Maisfutebol

Sérvia

1
Stojkovic (Reuters)

Vladimir Stojkovic

Data Nascimento: 28 julho 1983

Posição: Guarda-redes

Clube: Partizan

Internacionalizações: 79*

O antigo guarda-redes do Sporting é uma figura que divide opiniões na Sérvia. Formado no Estrela Vermelha, assinou pelo Partizan depois de alguns anos no estrangeiro (incluindo a passagem por Portugal). Por esse motivo consegue ser o jogador mais adorado e odiado do país. «Nem por todo o dinheiro do mundo assinava pelo Partizan. Quando odeias algo é assim tão simples», disse em 2010, antes de mudar de ideias e espetar uma faca no coração dos adeptos do Estrela Vermelha. Stojkovic tem mais de 70 jogos pela Sérvia, incluindo duas presenças em Mundiais (2006 e 2010). É o segundo jogador com mais internacionalizações na lista de Mladen Krstajic, e favorito para nº1 na Rússia. Beijar a bola após cada defesa tornou-se a sua imagem de marca, mas os adeptos sérvios conhecem-no sobretudo pelo que fez no primeiro «Dérbi Eterno» disputado com a camisola do Partizan, quando correu na direção dos adeptos e mostrou uma camisola que dizia: «Perdoem o meu passado feio». Eles perdoaram.

2
Rukavina (Reuters)

Antonio Rukavina

Data Nascimento: 26 janeiro 1984

Posição: Lateral Direito

Clube: Villarreal (Espanha)

Internacionalizações/Golos: 45/0*

Internacional desde 2007, o experiente lateral direito tem sido tão consistente nos últimos anos que foi associado ao Barcelona em 2016. A transferência não avançou, mas Rukavina continuou a jogar bem pelo Villarreal e convenceu o antigo selecionador, Slavoljub Muslin, a dar-lhe a titularidade. Muitas vezes acusado (injustamente) de ser um lateral conservador, Rukavina teve participação elevada no apuramento da Sérvia, ao disputar nove encontros. O veloz lateral pode chegar ao Mundial como suplente, no entanto, pois o novo selecionador, Mladen Krstajić, parece inclinado a utilizar Dusan Basta (Lazio). Mas Rukavina vai dar luta, certamente.

3
Dusko Tosic (Reuters)

Duško Tošić

Data Nascimento: 19 janeiro 1985

Posição: Defesa Central

Clube: Besiktas (Turquia)

Internacionalizações/Golos: 22/1*

Muito viajado, o internacional sérvio é a prova de que o trabalho árduo compensa. Teve passagens discretas pelo Portsmouth e Queens Park Rangers, por exemplo, mas o sólido central recuperou de todos os contratempos e em 2016/17 até foi o Defesa do Ano na Liga turca, após ajudar o Besiktas a conquistar o título. Embora continua a ser algo subvalorizado, Tosic foi um dos defesas sérvios mais fiáveis no último ano, pelo que pode assumir um papel importante no Mundial. É casado com Jelena Karleusa, uma das maiores estrelas pop da Sérvia.

4
Luka Milivojević (Reuters)

Luka Milivojević

Data Nascimento: 7 abril 1991

Posição: Médio

Clube: Crystal Palace (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 26/1*

Quando era jogador do Olympiakos decidiu provocar os adeptos do Dinamo Zagreb após um jogo entre as duas equipas, para a Liga dos Campeões, ao aparecer na zona mista com um boné do Estrela Vermelha, clube que representou. Mas na verdade o agora jogador do Crystal Palace é muito calmo e pacífico, e tal como outros colegas de seleção gosta de ajudar a sua comunidade natal. Milivojević pretende voltar à Sérvia quando encerrar a carreira e já tem planos para abrir uma academia na sua terra natal, Kragujevac. No início do ano falou ao «Times» da forma como cresceu com os efeitos da guerra na região: «Lembro-me de ficar duas horas na fila para comprar pão e depois outra fila para o óleo. Tinha seis ou sete anos, juro. Isso ensina-te a respeitar muita coisa. Respeito a vida e o dinheiro, assim como a família, claro». Milivojević também revelou que o pai costumava ganhar-lhe quando jogavam futebol, com o intuito de moldar o seu carácter. A estratégia resultou e são muito próximos.

