a França, mas entra na lista para o Mundial com apenas seis internacionalizações, tendo em conta o estatuto que Rui Patrício não larga. Falhou a Taça das Confederações por «razões pessoais», mas agora está de volta para uma grande competição. Isto depois de uma época atribulada no Lyon: foi agredido por um adepto do Everton com o filho ao colo, suspenso por agressão a um técnico do Marselha à entrada do túnel e ainda protagonizou um choque aparatoso com Mbappé, que obrigou o jogador francês a sair de maca.

13
Rúben Dias (Miguel Lopes/Lusa)

Rúben Dias

Data Nascimento: 14 maio 1997

Posição: Defesa Central

Clube: Benfica

Internacionalizações/Golos: 0/0*

Jogador do Benfica desde 2008, foi promovido à equipa principal esta época e, com apenas 20 anos, conquistou a titularidade. Tratado como «guarda-costas» por alguns colegas, estreou-se em convocatórias da Seleção no passado mês de março, mas acabou dispensado por lesão. Ainda assim Fernando Santos decidiu inclui-lo na lista para o Mundial.

14
William Carvalho (Reuters)

William Carvalho

Data Nascimento: 7 abril 1992

Posição: Médio Defensivo

Clube: Sporting

Internacionalizações/Golos: 40/2*

Conhecido em Alvalade como «Sir William», o médio destaca-se pela forma calma mas imponente com que domina a sua zona do terreno. Perante a ausência de Danilo, por lesão, tem as portas da titularidade escancaradas.

15
Seleção

Ricardo Pereira

Data Nascimento: 6 outubro 1993

Posição: Lateral

Clube: FC Porto

Internacionalizações/Golos: 3/0*

Saiu do FC Porto para duas épocas de empréstimo ao Nice e cresceu em França. Na última dessas temporadas cruzou-se com Sérgio Conceição, então treinador do Nantes, que o chamou de volta quando assumiu o FC Porto no início desta temporada. Foi campeão nacional, com 43 jogos pelo clube numa época que confirmou a sua qualidade e também a capacidade para jogar nas laterais ou para ser utilizado mais à frente, nas alas. Na hora de escolher, Fernando Santos optou por essa polivalência e Ricardo acabou por ganhar um lugar na lista final. Ainda do torneio assinou contrato com o Leicester.

16
Bruno Fernandes (José Sena Goulão/Lusa)

Bruno Fernandes

Data Nascimento: 8 setembro 1994

Posição: Médio

Clube: Sporting

Internacionalizações/Golos: 4/0

Pretendido pelo FC Porto aos 7 anos de idade, optou pelo Boavista porque o emblema «axadrezado» tinha uma carrinha para apanhar os jogadores, e o pai de Bruno não tinha carta de condução. Aos 18 anos foi para a Itália, para o Novara, que estava na Serie B, mas um ano depois foi contratado pela Udinese e depois ainda jogou na Sampdória. O futebol italiano deu-me enorme maturidade, e Bruno Fernandes mostrou isso mesmo no regresso a Portugal. Foi a principal figura do Sporting na última temporada e um dos jogadores mais influentes da Liga. Uma temporada fantástica, a justificar a chamada para o Mundial, apesar da concorrência apertada.

17
Gonçalo Guedes (Reuters)

Gonçalo Guedes

Data Nascimento: 29 November 1996

Posição: Avançado

Clube: Valência (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 7/1*

Nascido em Benavente, tinha apenas seis anos quando começou a jogar nas escolinhas do Benfica, o que obrigava o seu pai a conduzir 600km por semana. Catorze anos mais tarde, Guedes foi vendido ao Paris Saint-Germain por 30 milhões de euros, e celebrou com um jantar para o qual convidou a família e alguns amigos. Quando viu alguns jornalistas no exterior do restaurante, enviou-lhes gelados, apesar de estarmos em janeiro! Ao fim de apenas 13 jogos com o clube francês, foi emprestado ao Valência e fez uma excelente época, que lhe valeu um lugar no Mundial.

18
Gelson Martins (Reuters)

Gelson Martins

Data Nascimento: 11 maio 1995

Posição: Avançado

Clube: Sporting

Internacionalizações/Golos: 17/0*

Entra nos 23 de Fernando Santos no final de uma época que teve o momento marcante do festejo do golo ao minuto 92 frente ao Moreirense, quando tirou a camisola com a mensagem em crioulo para Ruben Semedo, preso dias antes em Espanha - «Cu bo ti fim de mundo», «Contigo até ao fim do mundo». Um gesto nobre de amizade, mas que resultou num amarelo e o tirou do clássico com o FC Porto, que o Sporting perderia. Chegou à seleção no pós Euro-2016 e, apesar da sua qualidade, ainda não é uma aposta indiscutível para o selecionador, que raramente opta também por um sistema com extremos clássicos.