5
Uros Spajic (Reuters)

Uros Spajic

Data Nascimento: 13 fevereiro 1993

Posição: Defesa Central

Clube: Anderlecht

Internacionalizações/Golos: 5/0*

Mladen Krstajic convocou Spajic para a lista provisória da Sérvia um dia depois de ele ter deixado o Anderlecht para assinar pelo Krasnodar por um valor estimado de 7 milhões de euros – portanto ele já vai saber mexer-se por lá. O jogador de 25 anos estava na Bélgica desde o verão de 2016 e fez 75 jogos pelo Anderlecht, vencendo o título de campeão em 2016/17. Face aos problemas físicos de Matija Nastasic, que ficou de fora, Spajic pode ver-se em ação neste verão.

6
Ivanovic (Reuters)

Branislav Ivanović

Data Nascimento: 22 fevereiro 1984

Posição: Lateral Direito/Defesa Central

Clube: Zenit (Rússia)

Internacionalizações/Golos: 102/2*

«A chuteira do Ivanovic está cheia de sangue e devia ir direta para a academia do clube». Foi isso que José Mourinho disse em 2015, quando Ivanovic sofreu uma lesão no jogo com o Liverpool, para a Taça da Liga, mas continuou em campo. Forte fisicamente e tecnicamente versátil, Ivanovic adapta-se facilmente a qualquer posição na defesa e foi sempre uma inspiração para jovens. O comentário de Mourinho ilustra na perfeição a carreira de Ivanovic na seleção, que já teve sangue, suor e lágrimas. Não se pronunciou quando Krstajic tirou-lhe a braçadeira de capitão nos particulares de março, mostrando que é um líder, e luta com Dusko Tosic por um lugar. Integra a lista de jogadores que foram mordidos por Luis Suárez, mas dessa vez não houve sangue.

7
Zivkovic (Reuters)

Andrija Živković

Data Nascimento: 11 julho 1996

Posição: Médio Ofensivo/Extremo

Clube: Benfica (Portugal)

Internacionalizações/Golos: 9/0*

O mais jovem capitão da história do Partizan, Zivkovic deixou o clube em 2016, depois de ter recusado renovar contrato, o que motivou o seu afastamento da equipa. «Ele não vai voltar a ser chantageado e ameaçado. O Partizan está a inventar coisas, a falar do meu filho como se fosse propriedade deles, e não admitimos isso», escreveu o pai do jogador em carta aberta. Uma das figuras da seleção da Sérvia que conquistou o título mundial de sub-20, Zivkovic está no Benfica desde 2016 e tem crescido sob a orientação de Rui Vitória. Na última época o técnico pediu-lhe que assumisse um papel mais central e Zivkovic mostrou que é um jogador extremamente versátil.

8
Prijovic (Reuters)

Aleksandar Prijović

Data Nascimento: 21 abril 1990

Posição: Avançado

Clube: PAOK (Grécia)

Internacionalizações/Golos: 8/1*

Nascido em St. Gallen, de pais sérvios, Aleksandar Prijovic representou tanto a Suíça como a Sérvia nos escalões jovens, mas registou o seu nome na história do futebol sérvio ao apontar o golo que qualificou esta seleção para o Mundial2018. «Custa-me a respirar. É o golo mais importante da minha carreira. É com isto que sonhamos quando somos miúdos: marcar um golo pelo nosso país», disse o avançado após o jogo, enquanto exibia uma tatuagem de Ducham, o Poderoso, Rei da Sérvia entre 1331 e 1355.

9
Mitrovic (Reuters)

Aleksandar Mitrović

Data Nascimento: 16 setembro 1994

Posição: Avançado

Clube: Fulham (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 36/13*

O autodenominado «Balotelli sérvio» tem percorrido um longo caminho desde o atribulado começo no Partizan, quando os golos eram muitas vezes “abafados” pelo comportamento fora do campo. Mitrovic é a principal referência ofensiva da Sérvia. Uma marreta de ataque, um jogador de estilo audaz que conquistou o público inglês. Descartado por Rafa Benítez em janeiro, e inviabilizado o regresso ao Anderlecht, decidiu ligar ao compatriota Slavisa Jokanovic, treinador do Fulham, às 22 horas do último dia de mercado, para oferecer os seus serviços. A transferência foi um sucesso e Mitrovic até deu sinais de estar a controlar o temperamento. «Slavisa disse-me para não fazer coisas estúpidas. Ele diz que eu tenho de aplicar a minha paixão nos golos, e não em entradas malucas. Compreendo isso e concordo com ele», disse o avançado ao jornal «The Times».

10
Dusan Tadic (Reuters)

Dušan Tadić

Data Nascimento: 20 novembro 1988

Posição: Extremo

Clube: Southampton (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 51/12*

A principal força criativa da Sérvia. A estrela do Southampton teve participação direta em dez golos (marcou seis e assistiu quatro) da Sérvia na fase decisiva do apuramento, liderando a equipa nos triunfos sobre Israel, Moldávia e Áustria, assim como no empate a dois com a Irlanda. Elemento-chave com Slavoljub Muslin, a jogar numa posição central, atrás do ponta de lança, com Mladen Krstajic tem jogado na ala, de forma a permitir a inclusão de Sergej Milinkovic-Savic, mas nem por isso perdeu influência. Entrevistado pelo «Guardian» em 2014, falou da importância que o futebol tem no seu país. «Quando perdes um jogo na Sérvia como se alguém tivesse morrido», referiu.

11
Kolarov (Reuters)

Aleksandar Kolarov

Data Nascimento: 10 novembro 1985

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Roma (Itália)

Internacionalizações/Golos: 74/10*

O novo capitão da Sérvia está a ter uma «nova vida», tanto no clube como na seleção. Era de esperar que perdesse protagonismo com a mudança do Manchester City para a Roma, há um ano, mas a carreira de Kolarov ganhou novo vigor na capital italiana. Mladen Krstajic recompensou-o com a braçadeira de capitão, pelo que Kolarov vai liderar a Sérvia no Mundial – se as lesões o permitirem -, apesar de ter perdido três dos primeiros quatro jogos com a braçadeira. Dono de um pé esquerdo potente, irritou os adeptos da Lazio, clube que representou entre 2007 e 2010, ao assinar pela Roma. Isto depois de sete épocas e mais de 200 jogos com a camisola do Manchester City.

12
Rajkovic (Reuters)

Predrag Rajković

Data Nascimento: 31 outubro 1995

Posição: Guarda-redes

Clube: Maccabi Telavive (Israel)

Internacionalizações/Golos: 7/0*

O jovem guarda-redes do Maccabi Telavive tinha tendência para ganhar peso quando era chamado às seleções jovens. Em 2015, quando o Estrela Vermelha estava em conflito com a federação sérvia, Rajković desafiou o clube e juntou-se à seleção de sub-20 sem autorização. Fez as malas e rumou à Nova Zelândia para disputar o Mundial, mas a audácia foi recompensada: a Sérvia venceu a prova e Rajković ficou com o troféu de melhor guarda-redes.

13
Milos Veljkovic (Reuters)

Miloš Veljković

Data Nascimento: 26 setembro 1995

Posição: Defesa Central/Médio Defensivo

Clube: Werder Bremen (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 2/0*

Nascido em Basileia, foi internacional sub-16 pela Suíça, mas já como sénior decidiu representar a Sérvia, de forma a honrar o desejo dos pais. Contratado pelo Tottenham em 2013, estreou-se a 8 de abril de 2014 ao render Paulinho com 88 minutos jogados. O brasileiro está agora no Barcelona e o Veljkovic no Werder Bremen, mas a sua versatilidade e capacidade para jogar tanto na defesa como no meio-campo têm sido muito importantes para o emblema germânico. Membro da seleção de sub-20 que conquistou o título mundial na Nova Zelândia, ainda procura um lugar no onze de Krstajic.

14
Milan Rodic (Reuters)

Milan Rodic

Data Nascimento: 2 abril 1991

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Estrela Vermelha

Internacionalizações/Golos: 0/0*

Um dos jogadores ainda sem internacionalizações a quem foi dada a oportunidade de avançar depois de alguns dos rostos mais habituais terem ficado aquém das expectativas nos particulares antes do Mundial. Mladen Krstajic disse que fez os cortes na sua longa lista «com base na forma, caráter do jogador e disponibilidade» - e Rodic entrou. É um jogador que despontou tardiamente, aos 27 anos, mas está decididamente em alta, depois de ter assinado pelo Estrela Vermelha vindo da Rússia, do Krylia Sovetov, no ano passado.

15
Nikola Milenkovic (Reuters)

Nikola Milenkovic

Data Nascimento: 12 outubro 1997

Posição: Defesa Central

Clube: Fiorentina (Itália)

Internacionalizações/Golos: 0/0*

Outro talento emergente e uma surpresa na lista final de 23 de Mladen Krstajic. O defesa tem atraído muitas atenções desde 2016, quando brilhou no Partizan Belgrado e foi escolhido como um dos 30 maiores jovens talentos pela «Gazzetta dello Sport». Mudou-se para a Fiorentina no ano passado num negócio estimado em 5 milhões de euros, e ganhou lugar na Rússia depois de Krstajic ter perdido a paciência com opções mais instaladas. «Os egos tiveram de ficar para segundo plano», disse o selecionador, «para poder montar a melhor equipa possível».