19
Mário Rui (Lusa)

Mário Rui

Data Nascimento: 27 maio 1991

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Nápoles (Itália)

Internacionalizações/Golos: 1/0*

Jogou no Sporting dos 11 aos 17 anos, mas saiu devido a mau comportamento. Assinou depois pelo Valência, mas um ano e meio depois regressou a Portugal para representar o Benfica. Nunca chegou a jogar pela equipa principal das «águias» e foi à procura de reconhecimento em Itália. Jogou três anos na Serie B, o último dos quais no Empoli, onde conheceu Maurizio Sarri. Foi depois contratado pela Roma, mas Sarri fez questão de levá-lo para o Nápoles, onde foi titular na segunda metade da época.

20
Ricardo Quaresma (Reuters)

Ricardo Quaresma

Data Nascimento: 26 setembro 1983

Posição: Avançado

Clube: Besiktas (Turquia)

Internacionalizações/Golos: 74/9*

Entre o seu regresso à seleção, em 2014, e o anúncio dos 23 para o Mundial, Quaresma jogou 39 jogos por Portugal, nos quais marcou seis golos e fez 13 assistências, sete das quais para o seu bom amigo Cristiano Ronaldo. Quaresma é um ótimo parceiro para o capitão e uma arma secreta temível, uma vez que fez nove das assistências (bem como dois golos) depois de sair do banco. Um talento raro, com marca registada: a trivela, o remate com a parte de fora do pé direito.

21
Cédric Soares (Reuters)

Cédric

Data Nascimento: 31 agosto 1991

Posição: Lateral Direito

Clube: Southampton (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 26/1*

Os colegas dizem que passa demasiado tempo à frente do espelho, com o secador e a laca. Cédric gosta de ter um penteado firme, tão firme quanto as suas exibições na seleção, que lhe têm permitido manter o lugar apesar da concorrência de peso.

22
Beto Pimparel (Reuters)

Beto Pimparel

Data Nascimento: 1 maio 1982

Posição: Guarda-redes

Clube: Goztepe (Turquia)

Internacionalizações: 13*

Depois de ter cumprido o sonho de jogar pela equipa principal do Sporting, em homenagem ao pai, o guarda-redes foi à procura de maior regularidade competitiva na Turquia, garantindo a presença no Mundial com uma temporada bem positiva.

23
Adrien Silva (Reuters)

Adrien

Data Nascimento: 15 março 1989

Posição: Médio

Clube: Leicester (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 21/1*

Após quinze anos no Sporting foi vendido ao Leicester no verão de 2017, mas a transferência foi registada catorze segundos após o final do prazo e a FIFA rejeitou a inscrição. Adrien teve de esperar até janeiro para jogar pela equipa inglesa - ironicamente com o número 14 nas costas -, mas ainda foi a tempo de conservar o lugar nas opções de Fernando Santos.

* dados até 14 de maio

Maisfutebol
Polónia 4 jun 2018, 13:12
Tunísia 4 jun 2018, 13:09
Panamá 4 jun 2018, 13:06
Bélgica 4 jun 2018, 13:03
Alemanha 4 jun 2018, 13:01
Dinamarca 4 jun 2018, 12:52
Rússia 4 jun 2018, 12:49
Nigéria 3 jun 2018, 19:13
Japão 1 jun 2018, 11:49
Suíça 31 mai 2018, 16:52
Colômbia 30 mai 2018, 23:32
Coreia do Sul 29 mai 2018, 23:00
Senegal 29 mai 2018, 22:48
Suécia 28 mai 2018, 13:41
Croácia 26 mai 2018, 23:28
Argentina 25 mai 2018, 12:00
Peru 24 mai 2018, 16:47
Brasil 24 mai 2018, 11:28
Uruguai 23 mai 2018, 16:51
França 23 mai 2018, 11:36
Marrocos 22 mai 2018, 23:27
Arábia Saudita 22 mai 2018, 11:05
México 18 mai 2018, 22:26
Portugal 16 mai 2018, 22:57
Costa Rica 15 mai 2018, 21:24
Islândia 14 mai 2018, 21:04
Espanha 14 mai 2018, 02:00
Egito 13 mai 2018, 22:43
Austrália 13 mai 2018, 21:37
Irão 9 mai 2018, 16:01
Inglaterra 4 mai 2018, 13:09
Sérvia 24 abr 2018, 10:47