16
Marko Grujic (Reuters)

Marko Grujić

Data Nascimento: 13 abril 1996

Posição: Médio

Clube: Cardiff City (Gales)

Internacionalizações/Golos: 3/0*

Faz notar a sua presença na zona central, dada a sua estatura (1,92m), mas não deixa de ser um médio esguio, que se sente confortável com a bola, difícil de desarmar. Não conseguiu convencer Jurgen Klopp a olhar para ele como uma opção regular no Liverpool, e por isso acabou cedido ao Cardiff em janeiro. Impressionou no emblema do Championship e Dejan Lovren até já apoiou o seu regresso a Anfield. Na Rússia terá a oportunidade de aprender com jogadores como Matic, Milivojevic e Milinkovic-Savic.

17
Kostic (Reuters)

Filip Kostić

Data Nascimento: 1 novembro 1992

Posição: Extremo

Clube: Hamburgo (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 21/2*

Corre como o vento e remata como um canhão. A partir do momento em que começou a jogar no clube da sua cidade, o Radnicki Kragujevac, em 2010, Kostic atraiu a atenção de clubes de toda a Europa. Anderlecht, Udinese e Tottenham estiveram interessados, mas acabou por assinar pelo Groningen. Foi um trampolim para o futebol alemão, uma vez que em 2014 assinou pelo Estugarda e dois anos depois mudou-se para o Hamburgo

18
Nemanja Radonjic (Reuters)

Nemanja Radonjic

Data Nascimento: 15 fevereiro 1996

Posição: Extremo

Clube: Estrela Vermelha

Internacionalizações/Golos: 2/0*

Mais um entusiasmante talento emergente, a quem foi dada uma oportunidade precoce de impressionar no palco mundial. O extremo de 22 anos do Estrela Vermelha estreou-se num particular com a Coreia do Sul em novembro e, quer consiga tempo de jogo na Rússia quer não, parece ter assegurado um futuro brilhante e uma grande transferência no futuro próximo. O Nápoles esteve entre os clubes que observaram o seu progresso esta época: se for dado como negociável, não lhe faltarão pretendentes. Depois da conquista do título pelo Estrela Vermelha em Março, ele agadeceu aos adeptos pelo seu apoio «esmagador»: «Foi a primeira vez que vivi algo assim.»

19
Luka Jovic (Reuters)

Luka Jović

Data Nascimento: 23 dezembro 1997

Posição: Avançado

Clube: Eintracht Frankfurt (Alemanha)

Internacionalizações/Golos: 0/0*

O talento era tanto que uma escola de futebol de Belgrado ofereceu 70 euros por jogo ao menino de Bjeljina. O pai levava-o a todos os treinos, e por vezes ficavam ambos a dormir no carro, à frente do estádio, evitando assim regressar a casa para voltar logo na manhã seguinte. Uma lesão afastou-o do Mundial de sub-20 que a Sérvia venceu, mas seis meses depois o «Radamel Falcao sérvio» assinou pelo Benfica. Na última época esteve emprestado ao Eintracht Frankfurt.

20
Milinkovic-Savic (Reuters)

Sergej Milinković-Savić

Data Nascimento: 27 fevereiro 1995

Posição: Médio

Clube: Lazio (Itália)

Internacionalizações/Golos: 2/0*

Temperamental mas com um talento magnífico, Milinkovic-Savic entrou em conflito com o selecionador Slavoljub Muslin e este acabou por perder o cargo. Isto diz tudo sobre a forma como a federação olha para o jogador. O «próximo Pogba» - como por vezes é apelidado – não entrava nos planos do selecionador e falhou toda a campanha de apuramento. «Podia ter sido trágico. Podíamos ter perdido o Sergej para sempre. Um dos maiores talentos do futebol mundial podia ter escolhido Montenegro, Espanha ou Itália. Podíamos ter perdido esse talento sem ter feito o nosso melhor para o manter», afirmou o empresário, Mateja Kezman. Apelidado «O Sargento» pelos adeptos da Lazio, Milinkovic-Savic fez uma temporada sensacional na Serie A, alimentando o interesse dos principais emblemas europeus. Em março o direitor desportivo do emblema italiano, Igli Tarem, disse mesmo que seria preciso pagar mais de 90 milhões de euros para contratar o jogador. Com uma capacidade técnica rara para a altura que tem (1,92m), Milinkovic-Savic combina força física com extraordinária habilidade, criatividade e faro para o golo. Campeão do mundo de sub-20 em 2015, está agora totalmente preparado para assumir um papel de relevo na seleção principal da Sérvia.

21
Nemanja Matic (Reuters)

Nemanja Matić

Data Nascimento: 1 agosto 1988

Posição: Médio

Clube: Manchester United (Inglaterra)

Internacionalizações/Golos: 38/2*

Figura imponente em campo, Matic é a âncora do Manchester United e principal pilar da seleção sérvia, pelo que a mudança de selecionador não colocou em causa o seu papel. A calma e tranquilidade que conserva, mesmo nos momentos de maior pressão são qualidades raras, e fazem com que seja muito respeitado. Matic é um verdadeiro herói em Vrelo, a sua terra natal. O antigo jogador do Benfica já pagou contas de supermercado, dívidas de jogo ou mesmo contas de eletricidade, mostrando-se sempre disponível para ajudar. Embora seja uma das maiores estrelas da Sérvia, Matic mantém os pés no chão, a ponto de ser possível encontrá-lo a cortar a relva da igreja quando vai visitar a família.

22
Adam Ljajic (Reuters)

Adem Ljajić

Data Nascimento: 29 setembro 1991

Posição: Médio Ofensivo

Clube: Torino (Itália)

Internacionalizações/Golos: 28/5*

Considerado um dos maiores talentos da sua geração quando apareceu no Partizan, esteve perto de assinar pelo Manchester United em 2010 mas nunca conseguiu lidar com as elevadas expectativas. Foi demasiadas vezes notícia pelos motivos errados. Em 2012 o então treinador da Fiorentina, Delio Rossi, tentou agredir Pjajic, alegando que este tinha insultado a sua família. De etnia bósnia e muçulmano, o médio chegou a ser afastado da seleção por Sinisa Mihajlovic, dado que recusava cantar o hino. A dupla ainda enterrou o machado de guerra mais tarde, quando se cruzaram no Torino, mas a paz durou pouco. No passado mês de dezembro o médio falhou o jogo com a Lazio, e no final Mihajlovic assumiu que não tinha sido por estar doente: «Espero uma atitude diferente, um exemplo positivo. Problemas de estômago? Não, ele ficou de fora por mau comportamento». Ljajic recebeu um voto de confiança no novo selecionador, no entanto, e espera-se que tenha um papel importante no Mundial.

23
Dmitrovic (Reuters)

Marko Dmitrović

Data Nascimento: 24 janeiro 1992

Posição: Guarda-redes

Clube: Eibar (Espanha)

Internacionalizações: 2*

Também formado no Estrela Vermelha, Dmitrović deixou o emblema de Belgrado em 2013, sem qualquer jogo disputado pela equipa principal. Pouco feliz nas passagens pelo Ujpest e Charlton, o guarda-redes de 26 anos joga agora no Eibar. Embora seja titular na formação espanhola deve ser terceira opção no Mundial. Pode facilmente ser confundido com um halterofilista, tendo em conta a sua envergadura física.

* Dados a 14 de maio

Textos originais de Milos Markovic (sportske.net)

Maisfutebol
Polónia 4 jun 2018, 13:12
Tunísia 4 jun 2018, 13:09
Panamá 4 jun 2018, 13:06
Bélgica 4 jun 2018, 13:03
Alemanha 4 jun 2018, 13:01
Dinamarca 4 jun 2018, 12:52
Rússia 4 jun 2018, 12:49
Nigéria 3 jun 2018, 19:13
Japão 1 jun 2018, 11:49
Suíça 31 mai 2018, 16:52
Colômbia 30 mai 2018, 23:32
Coreia do Sul 29 mai 2018, 23:00
Senegal 29 mai 2018, 22:48
Suécia 28 mai 2018, 13:41
Croácia 26 mai 2018, 23:28
Argentina 25 mai 2018, 12:00
Peru 24 mai 2018, 16:47
Brasil 24 mai 2018, 11:28
Uruguai 23 mai 2018, 16:51
França 23 mai 2018, 11:36
Marrocos 22 mai 2018, 23:27
Arábia Saudita 22 mai 2018, 11:05
México 18 mai 2018, 22:26
Portugal 16 mai 2018, 22:57
Costa Rica 15 mai 2018, 21:24
Islândia 14 mai 2018, 21:04
Espanha 14 mai 2018, 02:00
Egito 13 mai 2018, 22:43
Austrália 13 mai 2018, 21:37
Irão 9 mai 2018, 16:01
Inglaterra 4 mai 2018, 13:09
Sérvia 24 abr 2018, 10:47